Escola e profissão docente: uma reflexão em tempos de covid-19

Autores

  • Eliane Paganini da Silva Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Franciele Clara Peloso Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR.

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.465

Palavras-chave:

Profissão docente, Ensino remoto, Educação na pandemia, Infância.

Resumo

O artigo analisa o modelo escolar baseado em uma visão conteudista e como esse modelo aparece significado ou ressignificado frente a pandemia da Covid-19. Propõe-se uma análise do ensino remoto, da profissionalidade docente e da visibilidade da infância no processo educacional. A pesquisa é fruto de revisão bibliográfica e um estudo de caso com análise da prática docente no contexto de aula remoto. Sugere-se três aspectos primordiais para pensar a superação do modelo escolar tradicional: promoção de ambientes sócios morais; práticas cooperativas e promoção da aprendizagem; tomada de consciência da identidade profissional docente com vistas à superação da desprofissionalização docente.

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Biografia do Autor

Eliane Paganini da Silva, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (Unespar-Apucarana). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Marília), Mestre em Educação Escolar e Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Araraquara). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) e atua como chefe de Divisão de Apoio aos Cursos junto a Diretoria de Ensino da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) da Unespar. Possui pesquisas relacionadas as temáticas da Identidade do professor, desenvolvimento profissional docente, educação inclusiva e teoria piagetiana.

Franciele Clara Peloso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR.

Doutora em Educação pela UFSCar. Professora Adjunta do quadro docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR/UTFPR

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Publicado

2021-09-18

Como Citar

da Silva, E. P., & Peloso, F. C. (2021). Escola e profissão docente: uma reflexão em tempos de covid-19. Devir Educação, 409–429. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.465