Formação docente em ambientes virtuais: quando os professores de biologia aprendem à distância

Autores

  • Ercules Laurentino Diniz Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Giovanna Barroca de Moura Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Maria das Graças Baptista Universidade Federal da Paraíba-UFPB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.350

Palavras-chave:

Educação a distância; Formação de professores; Nativos Digitais.

Resumo

Tendo em vista o processo de expansão da educação a distância no campo da formação de professores, o presente artigo tem como objetivo principal investigar a concepção de estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal da Paraíba a respeito dos ambientes virtuais de aprendizagem no processo de formação docente. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco estudantes em formação, sendo as suas concepções analisadas sob o olhar da dialética materialista. Adotou-se esse referencial teórico-metodológico  a fim de que fosse possível analisar todas as contradições inerentes a tal formação,  a partir do qual,  foi possível perceber que, embora haja possibilidade de ocorrer aprendizagem a partir dos ambientes virtuais, este processo tem sido comprometido pela maneira que os cursos à distância têm sido desenvolvidos, seja por falta de adequação dos envolvidos no processo, seja, principalmente, pela política de corte de investimentos em educação adotada pelo governo brasileiro.

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Biografia do Autor

Ercules Laurentino Diniz, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba.  Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professor de biologia da rede Estadual de Ensino da Paraíba.

Giovanna Barroca de Moura, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba.Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria das Graças Baptista, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada de Psicologia da Educação do centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

2021-05-29

Como Citar

Laurentino Diniz, E., Barroca de Moura, G., & Baptista, M. das G. (2021). Formação docente em ambientes virtuais: quando os professores de biologia aprendem à distância. Devir Educação, 5(1), 95–111. https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.350

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo