Formação docente em ambientes virtuais: quando os professores de biologia aprendem à distância
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.350Palavras-chave:
Educação a distância; Formação de professores; Nativos Digitais.Resumo
Tendo em vista o processo de expansão da educação a distância no campo da formação de professores, o presente artigo tem como objetivo principal investigar a concepção de estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal da Paraíba a respeito dos ambientes virtuais de aprendizagem no processo de formação docente. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco estudantes em formação, sendo as suas concepções analisadas sob o olhar da dialética materialista. Adotou-se esse referencial teórico-metodológico a fim de que fosse possível analisar todas as contradições inerentes a tal formação, a partir do qual, foi possível perceber que, embora haja possibilidade de ocorrer aprendizagem a partir dos ambientes virtuais, este processo tem sido comprometido pela maneira que os cursos à distância têm sido desenvolvidos, seja por falta de adequação dos envolvidos no processo, seja, principalmente, pela política de corte de investimentos em educação adotada pelo governo brasileiro.
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