O problema do abandono de animais domésticos e a importância da educação cidadã em uma escola de Educação Básica de Timbó Grande, Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.318Palavras-chave:
Abandono de Animais; Educação Ambiental; Proteção AnimalResumo
O estudo demonstra que os animais domésticos são parte legítima da sociedade brasileira, pois quando se possui um animal doméstico, são assumidas certas responsabilidades como: alimentação adequada e cuidados médicos veterinários, o que, por vezes, é negligenciado pelos seus donos. Abandonar animais é caracterizado como uma forma de maus-tratos. O caminho percorrido neste trabalho foi o de apresentar por meio da Educação Ambiental, atividades na busca da promoção em uma escola de Educação Fundamental, de questões educacionais e ambientais correlatas ao abandono de animais por meio de oficinas temáticas, demonstrando, por exemplo, que esse abandono é muito amplo e com muitas consequências, tais como: superpopulação nas ruas, ataques de animais raivosos aos pedestres, ameaças à saúde pública, etc. Os estudantes envolvidos no estudo pertencem a uma escola de Educação Básica Estadual do município de Timbó Grande, Santa Catarina, sendo que participaram da pesquisa 20 alunos de uma turma de 6º ano da escola, com idades aproximadas de 11 e 12 anos. Os dados foram coletados por meio de um questionário. Os resultados buscaram desenvolver nos alunos da escola, um senso mais humanizado no que se refere à compreensão do trato e dos cuidados com os animais. Infelizmente, vê-se um grande desprezo e abandono dos animais domésticos na cidade estudada. Dessa maneira, criar uma forma diferenciada de compreensão da importância da vida desses animais, a fim de conscientizar os alunos de que todo ser vivo tem direito à vida e aos cuidados necessários.
Downloads
Referências
ANDRADE, Wilza de Fatima. Implantação do centro de controle de zoonoses: um espaço público para o resgate de animais abandonados. Colombo: Universidade Federal do Paraná, 2011.
BORTOLOTI, Renato; D’AGOSTINO, Renata Grotta. Ações pelo controle reprodutivo e posse responsável dos animais domésticos interpretadas à luz do conceito de metacontingência. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v.3, n.1, p.17-28, 2007.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente. Brasília: MEC, 1998.
______ . Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988.
CARVALHO, Adriana Beatriz de. Abandono e maus tratos de animais no contexto da Educação Ambiental: o uso do Facebook. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2013.
CASTELLANO, Maria, SORRENTINO, Marcos. Como ampliar o diálogo sobre abolicionismo animal: contribuições pelo caminho da educação e das políticas públicas. Revista Brasileira de Direito Animal – RBDA, Salvador, v.8, n.14, 2013.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2004.
DZIECIOL, Merjorie Eloise; BOSA, Cláudia Regina. O programa de guarda responsável de animais de Curitiba e sua aplicação no acantonamento ecológico. REMOA, v.4, n.4, p.877-886, 2011.
FRAGA, Lívia dos Santos. Controle de zoonoses: estudo sobre práticas educativas e o manejo voltado ao controle da população canina. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fiocruz, 2012.
GARCÍA-RODRIGUES, Alejo; PERACHO, Víctor; VILLALBÍ, Joan R.; BOUIS, Susana; DURÀN, Julia; GUIX, Joan. Avanços na gestão de um abrigo para animais de estimação. Gaceta Sanitaria, v. 22, n. 1, p. 76-78, 2008.
GÓES, Querina Ramos; BARBOSA, Beatriz Wardzinski; FLORES, Josiane Martins; NUNES, Rosângela Silva Gonçalves; WEBER, Mirla Andrade. Educação para a conscientização sobre animais domésticos e silvestres. Rev. Ciênc. Ext., v.14, n.2, p.114-127, 2018.
GUIMARÃES, Mauro. A Dimensão Ambiental na educação. Campinas: Papirus, 2005.
HOUAISS, Antonio. Mini Houaiss Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marjane Lisboa e Luiz Barros Montez, Rio de Janeiro: Contraponto. Ed. PUC-Rio, 2006.
MATTOS, Liziane Gonçalves de. A ajuda animalitária quando o outro é um animal: um estudo antropológico sobre sensibilidades e moralidades envolvidas no cuidado e proteção de animais abandonados a partir de Porto Alegre/RS. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVANO, D.; BENDAS, A. J. R.; MIRANDA, M. G. N.; PINHÃO, R.; MENDES-DE-ALMEIDA, F.; LABARTHE, N. V.; PAIVA, J. P. Divulgação dos princípios da guarda responsável: uma vertente possível no trabalho de pesquisa a campo. Revista Eletrônica Novo Enfoque, v.9, n.9, p.64-86, 2010.
SINGER, Peter. Ética Prática. Trad. Manuel Joaquim Vieira. Lisboa: Tipografia Lugo, 2012.
________ Libertação animal: o clássico definitivo sobre o movimento pelos direitos dos animais. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
SOTO, Francisco Rafael Martins. Eutanásia canina nos centros de controle de zoonoses. Arquivo de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, Umuarama, v.13, n.1, p.43-46, Jan./Jun., 2010.
SOUZA, Alinne Silva de. Direitos dos animais domésticos: análise comparativa dos estatutos de proteção. Rev. Direito Econ. Socioambiental, Curitiba, v.5, n.1, p.110-132, Jan./Jun., 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.