A EDUCAÇÃO NA IDADE MÍDIA

REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

  • Roselaine Ripa UDESC

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.130

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Escola Sem Partido, Semiformação.

Resumo

Esse trabalho tem o objetivo de apresentar alguns apontamentos, a partir dos pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, para discutir um dos movimentos que tem envolvido a educação brasileira nos últimos anos: o Escola Sem Partido. Visto inicialmente por muitos especialistas da educação como um movimento que não teria grandes repercussões, tornou-se atualmente uma temática urgente de discussão nos cursos de formação inicial e continuada de professores, bem como nos sistemas de ensino, ao verificar o número de adeptos aos projetos de lei protocolados em todo o país. Sendo assim, ao recuperar a concepção de educação em Adorno, pretende-se destacar alguns estudos que estão sendo realizados sobre a temática e denunciar como este movimento tem afetado a educação brasileira, trazendo mandamentos e deveres de forma imperativa aos docentes, determinando ações que efetivam uma educação “sem sentido”, opressora, que visa a manutenção da mercantilização dos processos formativos, a redução da formação à aquisição de habilidades e competências, a seleção de conteúdos para atender diretrizes de alguns grupos e a eliminação do pluralismo de ideais.

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Biografia do Autor

Roselaine Ripa, UDESC

Doutorado em Educação (2010), na área de Fundamentos da Educação, pela UFSCar. É especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD (2012), pela UFF. É professora adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, no Centro de Educação a Distância (CEAD), em Florianópolis -SC. Em maio de 2016 assumiu a Direção de Ensino de Graduação do CEAD. É líder do Grupo de Pesquisa "Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sul" (CNPQ/UDESC), atuando nos seguintes temas: educação a distância e trabalho docente, mídia e educação e tecnologias e indústria cultural.

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

Ripa, R. (2019). A EDUCAÇÃO NA IDADE MÍDIA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA SEM PARTIDO. Devir Educação, 3(1), 103–115. https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.130

Edição

Seção

Artigos