Práticas dialógicas na educação infantil: a intencionalidade pedagógica e a participação da criança da pré-escola em seu processo educativo

Autores

  • Karina Haua Barquete Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG
  • Juliana Cordeiro Soares Branco Universidade Estadual de Minas Gerais -UEMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1099

Palavras-chave:

Ensino, Escuta, Desenvolvimento, Diálogo, Participação

Resumo

Este artigo versa sobre estudos bibliográficos que retratam práticas dialógicas realizadas com intencionalidade pedagógica na pré-escola e envolvam participação ativa da criança no processo educativo. Para tanto, utiliza metodologia qualitativa por meio de revisão bibliográfica e documental. Foram examinados trabalhos publicados nos Anais da ANPEd que tratam da obrigatoriedade da matrícula, das práticas dialógicas e da participação infantil no processo educativo. Das análises, constatamos a presença de dispositivos legais que asseguram a igualdade de oportunidades no acesso e na permanência na escola, a obrigatoriedade da matrícula, a oferta de ensino de qualidade, bem como a relevância da intencionalidade educativa nas práticas voltadas à aprendizagem na educação infantil. Registramos entendimentos de que o diálogo é condição essencial na prática educativa e que discorrem sobre o direito à educação, a qualidade de ensino e a participação ativa da criança em seu percurso escolar. Concluímos que práticas pedagógicas retratadas exigem intencionalidade dos profissionais da pré-escola e podem proporcionar maior engajamento e desenvolvimento infantil, com vivências significativas e prazerosas. 

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Biografia do Autor

Karina Haua Barquete , Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

Possui formação em Direito e Pedagogia, e atua como professora de Educação Especial em Minas Gerais. Pós-graduação em Direito Público (2003), Educação Especial (2024) e Psicopedagogia (2025). É mestranda em Educação e Formação Humana na UEMG. Atualmente é Professora de Educação Especial e Inclusiva no Instituto Educacional Ouro Verde e na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Juliana Cordeiro Soares Branco, Universidade Estadual de Minas Gerais -UEMG

Pós-doutorado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

Barquete , K. H., & Branco, J. C. S. (2025). Práticas dialógicas na educação infantil: a intencionalidade pedagógica e a participação da criança da pré-escola em seu processo educativo. Devir Educação, 9(1), e-1099. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1099

Edição

Seção

Dossiê