Práticas dialógicas na educação infantil: a intencionalidade pedagógica e a participação da criança da pré-escola em seu processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1099Palavras-chave:
Ensino, Escuta, Desenvolvimento, Diálogo, ParticipaçãoResumo
Este artigo versa sobre estudos bibliográficos que retratam práticas dialógicas realizadas com intencionalidade pedagógica na pré-escola e envolvam participação ativa da criança no processo educativo. Para tanto, utiliza metodologia qualitativa por meio de revisão bibliográfica e documental. Foram examinados trabalhos publicados nos Anais da ANPEd que tratam da obrigatoriedade da matrícula, das práticas dialógicas e da participação infantil no processo educativo. Das análises, constatamos a presença de dispositivos legais que asseguram a igualdade de oportunidades no acesso e na permanência na escola, a obrigatoriedade da matrícula, a oferta de ensino de qualidade, bem como a relevância da intencionalidade educativa nas práticas voltadas à aprendizagem na educação infantil. Registramos entendimentos de que o diálogo é condição essencial na prática educativa e que discorrem sobre o direito à educação, a qualidade de ensino e a participação ativa da criança em seu percurso escolar. Concluímos que práticas pedagógicas retratadas exigem intencionalidade dos profissionais da pré-escola e podem proporcionar maior engajamento e desenvolvimento infantil, com vivências significativas e prazerosas.
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