Política Nacional de Alfabetização (2019): reflexões sobre relações discursivas de poder

Autores

  • Rebeca Szczawlinska Muceniecks Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.644

Palavras-chave:

Processos educacionais, Alfabetização, Política Nacional de Alfabetização, Concepção de linguagem, Discurso

Resumo

O artigo discute a Política Nacional de Alfabetização (Decreto 9.765/2019), analisando seu processo de elaboração, conteúdo e ressaltando o uso discursivo intencional. Inicialmente, apreendemos elementos da relação entre língua escrita e poder, destacando duas concepções de linguagem. Em seguida, refletimos sobre o processo de elaboração da PNA, para, enfim, examinarmos conflitos e apagamentos presentes no texto normativo. Entre as considerações, destacamos que o processo de elaboração da PNA, bem como seu conteúdo, reforça a compreensão de que a alfabetização nacional, para além de seus aspectos didático-metodológicos, faz parte de um projeto de nação objetivamente determinado.

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Biografia do Autor

Rebeca Szczawlinska Muceniecks, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade Unissa de Sarandi (2007). Docente no Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Escolares, Docência e Cultura - GEPPEDOC, da Universidade Federal do Paraná. Membro da Associação Brasileira de Alfabetização - ABALF. Pesquisa temáticas relacionadas à Prática Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e à Alfabetização: concepções, políticas e práticas.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Szczawlinska Muceniecks, R. (2023). Política Nacional de Alfabetização (2019): reflexões sobre relações discursivas de poder. Devir Educação, 7(1), e–644. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.644

Edição

Seção

Artigos