As contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem em alunos do ensino inclusivo durante o período pandêmico

Autores

  • Araly Belo Barbosa Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Gisele Cristina de Oliveira Menino Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.633

Palavras-chave:

ensino inclusivo; ensino especial; equoterapia; pandemia.

Resumo

Esse trabalho objetivou mostrar a importância da prática de equoterapia durante o período pandêmico, em alunos com necessidades especiais de ensino (AEE) e alunos do ensino inclusivo, como forma de mitigação dos prejuízos em suas aprendizagens e em todo desenvolvimento psicomotor, sendo observados aspectos positivos em alunos praticantes, tanto pelos professores quanto pelos pais como redução da ansiedade, desenvolvimento de fala, coordenação motora, melhora na socialização, concentração entre outros efeitos benéficos constatados, evidenciando a relevância da prática de equoterapia como uma ferramenta pedagógica capaz de otimizar o processo de ensino – aprendizagem e reduzir os danos observados nesse processo durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Araly Belo Barbosa, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Rio Verde (2006). É graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. Atualmente é fisioterapeuta do Centro Especializado em Reabilitação de Santa Helena de Goiás.

Gisele Cristina de Oliveira Menino, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2009) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2013). Atualmente é Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano - Campus de Rio Verde - GO. Atua na área de Ecologia e Botânica. Tem experiência na área de Ecologia e Botânica, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: florística e estrutura de comunidades e populações de plantas, regeneração natural, dinâmica de comunidades arbóreas, fenologia de espécies arbóreas.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-06

Como Citar

Barbosa, A. B., & de Oliveira Menino, G. C. . (2023). As contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem em alunos do ensino inclusivo durante o período pandêmico. Devir Educação, 7(1), e–633. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.633

Edição

Seção

Artigos