Gramsci, a escola e a escola unitária: uma revisão em teses e dissertações da última década

Autores

  • Marli Dias Ribeiro Universidade Católica de Braília - UCB
  • Valdivina Alves Ferreira Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.630

Palavras-chave:

Gramsci, Estado, Educação, Escola Unitária

Resumo

Este artigo tem como temática as abordagens sobre educação e escola unitária desenvolvidas nas teses e dissertações brasileiras produzidas na última década a partir da concepção gramsciana. O objetivo foi descrever como teses e dissertações da última década apresentam os conceitos gramiscianos de educação e escola unitária buscando compreender que  tipo de educação e que modelo de escola é apresentado. A metodologia foi de abordagem qualitativa de caráter  teórico-bibliográfica tendo como espaço de pesquisa a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e autores contemporâneos  que  assentam  suas  reflexões sobre Gramsci, educação e escola unitária. Com base nos trabalhos selecionados concluiu-se que os interesses relacionados à produção, ao mundo do trabalho, à organização da escola e a educação ofertada, persistem reforçando a dualidade entre a tarefa de educar da escola e a tarefa em formar mão de obra à serviço do capital

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Biografia do Autor

Marli Dias Ribeiro, Universidade Católica de Braília - UCB

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Gestão Escolar (2014) pela Universidade de Brasília, é palestrante, escritora. Atua na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal nas áreas de Gestão , Ensino, Coordenação Pedagógica, Formação de professores e gestores.

Valdivina Alves Ferreira , Universidade Católica de Brasília - UCB

Pós-doutora em Educação e docente do Programa de Pós-graduação da Univercidade Católica de Brasília. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica (GEPPEB)

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-06

Como Citar

Ribeiro, M. D., & Ferreira , V. A. . (2023). Gramsci, a escola e a escola unitária: uma revisão em teses e dissertações da última década. Devir Educação, 7(1), e–630. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.630

Edição

Seção

Artigos