Apresentação do dossiê

Autores

  • Francine de Paulo Martins Lima Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Paulo Henrique Arcas Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Maria Luiza Rodrigues Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.577

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine de Paulo Martins Lima , Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora Adjunta da área de Didáticas e Estágios do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras, Minas Gerais, Brasil.

Paulo Henrique Arcas, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Trabalhou como professor em cursos de graduação e como professor de educação básica - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, ciclos, progressão continuada e avaliação externa. Trabalhou de abril de 2010 a dezembro de 2017 como consultor do Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación (IIPE) da UNESCO - Oficina Regional para América Latina (Buenos Aires). Atualmente é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras, lecionando disciplinas da área de Política, Gestão e Avaliação Educacional, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Maria Luiza Rodrigues Flores , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Estudos pós-graduados em Psicologia Social da PUC/SP, sob a supervisão da Professora Drª. Fúlvia Rosemberg, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações de Gênero, Raça e Idade (2014) e do Prof. Dr. Odair Furtado, desenvolvendo estudos sobre políticas de acesso à educação infantil a partir da obrigatoriedade de matrícula na pré-escola. Entre 2017/2 e 2018/1, realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, desenvolvendo o Projeto "Avaliação da oferta de Educação Infantil no âmbito dos sistemas municipais de ensino: contribuições para o delineamento de dimensões e critérios de qualidade", sob a supervisão da Professora Drª. Sandra Zákia Sousa, com período de estudos junto à Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE/Itália), sob a supervisão do Professor Dr. Antonio Gariboldi. É Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS, na área de Administração Escolar, integrando o Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma Faculdade, na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Francine de Paulo Martins Lima, Paulo Henrique Arcas, & Maria Luiza Rodrigues Flores. (2022). Apresentação do dossiê. Devir Educação, 6(1), e–577. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.577

Edição

Seção

Dossiê tematico 1 - Desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil: questões para o debate

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)