Autobiografias na Educação de Jovens e Adultos: uma possibilidade de escrita

Autores

  • Sandro Luis da Silva Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Lucimagna Ribeiro Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.568

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido preocupação de estudo em várias áreas do conhecimento, na tentativa de compreender não só o processo de ensino-aprendizagem empregado nesta modalidade de ensino, como também entender a relação dos sujeitos que dela participam com a construção do conhecimento. Este artigo apresenta reflexões sobre a escrita de autobiografia por alunos da EJA, a partir do desenvolvimento de atividade compartilhada com diferentes disciplinas, numa atitude multidisciplinar. Por meio de pesquisa qualitativa, analisam-se três autobiografias escritas por alunos da EJA da cidade de São Paulo, nas quais eles fazem uma reflexão sobre um momento da vida. Pelo texto apresentado, fica evidenciado que, embora a escrita ainda seja um desafio para os alunos da EJA, eles conseguem vislumbrar por meio de sua escrita um posicionamento discursivo crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luis da Silva, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor Adjunto no Departamento de Letras e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Letras da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Guarulhos/SP. Estágio de pós-doutorado em Ciências da Linguagem na Universidade Sorbonne Paris IV, sob supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo, na qual concluiu licenciatura e bacharelado em Letras - Português-Francês. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Discurso e Tecnologia (GEPEDTEC/Unifesp - CNPq).

Lucimagna Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BRAIT, Beth. O processo interacional. In: PRETI, Dino. (Org.) Análise de textos orais. São Paulo: FFLCH/USP, 1993. (Projetos Paralelos: v.1), p. 189-214.

BRASIL. Cadernos EJA 1: trabalhando com a educação de jovens e adultos, alunos e alunas da EJA: Brasília: MEC/SECAD, 2006.

CARVALHO, Carlos Henrique de. Histórico, função social e formação do educador da EJA. In: SANTOS, Sônia Maria dos; OLIVEIRA, Marília Vilela de. EJA na diversidade: letramento acadêmico cultural. Uberlândia: Edufu, 2010. p. 27-47.

FONSECA, Maria Fátima da. A Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva Freireana: Revisitando a experiência desenvolvida no município de Diadema, São Paulo. In: SAUL, Ana Maria; AGUIAR, Denise Regina da Costa (Org.). Políticas e Prática Curriculares: Contribuições de Paulo Freire. Curitiba: Crv, 2014. p. 165-180.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir - a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. 9. ed. São Paulo : Ática, 2007.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. Trad. Jovita Maria G. Noronha e Maria Inês C. Guedes. 2. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e Análise de Discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.

SANTOS, Yuri Andrei Batista e TORGA, Vânia Lúcia Menezes. Autobiografia e (res)significação. Bakhtiniana. São Paulo: 15 (2), p. 119-144, abril/junho, 2020.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade : Educação de Jovens e Adultos : Tecnologias para Aprendizagem. – São Paulo : SME / COPED, 2019.

ROJO. Roxane. Letramento e Alfabetismo. Mimeo, em prep., 2008. Disponível em:

<http://homepage.mac.com/rrojo/LA102-103_2008/Textos> Acesso em setembro de 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-28

Como Citar

da Silva, S. L., & Ribeiro, L. (2023). Autobiografias na Educação de Jovens e Adultos: uma possibilidade de escrita. Devir Educação, 7(1), e–568. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.568

Edição

Seção

Artigos