Educação social e infância: perspectivas para uma visão transcultural da cultura

Autores

  • Lucas Luz Grupo Marista
  • Paula Marçal Natali pmnatali Universidade Estadual de Maringá
  • Verônica Regina Müller Veremuller Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.475

Palavras-chave:

Educação Social. Infância. Ludicidade. Formação e Atuação.

Resumo

Esta pesquisa tem como foco os meandros constitutivos da atuação de educadores/as sociais com base na linguagem dos jogos e brincadeiras com crianças e adolescentes em instituições educacionais ligadas às políticas públicas e sociais de proteção no âmbito nacional, chamadas de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFVs, na cidade de Ivaiporã-PR. A investigação de cunho qualitativo, foi organizada como um estudo de caso e constituída por entrevistas com educadores/as sociais analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Como resultado, podemos apontar que os educadores/as não tem uma formação consistente na área o que implica no não consenso das funções e objetivos de trabalho, no não reconhecimento como profissional educador/a social, fazendo com que as atividades se desenvolvam em sua maioria como ocupação do tempo livre das crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Lucas Luz, Grupo Marista

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2018), mestrando em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do Núcleo de Atividades Complementares-NAC do colégio Marista de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças e adolescentes, educação social, educação comunitária, jogos e brincadeiras.

Paula Marçal Natali pmnatali, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Fisica pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá- Campus Regional do Vale do Ivaí e coordenadora do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente-PCA/UEM. Tem experiência na área de Educação Física e Educação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos e brincadeiras, direitos, crianças e adolescentes com direitos violados

Verônica Regina Müller Veremuller, Universidade Estadual de Maringá

Possui Licenciatura Plena de Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), Doutorado em História da Educação Social Contemporânea - Universidad de Barcelona (1996) e pós-doutorado na mesma área em Barcelona. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá ( Mestrado e Doutorado em Educação) e membro da coordenadora do PCA (Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente). Tem experiência pedagógica e em investigação na área de infância, adolescência, Educação Social, com ênfase em Educação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da infância, culturas infantis, brincadeiras, direitos da infância, violência contra crianças e adolescentes, políticas públicas para a infância e adolescência. Presidente da AESMAR- Associação de Educadores Sociais de Maringá. Membro representante do Brasil na Dynamo International-Street Workers Network. Membro da Diretoria da Edusobrasil. Membro da Comissão Local-Maringa/Pr do MNMMR - Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.

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Publicado

2021-11-27

Como Citar

Luz, L., pmnatali, P. M. N., & Veremuller, V. R. M. (2021). Educação social e infância: perspectivas para uma visão transcultural da cultura. Devir Educação, 5(2), 192–206. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.475

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo