Perspectivas de ensino nos cursos técnicos: experiências de professores nas aulas remotas mediadas por Jamboard

Autores

  • Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • André Luis Canuto Duarte Melo Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Givaldo Oliveira dos Santos Instituto Federal de Alagoas - IFAL

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.412

Palavras-chave:

Ensino Remoto; Tecnologias Digitais; Ferramenta Jamboard.

Resumo

O advento da pandemia do novo coronavírus trouxe ao mundo uma mudança de paradigmas em todos os setores da vida humana. Na educação não foi diferente e as escolas tiveram emergencialmente que readaptar as suas atividades. Este artigo tem por objetivo apresentar as experiências de professores dos cursos técnicos subsequentes em eletrotécnica e enfermagem em aulas remotas mediada pela ferramenta Jamboard, tendo como justificativa o fato do predomínio da avaliação se dar nas atividades online que contribui para a formação de seus alunos e professores que atuam nessa etapa de educação, discutindo a ferramenta e suas potencialidades para o ensino e aprendizagem dos alunos. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, e a obtenção dos dados foi através da observação e análise do desenvolvimento das e-atividades construídas pelos alunos. Na realidade, foi demandada a aproximação dos professores e alunos à realidade online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem significativa nessa nova normalidade que se estabelece. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, devido à expansão do coronavírus. A experiência trouxe mecanismos para vivenciar o ensino remoto utilizando ferramentas tecnológicas por meio de metodologias ativas, ressaltando reflexões entre o momento presencial e o remoto. Valorizando o ensino que envolve professores e alunos em um ambiente pedagógico que potencializa a forma de aprender para redimensionar o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Mestre em Ensino na Saúde (FAMED/UFAL). Especialização em Enfermagem do Trabalho (UNINTER). Especialização em Saúde Pública com ênfase em Gerência de Serviços e Saúde da Família(UPE).  Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UPE). Especialização em Administração Hospitalar (UNAERP). Graduada em Enfermagem e obstetrícia (UFAL). Graduanda em Licenciatura em Pedagogia, UNINASSAU. Professor Efetivo EBTT do Instituto Federal de Educação, Tecnológica de Alagoas, Campus Benedito Bentes (IFAL).

http://lattes.cnpq.br/4809330437799262

 

André Luis Canuto Duarte Melo, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Tecnológica de Alagoas - IFAL, com atuação nos cursos Integrado e subsequentes. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Especialização em Segurança do Trabalho pela Faculdade de Alagoas-FAT (2013). Formação para a Docência do Ensino Superior pela Fundação Educacional Jayme de Altavila - FEJAL (2007). Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade - CESMAC (2009). Graduado em Engenharia Elétrica pela Fundação Educacional Jayme de Altavila-FEJAL em Maceió (2004) e Técnico em Edificações pela escola Técnica Federal de Alagoas - ETFAL (1994). Realizou alguns curso na formação com tecnologia na educação em sistema hibrido e remoto. Possui publicações nacionais. Orientações dos alunos nas modalidades integrado e subsequentes nos seu estágios profissionais, com duração de 4 meses. Minha linha de pesquisa é tecnologia, avaliação, sistema hibrido e remoto, formação de professores. Trabalhou por 8 ano pela empresa privada REDE GLOBO DE TELEVISÃO, no setor de Engenharia, em 2013, entrou em exercício como Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Estância, onde atuou como coordenador da CCDD-Controle Docente e Discente, no período de 12 de agosto de 2016 à 25 de abril de 2018 e recentemente no dia 27 de abril de 2018 saiu portaria no diário D.O de redistribuição de Sergipe para Alagoas Campus Maceió, trabalhei em Sergipe aproximadamente por 5 anos e 6 meses, hoje atualmente professor efetivo do IFAL, que entrei exercícios em 11 de maio de 2018, tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistema de potência e telecomunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia, elétrica e automação. Tem experiência e publicações nas áreas de Educação, Comunicação e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologias da informação e comunicação, interatividade, educação formação de professor, TV digita, e automação.

http://lattes.cnpq.br/1790117459307109

Givaldo Oliveira dos Santos, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Federal de Alagoas (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor efetivo associado, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. Professor do curso de Licenciatura em Matemática, além disso, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação ambiental, ensino aprendizagem, proteção ambiental e algoritmo. Também tem experiencia em Engenharia Eletrica, atuando prinicipalmente em Codificação e Decodificação de Códigos.

http://lattes.cnpq.br/2811899043438299

Referências

AUSUBEL, David Paul. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1968.
ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante: coleção pesquisa qualitativa. 1 ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. In: GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin. (orgs.). Educação Tecnológica: desafio e perspectivas. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do Saber (manual de metodologia em ciências humanas). Porto Alegre, RS: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 1. ed. São Paulo: Cortez editora, 2014.
MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista Docência e Cibercultura Redoc, Rio de Janeiro, v. 4 n.2 p. 215 Maio/Ago 2020.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.
PORTARIA Nº 1303, DE 19 DE MARÇO DE 2020, Disponível em: <https://www2.ifal.edu.br/medidas-administrativas-de-combate-ao-coronavirus/arquivos-medidas-administrativas/portaria-suspende-o-atendimento-no-ifal>. Acesso em 18.03.2021.
PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, órgão de caráter consultivo e deliberativo da Administração Superior, no uso de suas atribuições conferidas pelo § 3º, do Art.10, da Lei nº 11.892, de 29/12/2008, publicada no DOU de 30/12/2008, nomeado pelo Decreto Presidencial de 10/6/2019, publicado no DOU nº 111, Seção 02, de 11/6/2019, resolução de n° 50 / 2020. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/noticias/ifal-retoma-atividades-academicas-por-meio-de-ensino-remoto/resolucao-ndeg-50-2020-aprova-as-diretrizes-para-o-ensino-remoto-emergencial-no-ifal.pdf. Acesso em: 11.04.2021
JIUPATO, Carlos Eduardo et al. Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II. 2020.
SCHNEIDER, Henrique Nou. Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000. Acesso em: 17 mar. 2021.
SOUZA, Elmara Pereira de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Ano XVII Volume 17 Nº 30 jul./dez. 2020.
SALMON, Gilly. E-actividades. El factor clave para una formación en línea activa. Barcelona: Editorial UOC, 2004.
Resolução nº 50/2020, que trata das diretrizes institucionais para o ensino remoto emergencial, e a Deliberação nº 58/2020. Disponível em: <https://www2.ifal.edu.br/noticias/ifal-retoma-atividades-academicas-por-meio-de-ensino-remoto/resolucao-ndeg-50-2020-aprova-as-diretrizes-para-o-ensino-remoto-emergencial-no-ifal.pdf>. Acesso em 18.03.2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

Florêncio, P. ., Melo, A. ., & Santos, G. (2021). Perspectivas de ensino nos cursos técnicos: experiências de professores nas aulas remotas mediadas por Jamboard . Devir Educação, 206–226. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.412