Êxitos e desfechos no Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Pedagogia da FACELI durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI https://orcid.org/0000-0002-1547-1505
  • Márcia Perini Valle Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI
  • Valéria Vieira dos Santos Pin Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.404

Palavras-chave:

Ensino Remoto; Relato de Experiência; Didática; Estágio Supervisionado; Fundamentos Teóricos e Metodológicos; Pandemia.

Resumo

Este artigo é um Relato de Experiência sobre os resultados obtidos nas disciplinas de Didática, Estágio Supervisionado e Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Artes, Ciências e Geografia do curso de Pedagogia de uma Faculdade pública, municipal e gratuita localizada em um município no interior do Estado do Espírito Santo. Com o objetivo de fomentar trocas de experiências, relatos de experiências e reflexões sobre os processos de ensino e de aprendizagem realizados durante a pandemia no Ensino Superior, fez-se este estudo. Adotou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, adotando hipóteses indutivas com base em revisão bibliográfica para compreender as repostas de 49 acadêmicos em uma enquete sobre os processos de ensino e de aprendizagem no fim do primeiro semestre de 2020, na qual se escolheu a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo para representar a concepção dos universitários. Dos resultados obtidos destacam-se: aprimoramento no domínio de produção de recursos audiovisuais; melhoria no desenvolvimento e no domínio da escrita científica em diversos gêneros textuais acadêmicos; aquisição de habilidades e competências de aprender e ensinar através do ensino remoto e ampliação de aprendizagens realizadas pelo uso intencional da TICs. Todavia, há também desfechos frágeis como problemas de inclusão digital e de não adaptação ao ensino remoto os quais serviram para boas reflexões nesta pesquisa e que servirão para aperfeiçoar a Prática de Ensino de Professores Universitários e também os da Educação Básica.

 

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Biografia do Autor

Joana Lúcia Alexandre de Freitas, Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde-Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá (2006), graduação em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2012) e mestrado em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é professora efetiva de Ciências da Prefeitura Municipal de Linhares e regente de classe efetiva no curso de pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares- Faceli. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Genética e prática de ensino de ciências, atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências Naturais, Empoderamento negro; Racismo e Antirracismo; Pedagogia, Histologia, Sexualidade e Orientação Sexual para alunos de séries iniciais; Educação Ambiental, Ensino de Artes.  2) Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.  

Márcia Perini Valle, Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI

Pedagoga, formada pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração (ES), Psicopedagoga, formada pela mesma instituição e Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (SP) . Atualmente é professora da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI e pedagoga da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Linhares.

Valéria Vieira dos Santos Pin, Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração" Linhares- ES (1990); especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura- Faculdades Integradas de São Gonçalo (1992); mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos São Paulo (2002); especialização em Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração" Linhares- ES (2007); graduação em Letras - Português- Inglês pelo Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (2009) e especialização em Língua Inglesa nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Atualmente é professora na FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares e pedagoga da Prefeitura Municipal de Linhares. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

de Freitas, J. L. A., Márcia Perini Valle, & Valéria Vieira dos Santos Pin. (2021). Êxitos e desfechos no Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Pedagogia da FACELI durante a pandemia da Covid-19. Devir Educação, 161–182. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.404