A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas

  • Mariana Antunes Medeiros de Oliveira Universidade Federal do Rio grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0002-4413-0208
  • Erika dos Reis Gusmão Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Palavras-chave: Ensino da matemática; Formação de professores; Pedagogia.

Resumo

Esse artigo intenciona trabalhar a formação de pedagogas para o ensino da matemática, no qual discorreremos sobre o contexto em que está se dando essa formação, as mudanças percebidas, os desafios, avanços e perspectivas. Os participantes da pesquisa foram pedagogas que atuam na docência da educação básica, e que tiveram formação inicial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trazemos as mudanças percebidas pela instituição formadora no período de 2008 a 2020, dialogando com o discurso dessas profissionais, dados institucionais e as alterações da legislação. Esperamos que nossas análises auxiliem na reflexão para a formação das pedagogas/professoras que ensinam matemática.

 

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Biografia do Autor

Mariana Antunes Medeiros de Oliveira, Universidade Federal do Rio grande do Norte - UFRN

Pedagoga, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN), tendo como áreas de interesse: formação de professores, ensino de matemática e representações sociais. Integrante do Grupo de Estudos em Educação e Representações Sociais. Professora da Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Norte.  Natal/RN, Brasil.

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo. da UFRN.

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Publicado
2021-05-29
Como Citar
Antunes Medeiros de Oliveira, M., & dos Reis Gusmão Andrade, E. (2021). A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas. Devir Educação, 5(1), 4-23. https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.327
Seção
Artigos de fluxo contínuo