Impactos da pandemia Covid-19 no processo formativo de professores de Biologia de um mestrado profissional: desafios em tempos de quarentena

Autores

  • Douglas Carvalho Amorim Universidade Federal de Alagoas-UFAL
  • Cleide Jane Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas-UFAL

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.271

Palavras-chave:

Formação de professores; Mestrado profissional; Ensino de Ciências e Matemática; Biologia; Covid-19.

Resumo

A pandemia Covid-19 promoveu o isolamento social em escolas e universidades, implicando em mudanças nas formas de estudar e trabalhar. Ela mostrou como alterações no mundo externo à realidade da escola ou universidades podem modificar processos formativos que ocorrem nestes espaços. Neste contexto, a pergunta norteadora deste estudo foi como a pandemia causada pelo novo coronavírus está influenciando o processo formativo dos estudantes do PPGECIM/UFAL em um contexto em que precisam trabalhar e ao mesmo tempo cumprir atividades acadêmicas amparadas pelas tecnologias digitais? A hipótese do estudo foi que a situação de pandemia ao provocar mudanças no processo de ensino aprendizagem alterou o processo formativo dos mestrandos em relação à gestão do tempo, produção de dissertação/ acadêmicas e de produto educacional. O estudo apresentou abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Os participantes foram cinco professores de Biologia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da técnica análise do conteúdo com auxílio do software Atlas ti 7®. Como principais resultados, os efeitos da pandemia Covid-19 no processo formativo dos mestrandos, alterando sua rotina  e as aspectos ligados à produção textual, gestão do tempo e processo de produção do produto educacional

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Biografia do Autor

Douglas Carvalho Amorim, Universidade Federal de Alagoas-UFAL

Bolsista CAPES:  Graduado em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em Educação (UFAL) e bolsista de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Educação (UFAL). Dono do canal no Youtube “Biologia em Série” onde ministra aulas para o Novo Exame do Ensino Médio (ENEM).

 

Cleide Jane Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas-UFAL

Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I, 2002) e em Linguística (UFAL, 2002), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I, 1996), Bacharel em Administração (UFPB, 1989), licenciada em Psicologia (UEPB, 1990). Atualmente é professor Assocoado I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa Modelagem Computacional do Conhecimento (IC) e Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE). Coordena e orienta pesquisa. Possui publicações nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação a Distância e Tecnologia da Informação e Comunicação na educação, com ênfase nos seguintes temas: Interação online, Avaliação da aprendizagem online, tutoria, concepção e elaboração de material didático, gestão, formação do professor

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Publicado

2020-11-29

Como Citar

Amorim, D. C., & Costa, C. . J. A. . (2020). Impactos da pandemia Covid-19 no processo formativo de professores de Biologia de um mestrado profissional: desafios em tempos de quarentena. Devir Educação, 4(2), 80–103. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.271

Edição

Seção

Artigos