Impactos da pandemia Covid-19 no processo formativo de professores de Biologia de um mestrado profissional: desafios em tempos de quarentena
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.271Palavras-chave:
Formação de professores; Mestrado profissional; Ensino de Ciências e Matemática; Biologia; Covid-19.Resumo
A pandemia Covid-19 promoveu o isolamento social em escolas e universidades, implicando em mudanças nas formas de estudar e trabalhar. Ela mostrou como alterações no mundo externo à realidade da escola ou universidades podem modificar processos formativos que ocorrem nestes espaços. Neste contexto, a pergunta norteadora deste estudo foi como a pandemia causada pelo novo coronavírus está influenciando o processo formativo dos estudantes do PPGECIM/UFAL em um contexto em que precisam trabalhar e ao mesmo tempo cumprir atividades acadêmicas amparadas pelas tecnologias digitais? A hipótese do estudo foi que a situação de pandemia ao provocar mudanças no processo de ensino aprendizagem alterou o processo formativo dos mestrandos em relação à gestão do tempo, produção de dissertação/ acadêmicas e de produto educacional. O estudo apresentou abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Os participantes foram cinco professores de Biologia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da técnica análise do conteúdo com auxílio do software Atlas ti 7®. Como principais resultados, os efeitos da pandemia Covid-19 no processo formativo dos mestrandos, alterando sua rotina e as aspectos ligados à produção textual, gestão do tempo e processo de produção do produto educacional
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