Formação de professores no contexto do mestrado profissional em Educação da UFScar

  • Maria do Carmo Sousa Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/DME
  • Dulcimeire Aparecida Volante Zanon Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/DME
Palavras-chave: Formação de professores; Professor-pesquisador; Mestrado Profissional em Educação; Trabalho final de mestrado.

Resumo

Este artigo é decorrente de um estudo qualitativo, de cunho teórico e caracterizado como documental. Tem como objetivo apresentar as relações estabelecidas entre os questionamentos realizados pelos professores da Educação Básica, que geraram em suas pesquisas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, da UFSCar, com as considerações finais tecidas nas dissertações, processo este que visa auxiliá-los na compreensão, atuação e intervenção em seu contexto escolar. Os resultados indicam que, durante o processo de elaboração das dissertações, os professores se tornam autônomos e reflexivos no que diz respeito ao desenvolvimento de suas práticas, uma vez que podem rever e teorizar o ensino que ministram, indicar os equívocos que se apresentam em propostas curriculares, compreender e questionar os motivos pelos quais alguns conteúdos geram maior ou menor interesse e motivação pelos estudantes. Neste sentido, tornam-se professores-pesquisadores.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Sousa, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/DME

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Dulcimeire Aparecida Volante Zanon, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/DME

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Referências

AMBROSETTI, Neusa Banhara; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa. Contribuições do Mestrado Profissional em Educação para a formação docente. Reflexão e Ação, v. 24, n. 3, p. 85-104, 2016.

ANDRÉ, Marli. A formação do pesquisador da prática pedagógica. PLURAIS-Revista Multidisciplinar, v. 1, n. 1, 2016.

ANDRÉ, Marli; PRINCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, n. 63, p. 103-117, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP 9/2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf. Acesso em 27/06/2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/dowload/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf. Acesso em: 10 mai. 2020.

FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 281-298. 2016.

FIALHO, Nadia Hage; HETKOWSKI, Tânia Maria. Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 19-34, 2017.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percurso teóricos e metodológicos. 3ª ed. Campinas: Autores Associados. 2007.

FREITAS, Helena C. L. de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1203-1230, 2007 (Número especial).

GATTI, Bernardete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010.

LANNER DE MOURA, Anna Regina. A medida e a criança pré-escolar. 1995, 221f. Tese (Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, UNICAMP).

LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da; BOING, Luiz Alberto. A pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 456-468, 2009.

MOREIRA, Marco Antonio. Pesquisa em Ensino: o vê Epistemológico de Gowin. S.P., E.P.U., 1990.

NOGUEIRA, Eliane Davanço; NERES, Celi Corrêa; BRITO, Vilma Miranda. Mestrado profissional em educação: a constituição do professor/pesquisador e o retorno para a escola. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 63-75, 2016.

OLIVEIRA, Dayse Kelly Barreiros; MOURA, Ellen Michelle Barbosa; SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro Curado. Mestrado Profissional: perspectiva de formação continuada stricto sensu para o professor da educação. Pensar Acadêmico, Coqueiro - Manhuaçu/MG, v. 18, n. 2, p. 401-425, 2020.

PESCE, Marly Krüger; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 39-50, 2012.

REZENDE, Flavia; OSTERMANN, Fernanda. O protagonismo controverso dos mestrados profissionais em ensino de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 3, p. 543-558, 2015.

RIBEIRO, Renato Janine. O mestrado profissional na política atual da Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 8-15, 2005.

RIBEIRO, Renato Janine. Ainda sobre o mestrado profissional. RBPG, Brasília, v. 3, n. 6, p. 313-315, dez. 2006. Seção Debates.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner. Nova York: Basic Books, 1983.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 79-91.

SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro Curado. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico emancipadora. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 18, n. 02, p. 121-135, 2017.

STENHOUSE, Lawrence. An introduction to curriculum research and development. Londres: Heinemann, 1975.

STENHOUSE, Lawrence. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1981.

UFSCar. Projeto Pedagógico do Curso, 2020. Disponível em: http://www.ppgpe.ufscar.br/

Publicado
2020-11-29
Como Citar
Sousa, M. do C., & Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. (2020). Formação de professores no contexto do mestrado profissional em Educação da UFScar. Devir Educação, 4(2), 104-125. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.267