Formação de professores no contexto do mestrado profissional em Educação da UFScar

Autores

  • Maria do Carmo Sousa Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/DME
  • Dulcimeire Aparecida Volante Zanon Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/DME

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.267

Palavras-chave:

Formação de professores; Professor-pesquisador; Mestrado Profissional em Educação; Trabalho final de mestrado.

Resumo

Este artigo é decorrente de um estudo qualitativo, de cunho teórico e caracterizado como documental. Tem como objetivo apresentar as relações estabelecidas entre os questionamentos realizados pelos professores da Educação Básica, que geraram em suas pesquisas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, da UFSCar, com as considerações finais tecidas nas dissertações, processo este que visa auxiliá-los na compreensão, atuação e intervenção em seu contexto escolar. Os resultados indicam que, durante o processo de elaboração das dissertações, os professores se tornam autônomos e reflexivos no que diz respeito ao desenvolvimento de suas práticas, uma vez que podem rever e teorizar o ensino que ministram, indicar os equívocos que se apresentam em propostas curriculares, compreender e questionar os motivos pelos quais alguns conteúdos geram maior ou menor interesse e motivação pelos estudantes. Neste sentido, tornam-se professores-pesquisadores.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Sousa, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/DME

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Dulcimeire Aparecida Volante Zanon, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/DME

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Sousa, M. do C., & Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. (2020). Formação de professores no contexto do mestrado profissional em Educação da UFScar. Devir Educação, 4(2), 104–125. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.267

Edição

Seção

Artigos