A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.266Palavras-chave:
educação, cinema, teoria críticaResumo
Este trabalho é fruto dos estudos realizados na disciplina de “Linguagens midiáticas e Ensino” do Mestrado profissional em Educação na Universidade Federal de Lavras, bem como os estudos realizados sobre o Filme “A Religiosa” de Jacques Rivette no projeto Cinema com Vida na mesma Universidade. A pesquisa inscreve-se no esforço da análise de determinado fragmento do filme “A Religiosa” à luz dos conceitos abordados por Türcke (2016) sobre o “choque de imagem do cinema” e a “compulsão à repetição traumática” apresentados na obra “Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção”. Busca-se a partir dessa relação entre o fragmento escolhido e a literatura de Türcke (2016) traçar reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem que envolvem a educação na contemporaneidade. Como resultados percebemos a partir das relações com o pensamento de Türcke (2016) que na contemporaneidade, os processos de ensino e aprendizagem e principalmente a relação aluno-professor vem sendo afetados pela era do regime global de atenção.
Downloads
Referências
LESSARD, Claude; TARDIF, Maurice. O Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis – Ed. Vozes, 2014.
STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Penso Editora, 2016.
TÜRCKE, Christoph. Hiperativos!: Abaixo a cultura do déficit de atenção. Editora Paz e Terra, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.