Marcas da cultura profissional na formação de professores: análise no contexto de um curso de pedagogia

Autores

  • Sabryna Raychtock UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Giseli Barreto Cruz UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.142

Palavras-chave:

Cultura profissional docente, Formação de professores, Curso de Pedagogia

Resumo

Neste artigo focaliza-se pesquisa com oito egressos de um curso de Pedagogia sobre sua visão acerca das marcas da cultura profissional na formação docente. O escopo do trabalho está em analisar os elementos e/ou contextos do curso que favorecem a aproximação entre os estudantes e a profissão. O quadro teórico baseia-se em Shulman (2005), no tocante às três dimensões das marcas pedagógicas profissionais: pensar, atuar e agir com integridade; em diálogo com Gatti et al (2016) e os seus referentes para a formação docente: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. Metodologicamente, foi analisado o PPC do curso e entrevistados oito recém-egressos. A análise considerou: i- a força/fraqueza das disciplinas; ii- a convivência com professores formadores e suas práticas; iii- o lugar das práticas de ensino. Os achados sugerem que o curso favorece as dimensões do saber e do atuar docente, apenas tangenciando a dimensão do agir com integridade.

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Biografia do Autor

Sabryna Raychtock, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação; Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ; Rio de Janeiro/BR

Giseli Barreto Cruz, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação; Professora da Faculdade de Educação da UFRJ; Programa de Pós-graduação em
Educação; Rio de Janeiro/BR

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

Raychtock, S., & Cruz, G. B. (2020). Marcas da cultura profissional na formação de professores: análise no contexto de um curso de pedagogia. Devir Educação, 4(1), 47–76. https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.142

Edição

Seção

Artigos