Histórias surpreendentes: para uma caraterização do livro lift-the-flap

Autores/as

  • Diana Maria Martins

Resumen

Pretende-se, neste estudo, proceder a uma breve abordagem teórica de alguns livros lift-the-flap inscritos na literatura de potencial receção infantil tendo em vista uma definição/caraterização deste, a par de um mapeamento das suas potencialidades ao nível da formação de leitores e do desenvolvimento de competências de literacia. Por via da mobilização de conceitos e de matérias do domínio dos Estudos Literários, da História, da Análise e Hermenêutica Textual, elencar-se-ão as estratégias (verbais e ilustrativas) e/ou mecanismos retórico-estilísticos mais relevantes desta tipologia, demarcando-o, assim, de outras categorias também compreendidas no âmbito do livro-objeto, ou de um modo mais particular, do livro-brinquedo. Será feita uma abordagem interpretativa de um corpus exemplificativo, composto por cinco obras, todas publicadas no século XXI, tendo em vista, portanto, a definição deste (sub)género editorial e/ou literário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Archivos adicionales

Publicado

2017-11-29

Cómo citar

Martins, D. M. (2017). Histórias surpreendentes: para uma caraterização do livro lift-the-flap. Devir Educação, 1(2), 37–51. Recuperado a partir de https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/47

Número

Sección

Artigos de pesquisa