O Pnaic: discussões e análises a partir da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.230Keywords:
PNAIC; Teacher Training; MathematicsAbstract
The National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC, acronym in Portuguese), a public policy implemented throughout Brazil in 2013, sought to contribute to the development of actions with the main objective of fully literating all children up to the age of eight. Through this study, we sought to understand what the perceptions of literacy teachers that took part of PNAIC/2014 in Mathematics have regarding the topics and the proposals presented during this training course. The theoretical framework was based on bibliographic research focused on the initial and continuing training of the literacy teacher, with an emphasis on the training of literacy teachers in Mathematics. The data collected were of a qualitative nature, coming from a semi-structured interview applied to a group of eight literacy teachers that took part of PNAIC/2014, in the municipality of Lavras - MG. From the data collection it was possible to identify that PNAIC, despite collaborating, is not enough for the training of education professionals, which requires continuous and effective training in Mathematics and that courses like the PNAIC are not, in themselves, capable of changing Education immediately, but represent an important step in a long journey.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto pela Educação na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Brasília, DF, 2012a. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/2016/Portarias/PORTARIA_N_867_DE_4_DE_JULHO_DE_2012.pdf. Acesso em: 20 de mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.458, de 14 de dezembro de 2012. Define categorias e parâmetros para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, DF, 2012b. Disponível em: http://www.pacto.gov.br. Acesso em: 22 de mai. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 369, de 05 de maio de 2016. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SINAEB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 de maio 2016a. Seção 1, p. 26.
BRASIL. Ministério da Educação. Censo escolar da educação básica 2016: notas estatísticas. Brasília, DF, 2017. (Notas Estatísticas - Censo Escolar 2016). Disponível em: http://www.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/_censo_esco lar_da_educacao_basica_2016.pdf. Acesso em: 19 de mai. de 2020.
CARDOSO, M. Pnaic chega à reta final acenando resultados e desafios. Disponível em:
http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-reportagem-detalhe/972/pnaic-chega- a-reta-final-acenando-resultados-e-desafios.html. Acesso em: 22 de mai. de 2020.
CAVALCANTE, D. P. de S.; VITURIANO, N. F. da S. Os desafios e perspectivas na formação do professor da educação infantil e ensino fundamental: semelhanças e diferenças entre as duas etapas da educação básica. 2016. Disponível em:
http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idin scrito_1340_1a278309e9af03c3cd1f0e84225d7981.pdf. Acesso em: 20 de mai. 2020.
CRUZ, S. P. da S.; BATISTA NETO, J. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 385-499, maio/ago. 2012.
DOURADO, L. F. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos profissionais do Magistério da Educação Básica: concepções e desafios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 299-324, abr./jun. 2015.
FONSECA, T. S. M. O professor homem nos anos iniciais do ensino fundamental: formação e feminização: questões de gênero? 2010. Disponível em:
http://wp.ufpel.edu.br/antoniomauricio/files/2015/02/cadernos-421x318.jpg. Acesso em: 20 mai. De 2020.
FREIRE. P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 14. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2003.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/93aeebed-9c8b-4b56- 8341-22ac5cd3b501/Boniteza%20de%20um%20Sonho.pdf. Acesso em: 20 de mai. de 2020.
GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr.
2008.
JACOMINI, M. A.; CAMARGO, R. B. de. Carreira e salário do pessoal docente da educação básica: algumas demarcações. Educação em Foco, Juiz de Fora, ano 14, n. 17, p. 129-167, jul. 2011.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
NÓVOA, A. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In: . Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Lisboa: Universidade de Aveiro, 2002. p. 49-66.
TEIXEIRA, E. C. O. Papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Salvador: Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais da Bahia, 2012. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/aatr2/a_pdf/03_aatr_pp_papel.pdf. Acesso em: 23 mai. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.