Prática docente e tecnologias digitais: o que vem sendo discutido a partir da pandemia?

Autores

  • Silmara Cavalcante Oliveira de Araujo Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Cristiano Mezzaroba Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.795

Palavras-chave:

Prática docente, TDIC, Ensino remoto emergencial, Pesquisa documental

Resumo

No Brasil, a partir da implantação do Ensino Remoto Emergencial, em 2020, devido à pandemia da covid-19, intensificou-se o uso de tecnologias digitais na educação. Dessa forma, tornou-se possível a continuidade do ensino e aprendizagem durante o isolamento social. O presente artigo tem por objetivo, apresentar um estado do conhecimento acerca de publicações de 2020 a 2022, demonstrando a relação dos docentes com o uso das TDIC, a partir da pandemia. Como resultados iniciais, percebemos um conjunto de dificuldades relatadas pelos docentes, mas também, um grau de abertura para os usos e práticas dessas tecnologias no contexto escolar. Por fim, refletimos também acerca da necessidade de atualização da formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Cavalcante Oliveira de Araujo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Letras Português-Inglês e Bacharel em Comunicação Social hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora de Língua Inglesa no SESI - DR/SE. 

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Referências

ALVES, Josiliana Abreu. Docência universitária no contexto do ensino remoto na UFAM: desafios acadêmico-pedagógicos de professores do IEAA. 2021. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia), Universidade Federal do Amazonas, Humaitá/AM, 2021. Disponível em: riu.ufam.edu.br/bitstream/prefix/6008/2/TCC_JosilianaAlves.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

ANJOS, Laís Caroline Guedes dos; RODRIGUES, Nicoly Rayza Carneiro. Materiais didáticos digitais de Química: concepções dos professores sobre a produção e utilização no contexto do ensino remoto. 2022. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca/PE, 2022. Disponível em: repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/712/TCC%20-%20La%c3%ads%20e%20Nicoly.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 jun. 2023.

ARAÚJO, Thalita Moreira de Carvalho. A prática docente no contexto da pandemia do covid19: reflexões sobre limites, exclusões e possibilidades. 2021. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais), Universidade Federal de Campina Grande, Sumé/PB, 2021. Disponível em: dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/22195/1/THALITA%20MOREIRA%20DE%20CARVALHO%20ARA%c3%9aJO%20-%20TCC%20CI%c3%8aNCIAS%20SOCIAIS%20CDSA%202021.pdf. Acesso em: 11 jun. 2023.

BAADE, Joel Haroldo; et al. Professores da educação básica no brasil em tempos de covid-19. HOLOS, Ano 36, v. 5, p. 1–16, 2020. DOI: doi.org/10.15628/holos.2020.10910. Disponível em: www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10910/pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

BARREIROS, Camilla Monteiro. A interferência da pandemia do covid 19 e os impactos na educação básica. 2021. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade Federal de Campina Grande, Cuité/PB, 2021. Disponível em: dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/19224/3/CAMILLA%20MONTEIRO%20BARREIROS%20-%20TCC%20LICENCIATURA%20CI%c3%8aNCIAS%20BIOL%c3%93GICAS%20CES%202021.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

CAMPOS, Fernanda Araujo Coutinho; CAVALCANTI, Ana Paula Campos. Partilhando em rede: uma proposta de trocas de saberes em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, e024876, p. 1-23, 2020. DOI: doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24876. Disponível em: periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24876/20519. Acesso em: 10 jun. 2023.

CETIC.BR. Estudo do NIC.br reúne experiências de diversos países para a continuidade das aulas durante a pandemia da COVID-19. 25 nov. 2021. Disponível em: www.cetic.br/pt/noticia/estudo-do-nic-br-reune-experiencias-de-diversos-paises-para-a-continuidade-das-aulas-durante-a-pandemia-da-covid-19/. Acesso em: 23 abr. 2023.

COSTA, Diogo Nogueira da. O trabalho docente no projeto Aula em Casa. 2021. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia), Universidade Federal do Amazonas, Humaitá/AM, 2021. Disponível em: riu.ufam.edu.br/bitstream/prefix/6015/4/TCC_DiogoCosta.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

FERREIRA, Lorena Amassuri. O Pibid no ensino remoto emergencial: desafios e possibilidades na formação inicial de professores. 2022. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022. Disponível em: riu.ufam.edu.br/bitstream/prefix/6286/7/TCC%20-%20Lorena%20Amassuri%20Ferreira.pdf. Acesso em: 11 jun. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Geórgia Regina Rodrigues; et al. Pedagogical practices in teaching during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. e240111335521, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i13.35521. Disponível em: rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35521. Acesso em: 12 jun. 2023.

KOHLS-SANTOS, Pricila; MOROSINI, Marília Costa. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica Online, v. 33, p. 123-145, maio/ago. 2021. Disponível em: periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318. Acesso em: 29 jun. 2023.

LUCENA, Simone. A escola em tempos de pandemia. JORNADA RP DLES 20/21: o (re)começar, 14 out. 2020, São Cristóvão, Universidade Federal de Sergipe, online.

MEDEIROS, Milena Cibele Dantas. Práticas pedagógicas desenvolvidas em tempos de ensino remoto na educação infantil. 2022. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó/RN, 2022. Disponível em: repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46775/1/MONOGRAGIA%20-%20MILENA%20MEDEIROS.pdf. Acesso em: 11 jun. 2023.

NEGRÃO, Manoel Maria Silva; NEUENFELDT, Derli Juliano. O Ensino Mediado pelo WhatsApp: Reflexões sobre a Prática Docente no Ensino Fundamental. EaD Em Foco, v. 12, n. 1, 2022. DOI: doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1672. Disponível em: eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1672/746. Acesso em: 11 jun. 2023.

OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 28 maio 2023.

PEREIRA, Bruna Ribeiro de Melo; SILVA, Caroline Cabral Gomes e. TIC’s e ensino superior: os desafios enfrentados pelos docentes durante o ensino remoto emergencial. 2021. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: bdm.unb.br/bitstream/10483/30127/1/2021_BrunaPereira_CarolineSilva_tcc.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

PEREIRA, Higinalice da Silva; et al. Teacher training: the context of the COVID-19 pandemic and university teaching activities in Brazil. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e43101320800, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i13.20800. Disponível em: rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20800. Acesso em: 10 jun. 2023.

PITOMBEIRA, Cátia Veneziano; NASCIMENTO, Ana Karina de Oliveira. Tecnologias digitais no Pibid em tempos de pandemia: diálogo sobre práticas. fólio - Revista De Letras, v. 14, n. 1, p. 99-113, 2022. DOI: doi.org/10.22481/folio.v14i1.10729. Disponível em: periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10729/6996. Acesso em: 11 jun. 2023.

SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva; BARROS, José Deomar de Souza. Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de Ciências da rede municipal de ensino de Cajazeiras - PB. Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, 6: e1855, 2022. DOI: dx.doi.org/10.29215/pecen.v6i0.1855. Disponível em: cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1855/pdf. Acesso em: 11 jun. 2023.

SANTOS, Nailton Dutra dos. Impactos da covid-19 na educação de Paulista - PB: uma influência às mídias digitais. 2020. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal da Paraíba, Patos/PB, 2020. Disponível em: repositorio.ifpb.edu.br/xmlui/bitstream/handle/177683/1622/IMPACTOS%20DA%20COVID19%20NA%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20DE%20PAULISTA%20%20PB%20UMA%20INFLU%c3%8aNCIA_Nailton%20Dutra%20dos%20Santos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 jun. 2023.

SANTOS, Sandra Virginia Correa de Andrade; SILVA, Camila Gomes Santos da; CARVALHO, Tainah dos Santos. Culturas digitais: diálogos e reflexões para a formação docente. Revista Tempos e Espaços em Educação, 2022, v. 15, n. 34. Disponível em: seer.ufs.br/index.php/revtee/article/download/17744/12879/. Acesso em: 20 maio 2023.

SILVA, Carla Caroline Santana da. Ensino remoto e as tecnologias digitais: aprendizagens construídas a partir das trocas de experiências entre professores de química. 2021. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca/PE, 2021. Disponível em: repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/374/ENSINO%20REMOTO%20E%20AS%20TECNOLOGIAS%20DIGITAIS.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 12 jun. 2023.

SILVA, Elisabeth Rosa da. O uso das TDICs em tempos de pandemia: docência em História na rede estadual de Pernambuco (março a setembro de 2020). 2020. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História), Universidade Federal Rural de Pernambuco, Palmares/PE, 2020. Disponível em: repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/3328/1/tcc_elisabethrosadasilva.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

SILVA, Gideão Antonio da. A importância das tecnologias de informação e comunicação no programa residência pedagógica em Química em tempos de pandemia. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Universidade Federal de Campina Grande, Cuité/PB, 2022. Disponível em: dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/27377/1/GIDE%c3%83O%20ANTONIO%20DA%20SILVA%20-%20TCC%20LICENCIATURA%20EM%20QU%c3%8dMICA%20CES%202022.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.

SILVA, João Vitor da; SILVA, Denysson Bruno Farias da, SILVA NETO, João Ferreira da. Ensino de Matemática na pandemia: reflexões sobre os desafios de pibidianos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 1–12, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7472. Disponível em: revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7472. Acesso em: 12 jun. 2023.

SILVA, Jon Enderson do Nascimento; SILVA, Maria Girleny Roberto da. Práticas docentes em tempos de pandemia: refletindo sobre escolas públicas situadas em contexto de vulnerabilidade social. In: RODRIGUES, Janine Marta Coelho; SANTOS, Priscila Morgana Galdino dos (Orgs.). Reflexões e desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020, p. 51-61.

SILVA, Leandro Otavio da. O lugar da afetividade no estudo planejamento de aulas remotas de química de professores do ensino médio. 2022. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca/PE, 2022. Disponível em: repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/693/TCC%20Leandro%20Otavio%20para%20biblioteca.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 jun. 2023.

SILVA, Polianne Andreza dos Santos. Abordagem pedagógica no ensino de química em tempos de aulas remotas. 2020. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca/PE, 2020. Disponível em: repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/245. Acesso em: 10 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

Cavalcante Oliveira de Araujo, S., & Mezzaroba, C. (2024). Prática docente e tecnologias digitais: o que vem sendo discutido a partir da pandemia?. Devir Educação, 8(1), e–795. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.795

Edição

Seção

Dossiê