Indicadores sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual matriculadas na escola regular

Autores

  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Neusa Terezinha Rocha dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.548

Palavras-chave:

Alfabetização; Letramento; Inclusão Escolar; Deficiência Intelectual; Práticas Pedagógicas.

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar e sistematizar indicadores relacionados às práticas que podem favorecer os processos de alfabetização e letramento de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual, matriculadas em escola regular. Para alcançar esse objetivo foi efetuada uma revisão sistemática, com critérios e estratégias de busca que levaram em consideração a qualidade de uma revisão de literatura e suas implicações para futuras pesquisas e para a prática educacional. Os resultados inicias (sem filtro) indicaram 3798 teses e dissertações. Após a aplicação de todos os filtros (critérios) restaram 76 pesquisas para leitura cuidadosa do método. Ao final dessa leitura, houve a exclusão de mais trabalhos, restando 15 pesquisas para análise na íntegra, considerando a presença clara de estratégias e atividades pedagógicas coletivas e individualizadas com a participação de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual. Os principais indicadores extraídos foram: utilização de adaptações, flexibilizações e diferenciações curriculares; mediação docente como ação fundamental para a prática pedagógica com esses estudantes; a colaboração entre os professores de apoio e da sala comum para a construção de práticas com perspectiva inclusiva e práticas pedagógicas que consideram características e maneiras diferentes de acesso ao conhecimento, dentre outros aspectos. Concluímos que os estudos problematizam questões vinculadas ao campo da didática, com especial atenção para a formação docente, seja a inicial, ou a continuada. Porém, alguns estudos apontam para a necessidade de a ação docente ser desenvolvida, considerando as especificidades dessas crianças, de modo que priorizem elementos que promovam a participação delas em atividades da sala comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar (DAE) da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência  (PROMESTRE/UFMG), na Linha de Infâncias e Educação Infantil. Professora Permanente (Voluntária) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Bolsista Produtividade (PQ 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Pesquisadora do Grupo Deficiências Físicas e Sensoriais (DefSen/CNPq). 

 

Neusa Terezinha Rocha dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP, Campus Marília. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia, UNIR. Pós-Graduação Lato Sensu em Administração e Planejamento para Docentes. Graduação em Letras pela Faculdade Cenecista de Osório, FACOS. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Discente do Grupo de Pesquisa "Deficiências Físicas e Sensoriais" DEFSEN/FFC/UNESP.

Referências

ALMEIDA, Rosiney Vaz de Melo. Escolarização de alunos com deficiência intelectual: a construção de conhecimento e o letramento. 2016. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Programa de Pós-Graduação em Educação, Catalão, GO, 2016.

ARENA, Dagoberto Buim. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, Renata Junqueira de; MENIN, Ana Maria da Costa Santos; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; ARENA, Dagoberto Buim. (Orgs). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005. 128p.

BRAUN, Patrícia. Uma intervenção colaborativa sobre os processos de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

CAIADO, Kátia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles; BAPTISTA, Claudio Roberto. Professores e Educação Especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação, 2011.

FONSECA, Géssica Fabiely. Planejamento e práticas curriculares nos processos de alfabetização de alunos com deficiência intelectual: experiências e trajetórias em tempos de educação inclusiva. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

FRANCO, Maria Amélia. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016.

JANUZZI, Gilberta. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2. ed. Campinas: Autores, SP, 2006.

LUTOSA, Francisca; MELO, Claudiana Maria. Organização e princípios didáticos para gestação da sala de aula inclusiva: a gênese de práticas pedagógicas de atenção à diversidade. In: FRANCO, Marco Antonio Melo; GUERRA, Lenor Bezerra. Práticas Pedagógicas de inclusão: situações de sala de aula – vol. 3, 1 ed., Jundiaí, SP, 2018.

MEDRADO, Cylene; GOMES, Vívian Martins; NUNES SOBRINHO, Francisco de Paula. Atributos Teórico-Metodológicos da Revisão Sistemática das Pesquisas Empíricas em Educação Especial: Evidências Científicas na Tomada de Decisão sobre as Melhores Práticas Inclusivas. In: NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. (Org.), Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial (pp. 105-126). Marília: Marquezine & Manzini/ABPEE, 2014.

MESQUITA, Guida. Processo de Alfabetização de uma Criança Com Deficiência Intelectual no 1º Ano do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 44 maio/ago. 2010.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011.

OLIVEIRA, Jaima Pinheiro de; MATOS, Maria Almerinda. Planejamentos pedagógicos voltados para crianças com deficiência intelectual: experiências colaborativas a partir da ação do Atendimento Educacional Especializado. Revista Educação Especial, 34, 2021. https://doi.org/10.5902/1984686X67106

OLIVEIRA, Neydiana Silva. Revisão e reescrita de textos produzidos por meio do sistema scala web por alunos com deficiência intelectual incluídos em sala de aula comum. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, CE, 2017.

PAIXÃO, Kátia de Moura Graça. Mediação pedagógica e deficiência intelectual: em cena a linguagem escrita. Orientadora: Anna Augusta Sampaio de Oliveira. 2018. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Marília, Marília-SP, 2018.

PEREIRA, Andreia Carla Bastos. Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão. Programa de Pós Graduação em Educação, São Luiz, 2020.

PLETSCH, Márcia Denise; PAIVA, Carla de. Por que as escolas continuam “laudando” alunos com deficiência intelectual? Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 63, p. 1039-1054, 2018.

SCHALOCK, Robert L; LUCKASSON, Ruth; TASSÉ, Marc J. Intellectual disability: Definition, diagnosis, classification, and systems of supports (12th Ed.). Silver Spring, MD: American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, 2021.

SILVA, Camila Barreto. Aprendizagem cooperativa no contexto da sala de aula: a análise da evolução psicogenética da língua escrita de aluno com deficiência intelectual. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2016b.

SILVA, Libia Sara Rocha Garcia. Inclusão: análise das práticas pedagógicas do ciclo alfabetização do Ensino Fundamental de escolas municipais de Limeira-SP. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015a.

SILVA-PORTA, Wilma Carin. Prática pedagógica aos educandos com deficiência intelectual numa escola de Ensino Fundamental com alto IDEB. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos: 2015.

SOARES, Magda. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2020. 377p.

SOARES, Magda. Letramento: tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, 2004.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores/ L. S. Vigotsky; organizadores Michael Cole... [et. al]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. - 7ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. – 2ª ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

2022-10-01

Como Citar

Jáima Pinheiro de Oliveira, & Neusa Terezinha Rocha dos Santos. (2022). Indicadores sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual matriculadas na escola regular. Devir Educação, 6(1), e–548. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.548

Edição

Seção

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas