Formação Socioemocional: olhares para a docência na educação básica

Autores

  • Thayanne Lima da Silva Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Ezir George Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.345

Palavras-chave:

formação; socioemocional; docência; educação básica.

Resumo

A partir da década de 1990, iniciou-se um movimento mundial na Educação marcado por reflexões sobre a escola desejada para o século XXI, trazendo à tona, por meio de diferentes documentos, a importância de uma perspectiva ampla do desenvolvimento humano, que incluísse, intencionalmente, aspectos socioemocionais. Essas reflexões impactaram na elaboração de legislações educacionais brasileiras, como a Lei de Diretrizes e Bases para Educação Básica (LDB) e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ainda assim, considera-se um grande desafio para Educação pensar em uma formação docente que tenha em sua base a formação socioemocional como aspecto fundamental. Nesse sentido, o presente artigo, que é fruto de um projeto de pesquisa do nível do mestrado, busca problematizar as categorias da formação socioemocional e da prática docente nos âmbitos da educação básica pública. Os achados apresentados são de natureza inicial e suas possíveis contribuições pretendem ajudar a ampliar os olhares acerca da formação socioemocional para a docência a partir das proposições tanto da LDB quanto da BNCC. Pretende-se, ainda, pensar não somente acerca dos seus modos de aplicação, mas discutir a viabilidade construtora de suas intenções e sentidos, naquilo que pesa a vivência discente, elaboração do currículo, produção de conteúdos didáticos e todas as suas repercussões para a formação humana e seus desdobramentos sociais e políticos.

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Biografia do Autor

Thayanne Lima da Silva, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com projeto de pesquisa focado no desenvolvimento socioemocional de docentes. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pós-graduação em Neuropsicologia e Desenho Instrucional. Já atuou com formação de professores para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no contexto da educação pública e privada, formação de equipes para consultoria de programas de educação socioemocional e produção de materiais didáticos em educação socioemocional no contexto da educação básica. Seus estudos e atuação profissional situam-se no âmbito do Desenvolvimento Emocional, Educação Socioemocional e aprendizado de competências e habilidades socioemocionais em diferentes áreas.

Ezir George Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco –UFPE. Graduado em Pedagogia e Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA. Professor permanente da Pós-Graduação da UFPE e Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Ensina e pesquisa nas áreas de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, da Comunicação Educativa e Educação e Espiritualidade. Autor dos livros: Modernidade & Pluralidade: o impacto destes pressupostos filosóficos sobre a educação, Edições FAFICA, 2008; Educação e Filosofia da Existência: contribuições de Otto Friedrich Bollnow para a formação humana, LiberArs, 2018; Fenomenologia do Ser e do Ter na Visão Filosófico-pedagógico de Gabriel Marcel, Edições Loyola, 2019.

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Publicado

2021-05-29

Como Citar

Thayanne Lima da Silva, & Ezir George Silva. (2021). Formação Socioemocional: olhares para a docência na educação básica. Devir Educação, 5(1), 81–94. https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.345

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo