Contribuições da gramática do design visual para o ensino da leitura: sinalizações apontadas pela análise de uma campanha educativa
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.233Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Multiletramento; Gramática do Design Visual; Formação docente.Resumo
O presente trabalho tem como escopo compreender como os diferentes modos de leitura influenciam na formação do professor. Diante das mudanças que vem ocorrendo em nossa sociedade e com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) agregando cada vez mais elementos nas formas de comunicação, os modos de produzir e ler texto têm se diversificado, surgindo novos gêneros textuais. Assim, propõe-se a analisar os efeitos de sentido advindos da composição imagética de uma campanha educativa veiculada em redes sociais. A realidade atual, em que o uso de imagens é cada vez mais recorrente, sobretudo por meio das novas tecnologias, requer que o professor se atualize e aprenda a manusear esses novos recursos. Para demonstrar como a imagem pode ser utilizada nas práticas escolares, foi analisada uma campanha educativa, no intuito de evidenciar a complexidade encontrada na compreensão dos textos não verbais. Para o embasamento-teórico dessa pesquisa, foi utilizada a Gramática do Design Visual (KRESS, VAN LEEUWEN, 2006), que possibilitou a análise de uma imagem a partir das metafunções representacional, interacional e composicional. Esse exame possibilitou a descrição de como os elementos verbais e não verbais se organizam de forma lógica e possuem uma combinação que possibilita a construção de sentidos. Por meio da análise, observou-se que, independentemente da área de atuação do professor, é imprescindível que ele saiba trabalhar com imagens e, assim, contribua para tornar o seu aluno um leitor proficiente, em momento em que o texto vem sofrendo reconfigurações, exigindo novas habilidades para o processo de leitura.
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