O Pnaic: discussões e análises a partir da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.230Palavras-chave:
PNAIC; Teacher Training; MathematicsResumo
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), política pública implantada em todo o país em 2013, buscou contribuir para o desenvolvimento de ações com o objetivo principal de alfabetizar plenamente todas as crianças até os oito anos de idade. Por meio do presente texto, buscou-se entender quais as percepções das professoras alfabetizadoras participantes do PNAIC/2014 em Matemática com relação aos temas abordados e as propostas de atuação em sala de aula, apresentadas durante este curso de formação. O referencial teórico fundamentou-se em pesquisa bibliográfica direcionada à formação inicial e continuada do professor alfabetizador, com ênfase na formação de professores alfabetizadores em Matemática. Os dados coletados foram de natureza qualitativa, oriundos de uma entrevista semiestruturada, aplicadas a um grupo de oito professoras alfabetizadoras, participantes do PNAIC/2014, no município de Lavras – MG. A partir da coleta de dados foi possível identificar que o PNAIC, apesar de colaborar, não é suficiente para a formação das profissionais da educação, sendo necessário formação continuada e efetiva em Matemática e que, cursos como o PNAIC não são, por si só, capazes de mudar a Educação de forma imediata, mas que representam um importante passo de uma longa caminhada.
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