O PNAIC no contexto de políticas e programas neoliberais

Autores/as

  • Thamires Marques Machado Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Simone Ferraz Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.535

Palabras clave:

neoliberalismo; política de formação de professores; PNAIC

Resumen

O presente artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado que investiga permanências e rupturas na política do Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e objetiva analisar as alterações sofridas na sua legislação desde sua criação em 2012 até o ano de 2018, refletindo sobre as permanências e rupturas do PNAIC com um programa inserido no contexto neoliberal de políticas de formação de professores voltados a resolver o histórico problema do analfabetismo no Brasil.

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Biografía del autor/a

Thamires Marques Machado, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2020), pedagoga na rede municipal de Uberlândia-MG.

Maria Simone Ferraz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012), docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Citas

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Publicado

2022-06-19

Cómo citar

Marques Machado, T., & Ferraz Pereira, M. S. . (2022). O PNAIC no contexto de políticas e programas neoliberais. Devir Educação, 6(1), e–535. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.535

Número

Sección

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas