A formação de coordenadores pedagógicos: práticas e necessidades formativas em discussão

Autores/as

  • Simone Albuquerque da Rocha UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso
  • Andreia Cristiane de Oliveira UFMT- Universidade Federal do Mato Grosso
  • Jéssica Lorrayne da Silva UFMT- Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.169

Palabras clave:

Coordenadores Pedagógicos, Formação Continuada, Necessidades Formativas

Resumen

Este texto resulta de uma investigação realizada com o objetivo de mapear e analisar as produções, em âmbito nacional, que abordem a coordenação pedagógica, com um recorte para as pesquisas que contemplem a formação dos coordenadores pedagógicos nos contextos escolares. Parte-se do entendimento de que as iniciativas e propostas de formação para coordenadores pedagógicos devem estar alinhadas às suas necessidades formativas para que ocorra a significação desta formação nas ações pedagógicas do coordenador. Para atender ao objetivo da pesquisa foram mapeadas teses de doutorado e dissertações de mestrado no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) e no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), considerando o recorte temporal de 2008 a 2018, e buscou-se investigar: O que revelam as pesquisas com relação às necessidades formativas dos coordenadores pedagógicos? Em que medida as propostas e iniciativas de formação continuada direcionadas aos coordenadores pedagógicos e referenciadas nas pesquisas mapeadas têm refletido nas ações pedagógicas por eles desenvolvidas? A investigação possibilitou depreender que, ainda que as pesquisas sobre a temática tenham avançado consideravelmente nos últimos anos, são incipientes as iniciativas de formaçao continuada que considerem as necessidades formativas dos coordenadores pedagógicos como balizadoras da sua formulação e realização, favorecendo assim, o distanciamento entre o proposto nas pesquisas e o que tem se observado na atuação dos coordenadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Albuquerque da Rocha, UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora em Educação (UNESP/SP); Professora Associada da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR);
Rondonópolis, Mato Grosso

Andreia Cristiane de Oliveira, UFMT- Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e é especialista no Ensino de Ciências e Biologia pelo Centro Universitário Claretiano (2014). Atualmente é professora formadora do Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação do Estado do Mato Grosso (CEFAPRO), vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização científica, formação inicial e continuada, práticas pedagógicas e ensino de Ciências, com ênfase no ensino fundamental. Mestranda do PPGEdu- UFMT/ Câmpus Rondonópolis, na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Educacionais.

Jéssica Lorrayne da Silva, UFMT- Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Atualmente é coordenador pedagógico - CMEI Maria Severina da Silva e professora titular da educação básica - Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Mestranda em Educação pela UFMT.

Citas

ALMEIDA, Laurinda Ramalho. A dimensão relacional no processo de formação docente:
uma abordagem possível. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2000.

ALVES, Cristina Nacif. O sentido dos argumentos para a formação de coordenadores pedagógicos: caminhos para a aproximação entre teoria e prática. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. 146f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Pesquisa em Educação: questões de teoria e método. Ed. Tecnol., Belo Horizonte, v.10, n.1, p. 29-35, jan./jun. 2005.

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. VIEIRA, Marili M. da Silva. O coordenador pedagógico e a questão dos saberes. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006.

BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira. O trabalho coletivo como espaço da formação. In: O coordenador pedagógico e a educação continuada. PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda R. de (Org.) - São Paulo: Edições Loyola, 1998.

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/ Acesso em: 18. Maio.2019

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC). Banco de dissertação e teses. Disponível em: http://www.capes.gov.br. Acesso em: 18. Maio.2019

CARLOS, Rinalda Bezerra. Um estudo sobre a formação continuada do Coordenador Pedagógico desenvolvida pelo CEFAPRO de Cáceres/MT. São Paulo, SP: PUC, 2013. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013.

CIRIACO, Marise Leão. A formação de Coordenadores Pedagógicos da SEMED Maceió: 2012-2013. São Paulo, SP: PUC, 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018.

CUNHA, Renata Barrichelo; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Sobre importâncias: a coordenação e a conformação na escola. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza Almeida, ALMEIDA, Laurinda Ramalho. (Org.). O coordenador pedagógico e os desafios da Educação. São Paulo: Loyola, 2008.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas estados da arte. Educação & Sociedade. Campinas, ano 23, n. 79, p. 257-72, ago. 2002.

GARCIA, G. Coordenador pedagógico: dilemas na busca por uma formação de si e dos outros. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.

GEGLIO, Paulo Cesar. Análise temática das sobre o coordenador pedagógico no Brasil. Revista Eletrônica Pesquiseduca v.2, n.4, jul.-dez.-2010

GIOVANI, Priscila de. Coordenador Pedagógico: contribuições para sua formação. São Paulo, SP: PUC, 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013.

MATE, Cecilia Hanna. Qual a identidade do professor-coordenador pedagógico? In: O coordenador pedagógico e a educação continuada. PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda R. de (Org.) - São Paulo: Edições Loyola, 1998.

MIZIARA; Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. (Online), Brasília, v. 95, n. 241, p. 609-635, set./dez. 2014.

ORSOLON, L. A. M. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002, p.17-26.

PACITTI, Monie Fernandes. Mestrado Profissional em Educação – Formação de Formadores (PUC/SP): contribuições para Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. São Paulo, SP: PUC, 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.

PIGNATARO, Flávia Viana de Lima. Em busca da ilha desconhecida: o professor coordenador pedagógico e a formação continuada no contexto da Rede Estadual Paulista. Presidente Prudente, SP: UNESP, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, 2016.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Formação e Prática do educador e do orientador: confrontos e questionamentos. Campinas: Papirus, 1994.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Desafios ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo da escola: intervenção ou prevenção? In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Org.) O coordenador pedagógico e os desafio da Educação. São Paulo: Loyola, 2008.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Diferentes aprendizagens do coordenador pedagógico. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho, PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. (Org.). O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Loyola, 2010.

PLACCO, Vera Maria de Souza, ALMEIDA, Laurinda Ramalho, SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Relatório O Coordenador Pedagógico e a Formação de Professores: intenções, tensões e contradições. Disponível em: <http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/2010/perfil-coordenadorespedagogicos- 605038.shtml.> Acesso em 02. Mai. 2019

PLACCO, Vera Maria N. de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Estudos & Pesquisas Educacionais – Fundação Victor Civita, 2011.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. In: Cadernos de Pesquisa v.2 n.147, p. 754-771. Set/dez. 2012.

PLACCO, Vera M.N de S.; ALMEIDA, Laurinda R. de; SOUZA, Vera L.T. Retrato do coordenador pedagógico brasileiro: nuanças das funções articuladoras e transformadoras. In: O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. PLACCO, Vera M.N de S.; ALMEIDA, Laurinda R. de (Org.) - São Paulo: Edições Loyola, 2015.

ROMANOWSKI, Joana Paulina; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, vol. 6, n. 19, p. 37-50, Set/Dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em 23.ago.2019

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos de pesquisa em educação, v.8, n. 2, p. 479-499, mai./ago. 2013 Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3711. Acesso em 23.ago.2019

TARDELI, Élida Aparecida. Uma proposta de formação em serviço: professores na função de coordenadores pedagógicos na rede pública. São Paulo, SP: UNINOVE, 2014.150 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) – Universidade Nove de Julho, 2014.

ZABALZA, Miguel Angel. Planificação e desenvolvimento curricular na escola. Lisboa: edições ASA, 1994

Publicado

2020-06-02

Cómo citar

da Rocha, S. A., Oliveira, A. C. de ., & Silva, J. L. da . (2020). A formação de coordenadores pedagógicos: práticas e necessidades formativas em discussão. Devir Educação, 4(1), 26–46. https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.169