Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental

Autores

  • Ana Maria Esteves Bortolanza UNIVERSIDADE DE UBERABA
  • Angela Machado de Paula Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v2i1.72

Resumo

Este trabalho, parte de uma pesquisa (2015) realizada com alunos de 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública no interior de Minas Gerais, analisa indícios da escrita autoral no processo de ensino e aprendizagem do gênero conto, evidenciando os processos de interação na sala de aula, a partir dos gêneros discursivos como organizadores das ações com a linguagem verbal no processo de ensino e aprendizagem da escrita. Tem como procedimentos metodológicos observações e um experimento pedagógico organizado em atividades de sequências didáticas com os elementos estruturadores do conto. Fundamenta-se em concepções de Vigotski e seus colaboradores, Bakhtin, Dolz e Schneuwly. Os resultados mostram indícios de reprodução e de criação do gênero conto pelos alunos no processo de constituição de sua autoria, desvelando em suas produções textuais conhecimentos de mundo, linguísticos, textuais. Conclui-se que compete ao professor ensinar as estratégias da escrita autoral, ao identificar e utilizar adequadamente as ferramentas adequadas para o ensino dos gêneros textuais por meio de sequências didáticas que possibilitem aos alunos apropriarem-se dos elementos estruturadores do conto com foco na constituição autora, de maneira a desenvolverem práticas discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DE UBERABA

PÓS-DOUTORADO EM EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE DE ÉVORA (PORTUGAL)

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA - UNESP, campu de Marília

Docente/Pesquisadora do Mestrado Profissional em Educação Formação docente para a Educação Básica.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos

Angela Machado de Paula, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora da Secretaria Municipal de Educação de Frutal -  MG

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus de Marília.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-05-05

Como Citar

Esteves Bortolanza, A. M., & de Paula, A. M. (2018). Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental. Devir Educação, 2(1), 83–102. https://doi.org/10.30905/ded.v2i1.72

Edição

Seção

Artigos de pesquisa