Do processo formativo-educacional no filme Instituto Benjamenta e a superação da imagem ortodoxa, dogmática, pré-filosófica, natural e moral do pensamento em Deleuze e Guattari

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.508

Resumo

Baseado na perspectiva da geofilosofia de Deleuze e Guattari em um processo que se sobrepõe à relação envolvendo sujeito e objeto enquanto fronteira do pensamento e implica o pensamento como desdobramento de uma violência e as formações genealógicas do saber, o artigo se detém na análise do paradoxal mundo do Instituto Benjamenta em uma construção fílmica adaptada do romance Jakob von Gunten, de Robert Walser, o qual encerra um movimento que traz como conteúdo a matéria que se impõe ao caos imanente e converge para o horizonte que abrange Arte, Filosofia e Ciência. Dessa forma, convergindo para a questão da imagem ortodoxa, dogmática, pré-filosófica, natural e moral do pensamento, o artigo recorre ao filme Instituto Benjamenta enquanto construção que assinala a intersecção de séries infinitas de imagens de pensamento, as quais escapam ao horizonte da circunscrição da visualidade através de inter-relações ilimitadas que emergem carregadas de complexidade em um processo que defende a superação das imagens dogmáticas do pensamento e da mera exposição do conteúdo do arcabouço histórico do pensamento enquanto objeto que tende à reprodução de ideias e noções e implica a “repetição” de interpretações na relação de ensino e aprendizagem, impedindo o exercício de criação de conceitos, característica da Filosofia, segundo Deleuze, convergindo para a necessidade da instauração de uma experiência capaz de viabilizar a emergência do “novo” através das possibilidades suscitadas no acontecimento da construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Mariano da Rosa, Selinus University of Science and Literature (UNISELINOS)

Doutorando(a)em Filosofia naSelinus University of Science and Literature (UNISELINOS), Londres–Inglaterra.Professor(a)-Pesquisador(a) no Mariano Da Rosa ResearchInstitute (MDRRI -São Paulo/Brasil), Pesquisador(a)-Colaborador(a)no OmniScriptum Publishing Group(Alemanha) e Professor(a)-Pesquisador(a)na ONG EPZ/SP -Espaço Politikón Zôon -Educação, Arte e Cultura (SãoPaulo/Brasil).    

Referências

AMARAL, Mônica G. T. do. O limite da fronteira freudiana. Freud Sujeito e Cultura. Freud Pensa a Educação 1. Revista Educação Especial: Biblioteca do Professor. São Paulo: Segmento. s/d.
BACHA, Marcia Simões Corrêa Neder. O mestre e seus feitiços. Freud Em Ato. Freud Pensa a Educação 1. Revista Educação Especial: Biblioteca do Professor. São Paulo: Segmento. s/d.
CORAZZA, Sandra. O que Deleuze quer da Educação? Deleuze: Pensa a Educação. Deleuze Pensa a Educação 5. Revista Educação Especial: Biblioteca do Professor. São Paulo: Segmento. s/d.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles; Guattari, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. Coleção TRANS. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
ENGELMAN, Selda. No cinema com Deleuze. Deleuze. Em Ato. Deleuze Pensa a Educação 5. Revista Educação Especial. Biblioteca do Professor. São Paulo: Segmento, s/d.
GUIDO, Humberto; GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Omar. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas. In: CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele (Orgs). Ensinar filosofia. Volume 2. Cuiabá/MT: Central de Texto, 2013, p. 101-128.
INSTITUTO BENJAMENTA. This Dream People Call Human Life. Direção: Timothy Quay e Stephen Quay. Produção: Keith Griffiths e Janine Marmot. Intérpretes: Mark Rylance; Alice Krige; Gottfried John; Daniel Smith; Joseph Alessi; Jonathan Stone; César Sarachu; Peter Lovstrom; Uri Roodner; Peter Whitfield; e outros. Roteiro: Alan Passes. Adaptação: Jakob von Gunten (Romance de Robert Walser). Música: Lech Jankowski. Gênero: Drama / Surrealismo. Idioma: Inglês / Alemão. Inglaterra: Filmes Zeitgeist, 1995. 1 DVD (105 min.).
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Le paradoxe de la morale. Paris: Éditions du Seuil, 1981.
JUNG, Carl Gustav. O desenvolvimento da personalidade. Obra completa de C. G. Jung V. 17. Tradução de Frei Valdemar do Amaral. Petrópolis/RJ: Vozes, 1981.
LIMA, Jorge de. Invenção de Orfeu. São Paulo: Editora Alfaguara/Companhia das Letras, 2017.
LACAN, Jacques. Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. Educação, religião e cientificismo. Freud Pensa a Educação. Freud Pensa a Educação 1. Revista Educação Especial: Biblioteca do Professor. São Paulo: Segmento. s/d.
MARIANO DA ROSA, Luiz Carlos. Autoformação (“do homem completo”). Revista FACED (Entreideias: educação, cultura e sociedade), UFBA – Universidade Federal da Bahia, Salvador / BA, n. 4, p. 87-103, jul./dez. 2008.
MARIANO DA ROSA, Luiz Carlos. Da “revolução copernicana” (do verdadeiro “idealismo transcendental”). Revista Intuitio, Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC/RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil), v. 4, n. 1, p. 117-133, 2011.
MARIANO DA ROSA, Luiz Carlos. Do sistema de conhecimento de Descartes: o “eu” como “coisa em si” e a “consciência da consciência”. Revista Filosofia Capital – RFC (Brasília, DF), v. 10, n. 17, p. 39-58, jan./dez. 2015 (Ética e Noética da Transcendência: fenômenos da consciência, da vida, da morte e do espírito!).
PLATÃO. O Banquete. Tradução de José Cavalcante de Souza. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
ROSA, Luiz Carlos Mariano da. A teoria analítica da ciência e a dialética aristotélica. Revista Seara Filosófica, UFPel – Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil), v. 4, p. 91-119, jul./dez. 2011.
ROSA, Luiz Carlos Mariano da. Da autoprodução da razão (do absoluto), a chave do devir e a condição humana. Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, UEL – Universidade Estadual de Londrina (Londrina, Paraná, Brasil), v. 33, n. 2, p. 147-162, jul./dez. 2012.
VOLTOLINI, Rinaldo. Pensar é desejar. Freud Conhecimento e Saber. Freud Pensa a Educação 1. Revista Educação Especial: Biblioteca do Professor. São Paulo: Segmento. s/d.
WALSER, Robert. Jakob von Gunten. Traducción de Juan J. del Solar. Madrid: Ediciones Alfaguara, 1984.
ZORDAN, Paola. Criação de Planos. Conhecimento e Saber. Deleuze Pensa a Educação 5. Revista Educação Especial: Biblioteca do Professor. São Paulo: Segmento, s/d.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Mariano da Rosa, L. C. (2022). Do processo formativo-educacional no filme Instituto Benjamenta e a superação da imagem ortodoxa, dogmática, pré-filosófica, natural e moral do pensamento em Deleuze e Guattari. Devir Educação, 6(1), e–508. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.508

Edição

Seção

Artigos