Avaliação nas aulas de espanhol como língua estrangeira: o que mudou com o ensino emergencial remoto?

Autores

  • Acassia dos Anjos Santos Rosa Universidade Federal de Sergipe - UFS https://orcid.org/0000-0002-5858-6628
  • Roana Rodrigues Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.428

Palavras-chave:

ensino emergencial remoto; avaliação; espanhol como língua estrangeira.

Resumo

Esta pesquisa, de caráter exploratório, apresenta nossos relatos de experiência no que se refere ao uso de instrumentos avaliativos em disciplinas de língua espanhola nos cursos de graduação em Letras de uma universidade federal brasileira. Diante da pandemia do coronavírus e ao novo modelo de ensino (e de profissional) instaurado com as aulas emergenciais remotas, é reconhecida a necessidade de reflexões e ações efetivas em sala de aula, principalmente relacionadas às decisões avaliativas do curso. Desse modo, considerando os aspectos tecnológicos e pedagógicos inerentes ao ensino na modalidade remota, elencaram-se as seguintes ações em nosso contexto de atuação: (i) abandono do tradicional “dia de prova”; (ii) propostas de atividades processuais ao longo do semestre; (iii) readequação de atividades gramaticais, proporcionando maior reflexão sobre o ensino e as normas da língua; e (iv) diversificação das atividades avaliativas, com a inclusão de ferramentas tecnológicas para serem realizadas, prioritariamente, em momentos assíncronos. De acordo com a nossa vivência, tais mudanças nos acompanharão também no ensino híbrido e presencial, em um momento pós-pandemia, destacando-se, como transformação relevante, a maior valorização de avaliações do tipo formativas. Este relato contribui com a discussão sobre os métodos e instrumentos avaliativos em diferentes ambientes educacionais, servindo também de referência para propor reflexões e ações na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acassia dos Anjos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Graduação em Letras Português/Espanhol pela mesma instituição. Atualmente é professora Adjunta de Língua Espanhola na UFS onde participa do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos (DinterLin), atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de espanhol, letramentos críticos, educação intercultural, decolonialidade, América-latina e materiais didáticos. 

Roana Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); graduada em Letras - Português/Espanhol pela mesma instituição. É professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem interesse pelos seguintes temas de investigação: descrição léxico-sintática, estudos descritivos e comparados das línguas portuguesa e espanhola e ensino de espanhol. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5277363935076195

Referências

AUTORA, Nome; AUTORA, Nome. Título completo. Revista. v. n. 2020.

XXX, Nome; AUTORA, Nome. Título completo. Revista. v. n. 2020.

AVILA, Andriza Pujol de. A avaliação no ensino de espanhol: crença-ação de duas professoras da escola pública. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria. Curso de Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Letras, RS, 2018.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Conhecimentos de língua estrangeira – espanhol Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.

CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo - Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, p. 27-37, 2020.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio. Porto Alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12 fev./abr. 2000.

MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. A avaliação no ensino de ELE. In: Coleção Explorando o Ensino. Coordenação: BARROS, C. S.; COSTA; E. G. M. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 265-279.

OLIVEIRA, Sidmar da Silva; SILVA, Obdália Santana Ferraz; SILVA, Marcos José de Oliveira. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas - Educação, v. V.10, p. 25-40, 2020.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice. LOCKMANN, Kamila; A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa (IMPRESSO), v. 15, p. 1-24, 2020.

VALENTE, José Armando. A Sala de Aula Invertida e a Possibilidade do Ensino Personalizado: uma experiência com a graduação em Midialogia. In: Bacich, L.; Moran, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem técnico-prática. 1ed. Porto Alegre: Penso, 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

dos Anjos Santos Rosa, A., & Rodrigues, R. (2021). Avaliação nas aulas de espanhol como língua estrangeira: o que mudou com o ensino emergencial remoto? . Devir Educação, 303–322. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.428