Professores em tempos de pandemia: percepções, sentimentos e prática pedagógica

Autores

  • Sonia Bessa Universidade Estadual de goiás-UEG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.410

Palavras-chave:

Pandemia; Professores; Ensino-aprendizagem; Prática pedagógica

Resumo

Essa investigação é um estudo exploratório com desenho descritivo comparativo com objetivos de analisar sentimentos, percepções e ações pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid 19, averiguar os efeitos do fenômeno pandêmico sob o sistema de educação, descrever como o isolamento afetou o segmento educacional dos anos iniciais em função do acesso aos processos de ensino aprendizagem e prática pedagógica. Foi constituída amostra de 67 professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental de duas unidades federativas do Brasil (SP e GO). Como instrumento, foi utilizado um questionário on-line via google forms. A percepção e os sentimentos dos docentes frente à experiência com o ensino remoto, foram muito similares perpassando variáveis como idade, sexo, cidade e estado em que reside e redes de ensino em que trabalham. Os participantes partilharam necessidades similares quanto ao apoio financeiro, psicológico e técnico. A priorização do trabalho foi uma realidade para os professores.

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Biografia do Autor

Sonia Bessa, Universidade Estadual de goiás-UEG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas -  UNICAMP, Pós-Doutora  pela  Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás. (UEG). Realiza pesquisas em: Educação Matemática, Educação Econômica e Financeira e Formação de Professores. Líder do LIMA/UEG/CNPq - Laboratório Interdisciplinar em Metodologias Ativas. 

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Publicado

2021-09-18

Como Citar

Sonia Bessa. (2021). Professores em tempos de pandemia: percepções, sentimentos e prática pedagógica. Devir Educação, 183–205. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.410