O Programa Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG: um olhar sobre sua história, experiências e possibilidades

  • Glauco Roberto Gonçalves Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno UFG
  • Vivianne Fleury de Faria Universidade Federal de Goiás - UFG
Palavras-chave: Ensino; Mestrado Profissional; Transdisciplinaridade; Educação Pública.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a história de formação e desenvolvimento do Programa de Pós Graduação em Educação em Ensino Básico do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás(PPGEEB/CEPAE/UFG), um programa de mestrado profissionalizante multidisciplinar eminentemente voltado para docentes da rede pública (municipal, estadual e federal), bem como de profissionais da rede privada e de educadores que atuem em espaços informais e não formais de ensino, possibilitando que tais docentes realizem pesquisas e estudos sobre suas práticas educacionais e sobre as políticas educacionais e de ensino. Para isto, recorremos a um breve histórico deste Centro de Ensino para contextualizar e apresentar as especificidades deste programa com destaque para a formação de professores, pesquisa com intervenção e criação de produtos educacionais e a relação entre projetos de ensino transdisciplinares do CEPAE e pesquisa escolares desenvolvidas e em andamento no PPGEEB. Finalmente relatamos duas pesquisas, uma em fase de finalização e outra já finalizada a fim de demonstrar o tipo de produção oriunda do nosso mestrado profissional.

Biografia do Autor

Glauco Roberto Gonçalves, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, professor efetivo do Centro de Ensino e Pesquisas Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo. Suas pesquisas envolvem o urbano, o cotidiano e o lúdico, bem como o entendimento crítico dos espaços escolares, da educação tradicional e da mercantilização da educação. É membro do grupo de estudos e pesquisas "Geografia Urbana: a vida cotidiana e o urbano" do Laboratório de Geografia Urbana da USP. Coordena o grupo de estudos e pesquisas "Espaço-tempo na escola" no CEPAE-UFG. É membro do LUDENS-USP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Futebol e Modalidades Lúdicas). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3347218484822776. Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: glauco.goncalves@ufg.br

Marilza Vanessa Rosa Suanno, UFG

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona - UB (2011/2012).

Vivianne Fleury de Faria, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Literatura Brasileira pela UNB, Mestre em Estudos Literários pela UFG, Bacharelado e Licenciatura em Letras pela UFG, Professora Associada I de Língua Portuguesa do CEPAE- UFG. Membro da RIEC desde 2012.  Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0FA9512BA2A8B91656C2B469A0C08354. Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: vivianne_fleury_faria@ufg.br

Referências

ANTUNES, Benedito. O ensino da literatura hoje. Fronteiraz, São Paulo, nº 14, p. 3- 17, jullho de 2015.
BOURDIEU, Pierre. Escritos da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
FERREIRA, Maria J. de M.; GONZAGA, Deusimar. Colégio de Aplicação: 40 anos de Educação em Goiânia. Goiânia, Cegraf-UFG, 2008.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
GONÇALVES, Glauco R. Pedagogia da ocupação (e ocupação da pedagogia): as escolas ocupadas e suas práticas de educação democrática no Ensino Básico. In: MESQUITA, Deise, N. C. (org.) Escola de educação básica para todos. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017.
MESQUITA, Deise N. de C (org). Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás: 50 anos de história. Goiânia, Gráfica da UFG, 2018.
OLIVEIRA, Isadora, M.; PEIXOTO, Stefany Monteiro. Grêmio Damiana da Cunha: uma análise teórica e empírica das transformações no CEPAE. p.45-63 In: MESQUITA, Deise N. de C (org). Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás: 50 anos de história. Goiânia, Gráfica da UFG, 2018.
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Proposta do PPGEEB/CEPAE/UFG: Relatório CAPES 2019.
SILVA, Alcir, H. Cepae/UFG 50 anos de História. In: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás: 50 anos de história. Deise N. de C. Mesquita (org), Goiânia, Gráfica da UFG, 2018.
SILVA, Jean, M. O Ensino da Geografia em classe hospitalar/domiciliar: desafios, práticas e possibilidades. Defendida em 28 de Outubro de 2019. 197 páginas. Dissertação de mestrado em Ensino. CEPAE-UFG, Goiânia, 2019.
SILVA, Jean, M.; GONÇALVES, Glauco R. Ensino por meio da música em ciências humanas: uma prática possível sugestões de músicas para serem utilizadas como recursos didáticos em classes regulares e hospitalares em Goiás. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2019.
SINGER, Helena. Definição e característica da pesquisa ação-comunitária. In: SINGER, Helena (org). Cidade Escola Aprendiz - Coleção Tecnologias do Bairro Escola: Volume 1 - Pesquisa-ação Comunitária. São Paulo: Associação Cidade Escola Aprendiz/Fundação Itaú Social, 2011. p. 16-33.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Brasília: 2015. 493 f. Tese (Doutorado Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Católica de Brasília.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005.
LUCARELLI, Elisa. Teoría y prática em la universidad: La innovación em las aulas. Buenos Aires: Miño y Dávila Editora, 2009.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação – novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.
MORIN, Edgar. La Vía. Para el futuro de la humanidade. Tradução Núria Petit Fontseré. Barcelona: Paidós, 2011.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
UFG. PDI/UFG 2018-2022. Disponível em: https://www.ufg.br/up/1/o/PDI_UFG_-_Plano_de_desenvolvimento_institucional_2018-2022.pdf. Acesso em 20/07/2020.
SANTOS, Akiko & SOMMERMAN, Américo. Ensino disciplinar e transdisciplinar: uma coexistência necessária. Rio de Janeiro: WAK, 2014.

WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: Insurgencias desde las Grietas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SuMPMn4sOuc&t=1109s. Acesso em 20/06/2020.
Publicado
2020-11-29