Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.242Resumo
O presente trabalho deseja apontar (re)verificações acerca da pesquisa Acadêmica em Educação. As (re)verificações serão feitas a partir de uma perspectiva outra, a partir de uma perspectiva descolonial e das experivivências das autoras em questão. As mulheres e autoras da pesquisa são pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e trazem para a pesquisa relatos de suas experiências como participantes do programa. No decorrer das disciplinas e da produção dos projetos de pesquisa, as autoras perceberam algumas divergências acerca de como a pesquisa acadêmica está posta, em grande parte, moderna. Pois, se pensarmos (hegemonicamente), logo existiremos. Pensamos porque sentimos. Mas tendo em vista a perspectiva descolonial dos trabalhos das autoras juntamente com o do orientador, a perspectiva eurocêntrica, hegemônica e moderna que ainda impera a pesquisa acadêmica, não nos cabe. Para isso trazemos reflexões e experiências em diálogo com diversos autores que pensam de forma outra a pesquisa acadêmica, propondo a opção descolonial como possibilidade para mudança da estrutura disciplinar moderna encontrada ainda nas Uni-versidades.
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