As práticas de letramento matemático digital e o papel mediador das tecnologias digitais: uma experiência com o software superlog na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.232Palavras-chave:
Educação Matemática, Letramento Matemático, Educação BásicaResumo
O artigo em tela refere-se a um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, cujo objetivo foi o de analisar as potencialidades do ambiente computacional Logo em práticas de letramento matemático digital no desenvolvimento do pensamento algébrico. Os dados foram gerados a partir de tarefas desenvolvidas com estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Para fundamentação teórica, foram utilizados como aporte teórico autores que discutem sobre as tecnologias digitais e sobre o letramento matemático e letramento digital com foco em Soares (2002), Ribeiro e Coscarelli (2017), Street (2004), Borba (2001) e Mendes (2007). Obteve-se como resultado a compreensão de que o uso das tecnologias digitais potencializa o processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que o estudante é colocado frente a sua realidade social, pois atualmente a tecnologia digital faz parte da história e do contexto cultural dos sujeitos, e essa utilização da tecnologia digital, e de outras mídias, e a intencionalidade em que a situação desencadeadora de aprendizagem foi elaborada permitiu que fossem mobilizados os conhecimentos cotidianos, os conhecimentos matemáticos e os conhecimentos digitais que eles já possuíam e somando-se àqueles que eles adquiram durante a tarefa, atingindo aos objetivos de aprendizagem.
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