Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.420Palavras-chave:
Pandemia covid; Docência; Mal-estar/bem-estar docente.Resumo
O presente estudo visa a analisar a percepção e os sentimentos de bem-estar e mal-estar dos professores, sobre o ensino remoto em tempos de pandemia. autores, como Esteve (1999), Nóvoa (2009), Santos (2020), Saviani e Galvão (2021), Brooks (2021) e outros, auxiliaram no suporte teórico para entendermos o complexo trabalho da docência. A coleta de dados se deu por meio de questionário on-line pelo google forms para todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Maracaju – MS. Sem sombra de dúvida o professor foi uma das profissões com mais fatores de mal-estar, porém também foi a profissão que mais se reinventou durante a pandemia, superando várias dificuldades, entre elas o de manter o vínculo com os alunos à distância, principalmente quando muitas destas crianças estão em situação de vulnerabilidade.
Downloads
Referências
AMORIM, Douglas Carvalho.; COSTA, Jane Araújo Costa. Impactos da pandemia Covid-19 no processo formativo de professores de Biologia de um mestrado profissional: desafios em tempos de quarentena. Revista Devir Educação, Lavras, vol.2, n.4, p.80-103, jul./dez., 2020
BAPTISTA, Makilim Nunes., et.al. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia Organizações e Trabalho,19(1), 564-570, 2019.
BROOKS, Samantha. Et.al. K.; The Psychological Impact of Quarantine and How to Reduce It: Rapid Review of the Evidence. The Lancet, [S. l.], v. 395, n. 10227, p. 912-920, 2020. DOI: http://dx.doi. org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8. Disponível em: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2820%2930460-8
Acesso em: 22 maio 2020.
CODO, Wanderley. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.
CONNELL, Raewyn. Bons professores em um terreno perigoso: rumo a uma nova visão de qualidade e do profissionalismo. Educação e pesquisa, são Paulo, v.36, n. especial, p.165-184, 2010.
ESTEVE, José Manuel Zaragoza. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Tradução de Durley de Carvalho Cavicchia, Bauru/SP: EDUSC, 1999.
GAMA, Maria Eliza Rosa.; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. o trabalho docente: expectativas e interesses da pesquisa educacional nas últimas décadas no Brasil. Anais da 35ª Reunião Nacional da ANPED, 2012. disponível em http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-2393_int.pdf.
GARCIA, Luís Manuel Mendes. Associação Nacional de Educação Católica no Brasil, https://anec.org.br/noticias/desafios-para-educacao-em-tempos-de-pandemia/ acesso em: 20/05/2020.
GONDIM, Sonia.; BORGES, Lívia de Oliveira. Significados e Sentidos do Trabalho do Home-Office: Desafios para a Regulação Emocional. In: Orientações técnicas para o trabalho de psicólogas e psicólogos no contexto da crise COVID-19. 2020. https://www.sbpot.org.br/central-de-conteudo-covid19/wp-content/uploads/2020/04/SBPOT_TEMATICA_5_Gondim_Borges.pdf.
JESUS, Saul Neves de. Professores sem stress: realização profissional e bem-estar docente. Porto Alegre: Mediação. 2007.
LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCELO GARCIA, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, vol. 2, nº 3, ago/dez, p. 11-49, 2010.
MARCHESI, Alvaro. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.
NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim; et al. Psicologia escolar em tempo de pandemia: dilemas, incertezas e perspectivas de atuação. In: NEGREIROS, Fauston.; FERREIRA, .Breno de Oliveira (Orgs.). Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. https://www.ifpi.edu.br/noticias/eBook_PsicologiaEscolar.pdf. Acesso em:03/04/2021.
NÓVOA, Antonio Sampaio da. Professores: Imagens do Futuro Presente. Educa. Lisboa, 2009.
NÓVOA, Antonio Sampaio da; ALVIM, Yara. Nothing is new, but everything has changed: A viewpoint on the future school. Prospects 49, 2020, p. 35–41. Disponível em: https://rdcu.be/cfn6V. Acesso em: dez. 2020.
PEREIRA, Mara Dantas, et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: Uma revisão integrativa. Research Society and Development, 9(7), e652974548, 2020.
SANTOS, Boaventura Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Editor Edições Almedina, Abril, 2020. http://www.abennacional.org.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Livro_Boaventura.pdf acesso em: 14/11/2020.
SARAIVA, Illyushin Zaak, et. al. Impactos das Políticas de Quarentena da Pandemia Covid-19, Sars-Cov-2, sobre a CT&I Brasileira: prospectando cenários pós-crise epidêmica. Cadernos de Prospecção, 13(2 COVID-19), 378, 2020.
SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente. UNIVERSIDADE e SOCIEDADE #67, ANDES-SN n Ano XXXI - janeiro de 2021.
SOUZA, Jose Batista de; MELO, Daniele Santana de; SILVA SOUZA, Suely Cristina. Possibilidades e desafios no trabalho docente em tempos de pandemia: uma experiência significativa na Faculdade do Nordeste da Bahia. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 24,p. 1-25, e-15952.041,2021.Disponível em https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor acesso em: 22 de maio de 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.