Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia

Autores

  • Eliane Terezinha Tulio Ferronatto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Helen Thais dos Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.420

Palavras-chave:

Pandemia covid; Docência; Mal-estar/bem-estar docente.

Resumo

O presente estudo visa a analisar a percepção e os sentimentos de bem-estar e mal-estar dos professores, sobre o ensino remoto em tempos de pandemia. autores, como Esteve (1999), Nóvoa (2009), Santos (2020), Saviani e Galvão (2021), Brooks (2021) e outros, auxiliaram no suporte teórico para entendermos o complexo trabalho da docência. A coleta de dados se deu por meio de questionário on-line pelo google forms para todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Maracaju – MS. Sem sombra de dúvida o professor foi uma das profissões com mais fatores de mal-estar, porém também foi a profissão que mais se reinventou durante a pandemia, superando várias dificuldades, entre elas o de manter o vínculo com os alunos à distância, principalmente quando muitas destas crianças estão em situação de vulnerabilidade.

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Biografia do Autor

Eliane Terezinha Tulio Ferronatto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Pedagogia Pré Escola e Séries Iniciais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2003). Mestrado em politicas públicas pelo Programa de Pós-Graduação - Universidade Católica Dom Bosco (2009). Doutorado em educação na Linha de pesquisa “Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente” pelo Programa de Pós-Graduação - Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; pesquisadora/integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Formação, Trabalho e Bem-estar Docente (GEBem/CNPq) da Universidade Católica Dom Bosco e vice lider do grupo de pesquisa GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES, TRABALHO DOCENTE E FORMAÇAO DE PROFESSORES PARA INFÂNCIAS (GEPINFÂNCIAS/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em politicas públicas e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, educação infantil, professor iniciante e bem-estar/mal- estar docente.

Helen Thais dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atua no curso de Licenciatura em Pedagogia na Unidade Maracaju/Ms. Doutora em Educação (2018) e Mestre em Educação (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Educação- PPGE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/FCT, Câmpus de Presidente Prudente, na linha de pesquisa Infância e Juventude. Especialista em Educação Infantil (2010) pela UNESP/FCT. Graduada em Pedagogia (2006).Possui,também, Habilitação no Magistério para Educação Infantil (2007) pela UNESP/FCT . Graduada em Letras (2004) pela Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE. Habilitada no Magistério em Nível Médio-CEFAM (2002). Atuou como professora de Educação Infantil na Rede Privada de Ensino-Colégio Anglo Prudentino (2003-2008) e, também, na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente (2009-2011). Atuou como vice-diretora de escola pela Prefeitura Municipal de Pirapozinho (2009) ; como professora titular de cargo efetivo, PEB I, pelo Governo do Estado de São Paulo (2005-2015). Atuou como Professora Coordenadora de Apoio à Gestão Pedagógica-PCAGP (1º sem de 2014) pelo Governo do Estado de São Paulo. Bolsista CAPES (Doutorado 2º sem 2014-2015). Atuou como Diretora de Escola na Rede Municipal de Presidente Prudente, de 2016 -2019. Tem experiência na área de Educação e atua nas áreas: Educação Infantil, Formação de professores para Educação Infantil, Gestão Escolar de instituições de Educação Infantil, saberes profissionais e abordagem autobiográfica em pesquisas educacionais.

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Publicado

2021-09-18

Como Citar

Ferronatto, E. T. T., & Santos, H. T. dos. (2021). Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia. Devir Educação, 269–286. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.420