Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.235Palavras-chave:
Ensino Híbrido; Sala de Aula Invertida; Formação de Professores; Metodologias Ativas.Resumo
O presente artigo elege como objeto de estudo a formação docente continuada e o uso das tecnologias digitais e das Metodologias Ativas: sala de aula invertida e ensino híbrido como recurso metodológico para o aprimoramento do docente. Parte-se do pressuposto de que no atual contexto social o ensino convencional deve ser repensado, para que seja capaz de promover que os alunos sejam sujeitos ativos e autônomos do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. Observa-se que o paradigma educacional necessita de transformações, assim como as decorrentes mudanças na sociedade devido ao uso das tecnologias digitais cada vez mais presentes. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar a relevância da formação docente continuada para com o trabalho com as tecnologias digitais e uma mudança em sua prática pedagógica mediante ao trabalho com as Metodologias Ativas. Para a consecução deste estudo proposto, foi realizada uma pesquisa teórica que buscou embasamentos fundamentais para promover tal reflexão. Nesse sentido, o trabalho se justifica pela necessidade de propor uma reflexão sobre a importância das TDIC e as Metodologias Ativas para uma formação de alunos autônomos, mais críticos e reflexivos contribuindo com a sua formação cidadã. A reflexão deste estudo teve como pretensão incentivar futuros pesquisadores a utilizarem em suas aulas recursos mais interativos visando outras direções em relação ao ensino-aprendizagem.
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