Dossiê temático: Da produção de livros de literatura infantil às práticas de leitura literária
Organizadoras:
Renata Junqueira Souza (UNESP-Presidente Prudente / UFLA)
Ilsa do Carmo Vieira Goulart (UFLA)
Ângela Balça (Universidade de Évora Portugal)
Descrição: A da história da produção de livros de literatura infantil aparece atrelada a perspectivas ideológicas, em que prevaleceu a preocupação com a formação do leitor, o moralismo, o nacionalismo, a utilização do texto como instrumento didático, entre outros. A partir da segunda metade do século XX tem-se uma produção mais direcionada para aspectos literários, estéticos e artísticos, em que a literatura infantil, ganha amplitude na produção editorial, assegurando seu caráter de direito humano e bem cultural. Com a expansão da produção literária para crianças, consequentemente, ampliam-se as práticas que envolvem a relação entre a criança e o livro, seja na perspectiva social ou educacional, tornam-se objetos pensáveis. As práticas de leitura e de mediação literária assumem um papel diferenciado nesse processo de compreensão leitora e de formação literária. As pesquisas que se direcionam a tecer a história da leitura revelam que, em decorrência do contexto social e cultural, em tempos e espaços distintos, o ato de ler foi compreendido de formas diferentes (Manguel, 1997). Diante disso, o Dossiê “Da produção de livros de literatura infantil às práticas de leitura literária” tem por objetivo reunir produções acadêmicas, como ensaios, resultados de pesquisas ou estudos que discutem acerca da produção de livros de literatura infantil, das ações de leitura literária a partir da produção literária infantil nacional e internacional, das práticas de leitura literária em contextos escolares e não escolares, das práticas de mediação literária em contextos escolares e não escolares, da relação de leitores com a materialidade de obras literárias.
Justificativa: Tendo seu surgimento condicionado às transformações sócio históricas que deram origem à concepção de infância, a literatura infantil se desenvolveu e se consolidou como arte comprometida aos interesses da família e da escola. Desse modo, atende às exigências do contexto em que está inserida, o que fica claro no projeto de nacionalização que marca a literatura infantil na virada do século XIX. Os caminhos que essa literatura percorre que vão do idealismo exaltado e didatismo ao lúdico e à interação com o leitor, desaguam na contemporaneidade em espaço multicultural e transdisciplinar em que a voz de narradores e personagens discutem diferentes conflitos identitários da criança. A literatura infantil contemporânea se configura no diálogo com a tradição oral e popular, com as vanguardas artísticas, os posicionamentos políticos, as tecnologias e abre novas possibilidades de leitura e interação com o leitor e o mediador da leitura no livro pensando como objeto artístico e no espaço da web. Atendendo à formação do leitor, nesse novo contexto, as propostas ou estratégias de práticas pedagógicas da leitura literária visam o envolvimento da criança no processo de construção de sentidos. Nesse percurso, os gêneros que compõem a literatura infantil são considerados em suas especificidades e diferentes formas de adaptação e no diálogo com a tradição. Os contos de fadas, as narrativas dramatizadas, os poemas que convidam ao lúdico, são algumas das formas apresentadas que, nutridas do imaginário infantil, convidam o leitor à participação de um novo mundo que se apresenta, que nasce no processo da leitura. Com a diversidade livros de literatura infantil produzidos e em circulação, desencadeiam-se práticas de leitura outras, que precisam ser pensadas e discutidas. O Dossiê Temático “Práticas de leitura literária” abarca discussões teóricas, ensaios, estudos e/ou resultados de pesquisas a produção de livros de literatura infantil, sobre ações de leitura literária a partir da produção literária infantil nacional e internacional, sobre as práticas de leitura literária em contextos escolares e não escolares, sobre práticas de mediação literária em contextos escolares e não escolares, sobre a relação de leitores com a materialidade de obras literárias.
Cronograma
Submissões: 01/10/2025 até 30/01/2026
Período de avaliação dos artigos: 20/01/2026 até 30/03/2026
Período de editoração dos artigos: 01/04/2026 até 30/05/2026
Publicação: junho de 2026