Sobre a Revista

Apresentação

A revista científica Devir Educação, a partir do início do ano de 2022,  passa a adotar o sistema publicação contínua, o que significa que os artigos submetidos, após aprovados pelos pareceristas ad hoc, serão publicados, sequencialmente, em  um único volume anual.

Nossa revista teve sua primeira publicação em 2017 e  está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Teve a atribuição do QUALIS B1 pela avaliação  da CAPES (2017-2020). 

De caráter multidisciplinar, a revista publica artigos inéditos, nacionais e internacionais que contemplam o campo educacional em suas diferentes vertentes, visando aprofundar o diálogo com as diversas áreas do conhecimento. Sua missão é estimular os estudos e pesquisas acadêmicos, bem como trazer ao debate temas que elevem a qualidade da produção científica em nível nacional e internacional. A publicação destina-se à pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais da área educacional .

ISSN: 2526-849X - Prefixo DOI: 10.30905  - Qualis/Capes- B1

 

Foco e Escopo

De caráter multidisciplinar, a Devir Educação propõe-se a publicar artigos inéditos, nacionais e internacionais, que contemplem o campo educacional em suas diferentes vertentes.

Além da seção de artigos, a revista  apresenta em seu conteúdo seções específicas destinadas à publicação de dossiês temáticos, resenhas, criações, bem como de entrevistas com pesquisadores. A publicação se destina a pesquisadores da área, professores e profissionais da educação, alunos de graduação e de pós-graduação.

Os textos submetidos serão admitidos para publicação após avaliação cega por pares, desde que atendam ao escopo geral da revista e às normas para publicação, mesmo no caso de edições que porventura privilegiem edições temáticas.

Periodicidade

Adota o sistema de publicação contínua. A revista Devir Educação recebe artigos em caráter de fluxo contínuo e a  publicação dos artigos aceitos, após receberem o código de identificação serão publicados em volume único anual.

 

Editor-chefe

Carlos Betlinski (Universidade Federal de Lavras -UFLA), Lavras-MG, Brasil

Editores adjuntos

Francine de Paulo Martins (Universidade Federal de Lavras - UFLA), Lavras-MG, Brasil

Helena Maria Ferreira (Universidade Federal de Lavras-UFLA)

Kleber Tuxen Carneiro Azevedo (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG-Brasil

 

CONSELHO EDITORIAL

Alex Sander da Silva (Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC)- Criciúma-SC, Brasil

Aline Maria de Medeiros Rodrigue Reali (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)- São Carlos-SP,Brasil

Antonio Hernández Fernández (Universidad de Jaén, Espanha)

Celso Luis aparecido Conti (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) - São Carlos-SP, Brasil

Claudia De Barros Camargo (Universidad de Jaén, Espanha).

Dalva de Souza Lobo (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Eliane Santana Dias Debus (Universidade Federal de Santa catarina - UFSC) - Florianópolis- SC, Brasil

Evaldo Piolli (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) - Campinas- SP, Brasil

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis - ( Universidade Federal de Lavras- UFLA) - Lavras  - MG - Brasil

Florinda Leonilde Ferreira Martins  - Universidade Católica Portuguesa - LISBOA-PORTUGAL

Kleber Tuxen Carneiro Azevedo - (Universidade Federal de Lavras - UFLA) - Lavras- MG - Brasil

Luis Roberto Gomes (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) - São Carlos-SP, Brasil

Miguel Pérez Ferra. (Universidad de Jaén. España.)

Miguel Vedda ( Facultad de Filosofía y Letras) - Universidad de Buenos Aires (UBA) 

Renato Bueno Franco (Universidade Estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Araraquara) - Araraquara-SP, Brasil

Rocío Quijano López. (Universidad de Jaén. España.)

 

Equipe de apoio técnico:

Murilo Carmagnani Lopes: apoio técnico operacional

 

CORPO DE PARECERISTAS

UFLA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Carlos Betlinski (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Elaine das Graças Frade (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Erica Alves Barbosa Medeiros  (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Fernanda Barbosa Ferrari  (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Francine de Paulo Martins  (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Helena Maria Ferreira (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Ilsa do Carmo Vieira Goulart  (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Marco Antonio Villarta Neder (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Mauriceia Silva de Paula Vieira (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Paulo Henrique Arcas (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Regilson Maciel Borges (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Rodrigo Garcia Barbosa  (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Vanderlei Barbosa (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Vera Simone Schaefer Kalsing (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

OUTRAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS

Adriana Rocha Bruno – (Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF), Juiz de Fora-MG, Brasil 

Aline Maria de Medeiros Rodrigue Reali (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar), São Carlos-SP, Brasil

Carlos Henrique Rodrigues – (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Florianópolis-SC- brasil

Celso Luis aparecido Conti (Universidade Federal de São Carlos -  UFSCar), Florianópolis-SC, Brasil

Evaldo Piolli (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP), Campinas-SP- Brasil

Jose Lucas Pereira Bueno.( Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM), Uberaba-MG, Brasil 

Luis Roberto Gomes (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar), São Carlos-SP, Brasil

Maria do Rosário Abreu e Sousa (Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Mary Francisca do Careno (Universidade Estadual Paulista - UNESP-ASSIS)- Assis, SP, Brasil

Marina Pinheiro Fortunato (Faculdade Unida de Suzano - SP), Suzano-SP, Brasil

Regina Célia Grando – (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Florianópolis-SC, Brasil

OUTRAS INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS

Alfonso Camargo Muñoz. Universidad Santo Tomás-Tunja. Colombia.

Humberto Ortega Villaseñor. Universidad Nacional Autónoma de México.

María Natalia Calderón Astorga. Centro Especializado en Lenguaje y Aprendizaje (CELA). Costa Rica.

Sandra Marques Queiroz, PhD.  Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias (ESESFM). Lisboa. Portugal.

 

POLÍTICAS

Taxas para submissão e publicação de textos

A Devir Educação não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Licenciamento de Conteúdo

A revista Devir Educação  adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Ética e boas práticas na publicação

Revista Devir Educação, dedica-se a publicação de textos originais e inéditos de qualidade editorial. Ao fomentar o intercâmbio de pesquisas de abrangência regional, nacional e internacional prima pela ética científica de todos os envolvidos - Editores, Conselho Editorial, Conselho Científico, Pareceristas ad hoc e Autores, e pauta seus procedimentos em conformidade com as diretrizes do CNPq e o código de conduta e normas de boas práticas para editores de periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE)

Sistema anti-plágio

Qualquer suspeita de plágio,incluindo nessa categoria também a republicação de texto sem comunicação prévia ao Corpo Editorial da DEVIR EDUCAÇÃO sua anuência – deve ser comunicada ao Corpo Editorial da DEVIR EDUCAÇÃO, para que seja averiguada e, caso comprovada, tomadas as providências cabíveis.

Qualquer pessoa – autor, leitor ou parecerista – que suspeite da ocorrência de plágio dentro do periódico deverá entrar em contato conosco através do e-mail: devir.ded@ufla.br.

A Devir Educação adota o sistema anti-plágio Copy Spider como forma de assegurar a conduta ética em suas publicações. 

 

Política de arquivamento

A revista Devir Educação está vinculada à Rede de Preservação PKP como forma de preservação dos conteúdos publicados. A PKP desenvolveu a Rede de Preservação PKP (PKP PN) para preservar digitalmente os periódicos OJS. O programa LOCKSS oferece preservação descentralizada e distribuída, acesso contínuo e perpétuo e preservação da versão original autêntica do conteúdo. O PKP PN garante que os periódicos que não fazem parte de nenhum outro serviço de preservação digital (como CLOCKSS ou Portico) possam ser preservados para acesso de longo prazo.

Ficha catalográfica elaborada pela Coordenadoria de Processos Técnicos da Biblioteca Universitária da UFLA

 

 

ISSN: 2526-849X

Prefixo DOI: 10.30905 

Qualis/Capes- B1