Entre experiências e suportes: contribuições do materialismo histórico e dialético na formação do indivíduo

Autores

  • Custódio Jovêncio Barbosa Filho

Resumo

No trato com as experiências e suportes, este estudo buscou analisar as contribuições que a concepção materialista e dialética da história pode proporcionar, como espaços formativos de indivíduo. Tomando como aporte teórico-metodológico um estudo bibliográfico baseado em Marx e os marxistas Plekhanov (1980); Thompson (1987, 1998, 2002, 2010); Pistrak (2000) dentre outros, nos permitiu a partir desta aproximação teórica, compreender como estes autores puderam contribuir de forma significativa para dar conta da questão-problema proposta por este estudo: quais contribuições a concepção materialista e dialética da história pode proporcionar, como espaços formativos de indivíduo, nas relações existentes entre experiências e suportes? Este estudo mostrou que no percurso da história, por meio das experiências, tendo por base alguns suportes, a concepção materialista e dialética da história tem proporcionado um ótimo espaço de interação e formação para os indivíduos que se colocam em movimento de maneira, intencional, em vivenciar novas experiências que emergem nos diversos tempos e espaços em que estes indivíduos transitam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Filho, C. J. B. (2017). Entre experiências e suportes: contribuições do materialismo histórico e dialético na formação do indivíduo. Devir Educação, 1(2), 67–83. Recuperado de https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/45

Edição

Seção

Artigos de pesquisa