Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação

Autores

  • Agnes Priscila Martins de Morais Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Priscila Franciely Souza Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.235

Palavras-chave:

Ensino Híbrido; Sala de Aula Invertida; Formação de Professores; Metodologias Ativas.

Resumo

O presente artigo elege como objeto de estudo a formação docente continuada e o uso das tecnologias digitais e das Metodologias Ativas: sala de aula invertida e ensino híbrido como recurso metodológico para o aprimoramento do docente. Parte-se do pressuposto de que no atual contexto social o ensino convencional deve ser repensado, para que seja capaz de promover que os alunos sejam sujeitos ativos e autônomos do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. Observa-se que o paradigma educacional necessita de transformações, assim como as decorrentes mudanças na sociedade devido ao uso das tecnologias digitais cada vez mais presentes. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar a relevância da formação docente continuada para com o trabalho com as tecnologias digitais e uma mudança em sua prática pedagógica mediante ao trabalho com as Metodologias Ativas. Para a consecução deste estudo proposto, foi realizada uma pesquisa teórica que buscou embasamentos fundamentais para promover tal reflexão. Nesse sentido, o trabalho se justifica pela necessidade de propor uma reflexão sobre a importância das TDIC e as Metodologias Ativas para uma formação de alunos autônomos, mais críticos e reflexivos contribuindo com a sua formação cidadã. A reflexão deste estudo teve como pretensão incentivar futuros pesquisadores a utilizarem em suas aulas recursos mais interativos visando outras direções em relação ao ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Agnes Priscila Martins de Morais , Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestre em Educação, Universidade Federal de Lavras, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Priscila Franciely Souza, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestre em educação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, Minas Gerais, Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-08-12

Como Citar

Martins de Morais , A. P., & Franciely Souza, P. (2020). Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação. Devir Educação, 10–32. https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.235