Interculturalidade e educação: diálogo e conflito na formação e prática docente

Autores

  • Neusa Maria Mendes de Gusmão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Resumo

A discussão em torno de processos referidos à interculturalidade e ao interculturalismo, por si só, evidencia a existência de diferentes concepções para cada um dos termos assim referenciados. Contudo há lugares teóricos e lugares de prática que nem sempre correspondem aos pressupostos contidos nos princípios que norteiam tais processos, mesmo quando discursivamente assumidos. A partir de casos concretos, pretende-se discutir as possibilidades do sistema educacional no caso brasileiro, suprir as demandas em torno da diversidade de grupos e de culturas que chegam ao espaço escolar e que implicam processos de formação e prática docentes diferenciadas. Nesse debate busca-se refletir o papel e as possibilidades da chamada Educação Diferenciada que constitui um campo político de luta na sociedade brasileira, que apesar de leis avançadas em termos de educação para a diversidade, ainda se pauta por um sistema nacional único.

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Biografia do Autor

Neusa Maria Mendes de Gusmão, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Universidade de Campinas - UNICAMP – Brasil

Publicado

2017-04-27

Como Citar

Gusmão, N. M. M. de. (2017). Interculturalidade e educação: diálogo e conflito na formação e prática docente. Devir Educação, 1(1), 75–96. Recuperado de https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/15

Edição

Seção

Artigos de pesquisa