Chamada para publicação do Volume 2 ( maio/2021) do Dossiê " Desafios e avanços dos MPE para o processo de formação de professores"
De acordo com Fialho e Hetkowski (2017), apesar das dificuldades de consolidação dos mestrados profissionais em educação no Brasil, já se anunciam perspectivas para fortalecimento das bases epistêmicas e metodológicas para o campo da pesquisa e da formação de professores. Para os autores, os mestrados profissionais
[...] vão se constituindo como espaços de aplicação e geração de processos formativos e de investigação, de natureza teórica e metodológica, que se abrem perante o extenso campo de atuação de professores, gestores e profissionais da educação, fortalecidos pela aproximação entre a educação superior e a educação básica. (p. 19).
Nesse contexto, é que nos sentimos motivados a organizar um dossiê para que possamos evidenciar os desafios e os avanços dos MPE para o processo de formação de professores.
Eixos para edição 2020-2 - volume 1 – (novembro 2020)
- Demandas para a consolidação dos MPE
- O MPE no âmbito das políticas públicas na educação
- Formação de professores no contexto dos MPE
- A articulação com as redes de ensino da Educação Básica
- A visibilidade dos impactos sociais, econômicos e culturais dos MPE
Eixos para edição 2021/1 – volume 2 ( maio/2021)
- Os trabalhos de conclusão de curso no contexto dos MPE
- Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nos MPE
- A produção intelectual e o desenvolvimento de produtos técnico-tecnológicos no âmbito dos MPE
- Autoavaliação e a qualificação das ações dos MPE
- Pesquisa com intervenção nos MPE