Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR <p>A revista científica <em>Devir Educação, a partir do início do ano de 2022, </em> passa a adotar o sistema de publicação contínua, o que significa que os artigos submetidos, após aprovados pelos pareceristas ad hoc, serão publicados, sequencialmente, em um único volume anual.</p> <p>Nossa revista<em> teve sua primeira</em> publicação em 2017 e <em> </em>está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Teve a atribuição do QUALIS B1 pela avaliação CAPES 2017-2020.<em> </em></p> <p>De caráter multidisciplinar, a revista publica artigos inéditos, nacionais e internacionais que contemplam o campo educacional em suas diferentes vertentes, visando aprofundar o diálogo com as diversas áreas do conhecimento. Sua missão é estimular os estudos e pesquisas acadêmicos, bem como trazer ao debate temas que elevem a qualidade da produção científica em nível nacional e internacional. A publicação destina-se à pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais da área educacional .</p> <p>ISSN: 2526-849X - Prefixo DOI: 10.30905 - Qualis/Capes- B1</p> <h3> </h3> <p> </p> <p> </p> pt-BR <p>A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.</p> <div class="separator">&nbsp;</div> carlosbetlinski@ufla.br (Carlos Betlinski) carlosbetlinski@ufla.br (Carlos Betlinski) Wed, 03 Jan 2024 21:40:56 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Principais temáticas investigadas nas dissertações sobre a prática docente de professores de Biologia no Ensino Médio entre 2012-2022 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/828 <p>Este artigo objetivou apresentar os principais temas abordados por pesquisas em dissertações de programas de Mestrado Acadêmico e Profissional publicados entre 2012-2022 com relação à prática docente de professores de Biologia no Ensino Médio. Com base nesta análise, classificamos os estudos que foram desenvolvidos. Identificamos também quais instituições e programas de pós-graduações publicaram mais sobre o assunto. Além disso, apresentamos os principais resultados obtidos e apontamos temas menos explorados no campo. A metodologia desenvolvida foi a abordagem qualitativa com a utilização de procedimentos técnicos do tipo revisão bibliográfica. Para a realização de análise das pesquisas encontradas utilizou-se a análise de conteúdo, baseada em Bardin (2011). O lócus da pesquisa se desenvolveu por meio de consultas ao banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. Os resultados apontaram 38 trabalhos que abordaram temas relacionados com a prática docente em Biologia, sendo classificados em quatro categorias: Metodologia Educacional, Educação em Ciências Biológicas, Aprimoramento Profissional e Avaliação de Recursos Educacionais. A pesquisa demostrou uma multiplicidade de contextos que influencia o processo de trabalho dos educadores, englobando variáveis como a formação inicial e contínua do docente, as condições laborais e os aspectos didáticos inerentes ao processo.</p> Fabio Neves Ribeiro, Domenica Palomaris Mariano de Souza Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/828 Mon, 24 Jun 2024 00:00:00 -0300 O perfil socioeconômico dos discentes de Licenciaturas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN) https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/815 <p>O artigo analisa o perfil socioeconômico de 120 discentes matriculados em cursos de Licenciatura na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no Campus do Pantanal (CPAN). Estes discentes representam uma amostra dos acadêmicos que cursam licenciaturas presenciais, na fronteira oeste do Brasil. O conjunto de participantes da pesquisa é composto por discentes que aceitaram responder um questionário disponibilizado na Plataforma <em>Google Forms</em>, no período entre 01 de agosto e 30 de setembro de 2023. O questionário contemplou aspectos como gênero; raça; faixa etária; situação laboral; composição familiar dos discentes; e também registrou informações sobre a trajetória escolar e as suas expectativas em relação à formação recebida no Ensino Superior. A partir dos dados coletados e com o auxílio de pesquisas que abordam o processo de democratização do Ensino Superior, o artigo busca ampliar o conhecimento existente a respeito dos discentes de Licenciaturas que residem na fronteira Brasil/Bolívia.</p> Fabiano Quadros Rückert, Felipe Dartagan Maropo Teixeira de Castro, Gonçalina Francisca de Oliveira Martta Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/815 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Ser professor de Educação Infantil: motivações, dificuldades e provisão ambiental https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/730 <p>Este artigo aborda o lugar do/a professor/a de Educação Infantil, de modo a destacar as motivações da escolha profissional, as dificuldades e as diversas relações estabelecidas entre colegas, família e órgãos reguladores oficiais da Educação. Trata ainda do papel do ambiente e de suas possíveis interferências, ofertando ou não, a sustentação necessária ao cumprimento das tarefas inerentes aos/às educadores/as. Para explanação do tema, foi utilizada a teoria winnicottiana, contribuições de alguns autores que se referem à Educação, bem como excertos de entrevistas realizadas com cinco educadoras de um Centro de Educação Infantil (CEI) da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). O/a professor/a ocupa o centro da discussão, na medida em que pode, a partir de cuidados adequados dirigidos à criança, interferir na constituição subjetiva e, assim, prevenir riscos e promover saúde.</p> Maria Aparecida de Carvalho, Rosa Maria Tosta Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/730 Mon, 20 May 2024 00:00:00 -0300 Conteúdos locais na proposta pedagógica curricular de Pato Branco/PR: uma análise a partir do componente curricular de história https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/761 <p>O artigo aborda as relações entre a política do currículo nacional, a paranaense e a municipal de Pato Branco/PR. Toma-se como foco as reformas curriculares iniciadas com a aprovação de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular do Estado do Paraná: princípios, direitos e orientações, o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP) e, por fim, a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) de Pato Branco. O objetivo foi analisar a PPC quanto à inclusão de conteúdos locais no componente curricular História dos anos iniciais do ensino fundamental. A abordagem qualitativa de pesquisa documental, com base nos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD), consistiu em análises de documentos das políticas de currículo nas esferas nacional, estadual e municipal, bem como de outros documentos complementares. Constatou-se a ausência de conteúdos locais, compreendidos como aqueles incluídos na PPC além dos estabelecidos pelos documentos curriculares de referência do Paraná. A PPC limitou-se a apresentar orientações didáticas a partir da caracterização de uma nova categoria de organização da prescrição curricular, as “Proposições Didáticas”, o que pode resultar no ensino dos conteúdos dos componentes curriculares superficiais ou pouco aprofundados na relação com o contexto social e cultural dos estudantes.</p> Talita Vanessa de Matos Gobbi, Clésio Acilino Antônio Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/761 Wed, 05 Jun 2024 00:00:00 -0300 Profissionalização do ensino no espaço público institucional: os agentes do campo educacional na propaganda governamental do censo escolar https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/844 <p>A partir da transversalidade e do diálogo entre as áreas de educação e comunicação, este artigo analisa o filme da propaganda governamental do censo escolar brasileiro de 2021 e observa os seus elementos estéticos e de linguagem fílmica para obter representações da educação no espaço público institucional e a maneira como nele está construída a ideia de docência como profissão. Ao destacar imagens da propaganda institucional, a abordagem é sobre os elementos cênicos, as padronagens de cores, a construção de personagens, as posturas, os gestos e os figurinos, para transcender a percepção dos detalhes em termos de reflexão sobre o texto/diálogo, metáforas e a simbolização imanente. A análise encontra fundamentação teórica nos aportes conceituais bourdieusianos de campo, agente e <em>habitus. </em>A propaganda governamental, naqueles momentos históricos de autoritarismo, expressa formas de representação (de escola e dos espaços de trabalho escolar; de agentes educacionais; dos relacionamentos que os profissionais da educação estabelecem no campo educacional, dentre outras) que reproduzem violências simbólicas, estereotipias de gênero e relações de dominação, segregação e colonialidade que tensionam a profissionalização do ensino, naquilo que envolve a docência evoluir de uma concepção de vocação para uma de profissão.</p> Regina Zanella Penteado, Belarmino Cesar Guimarães da Costa, Clayton José Budin Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/844 Mon, 20 May 2024 00:00:00 -0300 A educação como um complexo ideológico em Lukács https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/807 <p>O objetivo deste artigo é identificar o vínculo entre educação e ideologia na obra<em> Para uma ontologia do ser social</em> de Georges Lukács (2018), com o intuito de demonstrar que a educação é um complexo essencialmente ideológico. A pesquisa é de natureza teórica, tendo como fundamentos metodológicos os pressupostos ontológicos lukácsianos. Para cumprir com o objetivo proposto, na primeira seção identificamos a essência e a função da educação. Na sequência, apreendemos os aspectos determinantes da ideologia. Por último, analisamos como as determinações da ideologia se vinculam ao complexo da educação na obra do autor. Como resultado desta pesquisa introdutória, observamos que a essência da educação é ser uma mediação entre indivíduo e gênero na apropriação e transmissão do patrimônio histórico-genérico humano. E como função social influenciar os indivíduos frente às novas alternativas para reagirem de modo socialmente desejado. Essas duas determinações da educação confluem tanto para o sentido amplo de ideologia, que é tornar a práxis consciente e operativa, como para o sentido estrito, ser meio para combater conflitos sociais.</p> Sheila Nunes Pereira, Neusa Maria Dal Ri Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/807 Wed, 20 Mar 2024 00:00:00 -0300 O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (RJ) e a eleição dos grêmios estudantis em 2018: uma gestão democrática? https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/712 <p>O artigo descreve sob uma ótica de gestão democrática a eleição dos grêmios estudantis no ano de 2018 realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, um órgão da Secretaria Municipal de Educação, da cidade do Rio de Janeiro, tendo como exemplo, os estatutos de duas agremiações em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. A pequena produção científica sobre grêmios estudantis e a própria legislação educacional justificam a realização da pesquisa de natureza qualitativa que utilizou a análise documental como metodologia. Concluímos que houve sim por parte do NIAP uma preparação e organização da eleição das agremiações de estudantes em 2018 sem, contudo, ser essa uma medida administrativa fundamentalmente democrática. </p> Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Elaine Cristina do Carmo Andrade Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/712 Thu, 07 Mar 2024 00:00:00 -0300 As disputas em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Pedagogia histórico-crítica https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/751 <p>Busca-se neste trabalho adentrar nos debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) publicada em 2018. Apresenta-se inicialmente algumas das perspectivas em que as disputas que envolvem as políticas públicas educacionais podem ser compreendidas, percebendo-as como disputas complexas que perpassam diferentes âmbitos teórico-metodológicos. Posteriormente, explora-se algumas das principais críticas ao documento a partir da Pedagogia histórico-crítica. Nas considerações finais, reflete-se brevemente o enfrentamento às problemáticas apontadas, salientando o papel da Pedagogia histórico-crítica e desafia-se à novas pesquisas sobre as políticas educacionais e as diretrizes da educação escolar no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa e a discussão bibliográfica, priorizando-se produções já referenciadas em outros estudos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma introdução aos debates em torno da BNCC e, assim, na formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Básica, buscando perspectivas que caminhe na direção de uma educação transformadora da realidade e promotora da justiça social.</p> Viviane Margarida Melo Menezes Bernardes, Wildes Jesus Rodrigues Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/751 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Sociologia da educação: uma outra aproximação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/805 <p>O artigo pretende servir de material complementar, de apoio, à disciplina de Sociologia da Educação para os cursos universitários de licenciatura. Aborda o surgimento da sociologia aplicada à educação, enfatizando o fato de que não há neutralidade na produção científica. Esclarece o significado da educação numa perspectiva ontológica e sua apropriação interesseira e interessada pelas classes sociais. Evidencia a atuação possível da sociologia da educação na perspectiva do capital e na perspectiva do trabalho, diferenciando-as. Procura, enfim, fortalecer a perspectiva do trabalho na sua luta contra-hegemônica e para além do capital mediante leituras sociológicas histórico-críticas da realidade, permitindo ações organizadas, mais conscientes e eficazes, para sua transformação radical.&nbsp;</p> Iael de Souza Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/805 Thu, 09 May 2024 00:00:00 -0300 Forjando uma pátria nova: a experiência singular das brizoletas no Rio Grande do Sul na segunda metade do século 20 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/689 <p>Por meio deste texto apresenta-se um estudo relacionado à musealização de prédios escolares denominados brizoletas, os quais foram construídos no Estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 1959 e 1963. Pode-se perceber que as brizoletas têm sido constituídas em monumentos públicos dedicados à comemoração do seu próprio passado e, neste sentido, têm sido desenvolvidas ações de mobilização com vistas à conservação e restauração de remanescentes destes prédios escolares; difusão nas mídias locais de noticiários relacionados a eles; mobilização da figura do ex-governador enquanto liderança de movimentos pela escolarização; rememoração desta experiência singular enquanto justificativa para a proposição de leis vinculadas com a escola de tempo integral, assim como diferentes usos da experiência e da relação familiar com o ex-governador como qualificativo nas disputas político-partidárias no Estado.</p> Claudemir de Quadros Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/689 Mon, 15 Jan 2024 00:00:00 -0300 Apresentação Dossiê Comemorativo: 50 anos do PPGE/Unimep https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/786 <p>Sem resumo</p> Cesar Romero Vieira Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/786 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 50 Anos de produção acadêmico-científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/785 <p>Este artigo traz em suas páginas um breve relato histórico sobre os 50 anos da produção acadêmico-científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Os dados apresentados são de aspectos quantitativos, em relação à produção científica, mas abrangem também os aspectos qualitativos, ao relatar as diferentes fases de sua existência. Além disso, constitui-se em uma homenagem a todos discentes, docentes e corpo administrativo que nesses 50 anos trabalharam e se dedicaram para que esse fosse um programa de reconhecida excelência de abrangência nacional e internacional, mas que, lamentavelmente, está preste a encerrar suas atividades acadêmicas.</p> Cesar Romero Vieira, Carolina Martin, Danilo Rodrigues Pimenta Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/785 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 A contribuição formativa e a excelência do PPGE-UNIMEP: memórias discentes https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/781 <p>Por ocasião da comemoração dos 50 anos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE-UNIMEP), convidamos alguns de seus egressos para que pudessem compartilhar suas vivências e memórias do período em que estudaram e se formaram no curso de mestrado e/ou doutorado. Neste texto, são apresentados os depoimentos de 8 profissionais da área da Educação, que passaram pelo PPGE-UNIMEP e que relatam suas experiências formativas e afetivas em um Programa Stricto Sensu que podemos caracterizar como pluriversal, tamanha sua inserção social nacional e, também, internacionalmente. Os autores dos relatos deixam entrever a relevância das experiências formativas adquiridas no período do curso e que se refletiram em seus diversos contextos de trabalho na Educação.</p> Antonio Filogenio de Paula Junior, Renata Pucci Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/781 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 Narrativas docentes do PPGE-UNIMEP: reminiscências de formação em pesquisa e docência na pós-graduação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/774 <p>O presente texto é composto por depoimentos de professores e professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, alusivos aos 50 anos de existência dos cursos de mestrado e doutorado em educação. Os testemunhos narram a experiência singular e coletiva vivida pelos docentes na pesquisa, docência e formação de mestres e doutores ao longo das cinco décadas celebradas em 2022. Distintos momentos dessa história, desde sua origem, fazem emergir lembranças e marcas de uma experiência acadêmica plena de aprendizado e realizações, proporcionadas pelo ambiente intelectual, profissional e afetivo desse lugar.</p> Claudia Santana Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/774 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 As contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP para a pesquisa e a educação de pessoas com deficiência https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/768 <p>Este texto tem como tema a pesquisa em Educação Especial realizada por alunos e seus orientadores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba desde sua criação, em 1972. Integram as discussões um histórico da construção da Educação Especial como área de investigação no PPGE - UNIMEP e um levantamento de teses e dissertações defendidas entre 2004 e 2021 e disponibilizadas na Biblioteca Digital da UNIMEP. Considera-se a importância de investigar aquilo que foi produzido como forma de contribuir para o (re)conhecimento da história da Educação Especial como campo de pesquisa no Programa e enquanto instrumento e motor para a (re)construção de um futuro plural e possível no tocante à produção científica na área.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Maria Inês Bacellar Monteiro, Mateus Henrique do Amaral, Maria Cecilia Carareto Ferreira Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/768 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 Em comemoração dos 50 anos do programa de Pós-graduação em Educação da Unimep https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/762 <p>Ao ensejo do cinquentenário do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Metodista de Piracicaba, o artigo traz algumas análises e reflexões&nbsp; nascidas das lembranças de minha participação nos inícios de sua criação e do acompanhamento que tive de seu desenvolvimento e de sua contribuição à educação nacional, ao longo dessas cinco décadas. Além de compartilhar da merecida homenagem a uma experiência exitosa, busca-se registrar referências históricas de sua trajetória bem como reiterar os desafios para os quais essa comemoração nos alerta, face às mudanças contextuais que envolvem a educação brasileira nos dias atuais.</p> Antônio Joaaquim Severino Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/762 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 A voz e a vez de Elaine Xavier Pereira, secretária do PPGE/Unimep https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/773 <p>Entrevista com Elaine Xavier Pereira, que foi secretária do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE–Unimep) por 26 anos (de 1996 a 2022). Elaine trabalhou com seriedade, dedicação, competência e comprometimento por todo esse período no PPGE, sendo uma das responsáveis pela reconhecida avaliação do Programa junto à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): nota 5 desde os anos 2000. Dada sua importância para a história do PPGE, nesse dossiê comemorativo do aniversário dos 50 anos, sua voz não poderia deixar de ser ouvida e nem seu testemunho esquecido, pois a história de Elaine é também parte significativa da história do PPGE e vice-versa. Nessa perspectiva, apresentamos a entrevista realizada com Elaine pelos docentes Bruno Pucci e Thiago Antunes-Souza, no dia 26 de agosto de 2022.</p> Bruno Pucci, Thiago Antunes-Souza Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/773 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 PPGE-UNIMEP 50 Anos: In Memoriam https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/780 <p style="margin: 0cm; text-align: justify;">Este pequeno ensaio quer ser uma singela homenagem póstuma aos reitores da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), aos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIMEP (PPGE/UNIMEP) e aos mestres e doutores formados por este Programa, que já deixaram este mundo, uns há mais tempo, outros recentemente, e nos deixaram saudosos e, ao mesmo tempo, gratos pelos testemunhos de suas vidas e obras, pelas suas realizações educacionais e emancipatórias, pela continuidade dos ensinamentos científicos e educacionais recebidos e produzidos no PPGE/UNIMEP. Nessa perspectiva, nossa homenagem se estende a Três Reitores da UNIMEP que muito contribuíram para que o PPGE se transformasse em um Programa Educacional de excelência, a docentes do PPGE que no dia a dia de muitos anos orientaram mestrandos e doutorandos em Educação e a mestres e doutores formados pelo PPGE que muito contribuíram em suas atividades educacionais por uma formação científica, democrática e emancipatória. Que suas histórias continuem a nos inspirar e que nós continuemos com constância e determinação a missão por eles deixada. <em>Resquiecant in pace</em>.</p> Bruno Pucci, Renata Helena Pin Pucci Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/780 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 PPGE/UNIMEP 1972: O primeiro Pós-Graduação em Educação do Interior Paulista https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/772 <p>O Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UNIMEP, foi criado em agosto de 1992 e se constituiu como o terceiro mestrado em Educação Paulista e como o primeiro mestrado em Educação do interior do Estado de São Paulo. A partir dos anos 1990, com o apoio da UNIMEP na constituição de um corpo docente experiente e com a contratação de docentes aposentados da Unicamp e da UFSCar, o PPGE/UNIMEP se consolidou como Programa e criou o Doutorado em Educação (1992). Inicialmente, a constituição do processo pedagógico-científico se desenvolvia através de “Áreas de Concentração”. Posteriormente, com a criação do Doutorado passou-se a viger os “Núcleos de Pesquisa”, mais adequados ao processo de ensino e de investigação científica. Do ano 2000 ao ano de 2020, o PPGE foi avaliado com a nota 5, pela CAPES, indicativo de que tinha atingido os principais objetivos de um Programa, com mestrado e doutorado. O PPGE/UNIMEP formou mestres e doutores para 10 Estados Brasileiros e para 5 outros países e pesquisadores seus, a convite dos Coordenadores da Área de Educação, participaram de atividades de caráter nacional, como: membros da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES; Acompanhamento Institucional de Programa de Pós-Graduação em Educação de outras universidades; Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio Capes de melhor Tese; e Comissão de Avaliação dos Periódicos Acadêmicos da Área da Educação. Em 2021, ao completar 50 Anos de Programa de Pós-Graduação em Educação, o PPGE/UNIMEP tinha sido palco da defesa de 899 Dissertações de Mestrado e 282 Teses de Doutorado, perfazendo o total de 1.181 produções científicas</p> Bruno Pucci Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/772 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 PPGE/Unimep – 50 Anos Núcleos de Estudos e Pesquisas https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/787 <p><strong>Resumo</strong></p> <p>Este artigo teve por escopo, em estudo descritivo-analítico, conceituar e descrever uma das mais importantes atividades curriculares do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep denominada Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP), assim como avaliar sua importância para o alcance dos objetivos essenciais desse Programa ao longo dos seus 27 anos de funcionamento. Para tanto este texto inicia-se com um conjunto de questões que pode ser representado pelas que seguem: 1) Em que momento da trajetória do PPGE-Unimep foram constituídos os Núcleos de Estudos e Pesquisas (NEP)?&nbsp; 2) Qual era sua finalidade e como se inseria no Currículo do Programa (Mestrado e Doutorado)? 3) Qual sua relação com as anteriores áreas de concentração e com as ações necessárias para concretizar os dois Eixos Temáticos preferenciais do Programa adotados desde a implantação do doutorado (1992)? A resposta a essas e outras questões foi alicerçada em informações e dados constantes de atas do Colegiado do Programa, de portarias e/ou resoluções, dos relatórios anuais, bianuais, trianuais e quadrienais da Coleta Capes, assim como de Pareceres de Comissões de Visita, enviadas pela Capes, e de decisões deste órgão de regulação e controle sobre o desempenho do Programa.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Estudos e Pesquisas; atividades curriculares; orientação coletiva.</p> Valdemar Sguissardi Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/787 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 Teoria crítica no PPGE/Unimep: trajetória de pesquisas, congressos e publicações https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/779 <p>Produzido para a efeméride dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep, comemorados em 2022, este artigo propõe evidenciar as contribuições do GEP – Grupo de Estudos e Pesquisa “Teoria Crítica e Educação”, criado na UFSCar, em 1991, e que passou a funcionar também na Unimep, a partir de 1996, destacando: I – Os projetos de pesquisa vinculados à teoria crítica da sociedade; II – Os congressos científicos realizados em Piracicaba sob a orientação da teoria crítica; III - A teoria crítica nas dissertações e teses do PPGE-Unimep e demais produções científicas. O artigo rememora as atividades de fundação do Grupo de Pesquisa, em São Carlos, quando buscava empreender leituras e projetos sobre a importância histórico-filosófica do Instituto de Pesquisa Social, fundado em 1923, em Frankfurt, e seus principais pensadores, notadamente Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Hebert Marcuse, com a perspectiva de apropriação e atualização de suas contribuições teóricas e metodológicas, de modo a desvendar suas potencialidades formativas. O artigo menciona a ampliação do Grupo de Pesquisa em outras sedes, com destaque para Piracicaba, trazendo a contemporaneidade do pensamento teórico-crítico em temas de transversalidade da educação com outras áreas de saber, notadamente a filosofia, a estética, a tecnologia, a psicologia, a política cultural, a comunicação e a ética, em suas imbricações inesgotáveis nas teses, artigos e livros publicados, congressos, reuniões de leitura, em meio a encontros culturais e muito diálogo. Destaca que o sentido freiriano de a educação estar contida no afeto atravessa as experiências, as pessoas, os lugares, desses 25 anos de Teoria Crítica no PPGE/Unimep.</p> Belarmino Cesar Guimarães da Costa, Bruno Pucci Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/779 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 Por que não consigo ensinar com tecnologias nas minhas aulas? https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/725 <p>A presente resenha propõe analisar, de maneira descritiva e crítica, o livro “ Por que não consigo ensinar com tecnologias nas minhas aulas” escrito por Elaine Jesus Alves, essa obra foi resultante dos seus estudos de doutorado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho - Braga, Portugal e, também, de um pós-doutoramento na mesma especialidade realizado pouco tempo depois com a finalidade de afinar e testar o modelo proposto para a formação continuada de professores em literacia digital, intitulado “Formação Integrada, Permanente e Integrada para a Literacia Digital” (FIPELD).</p> Gabriele Silva Carneiro Batista Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/725 Wed, 10 Jan 2024 00:00:00 -0300 Educação em questão: tendências, estratégias e resistências https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/738 <p>Esta é uma resenha da obra Educação em Questão: tendências, estratégias e resistências, lançada em 2021 e organizada pela Rede de Egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras, pela professora Mestra Cristina Rezende Eliezer e pelos professores Doutores Regilson Maciel Borges e Paulo Henrique Arcas. O manuscrito reúne 17 capítulos que discutem e problematizam temas contemporâneos emergentes do campo da educação e nos convida para um diálogo reflexivo acerca do desenvolvimento profissional docente tanto no nível básico quanto no nível superior de ensino. Os textos, originados de pesquisas, ressaltam possibilidades para transformar a educação e compartilham diferentes saberes que, com certeza, contribuem para um ensino de qualidade.&nbsp;&nbsp;</p> Daniella Gualberto Neves Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/738 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 -0300 Apresentação do Dossiê: Meandros, Desafios e Possibilidades Educacionais na Contemporaneidade https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/837 <p>.</p> Leandro Silva Moro, Carlos Alberto de Vasconcelos Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/837 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 Estado de conhecimento: formação docente com foco na educação inclusiva para aluno surdo https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/794 <p>Esta pesquisa denominada estado do conhecimento tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico sobre as produções científicas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) sobre a formação continuada na educação inclusiva para aluno surdo. Em um recorte temporal de 2010-2020, o estudo analisou o corpus de 11 trabalhos. Os resultados destacam-se que apenas 11 produções científicas abordam essa temática no marco temporal, sendo que nove dissertações e duas teses, a região centro-oeste apresenta a maior quantidade de produção e a predominância da pesquisa qualitativa. Concluímos que as investigações realizadas nos programas de pós-graduações são extremamente escassas, ressaltando que as duas teses são de programas de ciências exatas. Na área da educação, embora muitos professores atuem com alunos com deficiência, não existe fomento para as investigações científicas.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Wagner dos Santos Guimarães; Maristela Félix dos Santos, Renildes de Melo Souza Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/794 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 Uma estética negra em produções da literatura infantil brasileira https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/834 <p>Este trabalho almeja nalisar a representação da est[ética negra nas produções da literatura infantuil brasileira, como: "As tranças de Bintou" (2004), de Sylviane A. Diouf, "O Cabelo de Lelê" (2007), de Valéria Belém (2009) e "Betina" (2009) de Nilma Lino Gomes. Com a intenção de atingir os objetivos específicos: a) Mapear as imagens atribuídas aos personagens negros nas Literaturas infantis citadas. b) Identificar os discursos atribuídos aos personagens negros/as nas obras em análise; e c) Discorrer em que medida as obras analisadas apontam para uma ressignificação na literatura infantil com relação a identidade étnico-racial. A metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como base a luz da crítica literária em consonância com os teóricos. Com base na análise percebeu-se uma repressentação positiva da população negra contribuindo com os propósitos da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Nacionais para a&nbsp; Educação&nbsp; das Relações Étnico-raciais. Assim, coclui-se que as respectivas obras literárias contribui para ressignificação da população negra.</p> Jiselda Meirielly de França Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/834 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 Revisão sistemática de literatura: linguagem de programação Logo no ensino de geometria matemática https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/799 <p>Esta pesquisa teve como objetivo analisar as produções científicas publicadas na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período compreendido entre 2016 e 2021, na perspectiva de fazer um levantamento do estado do conhecimento que tenha uma relação com o uso da linguagem de programação Logo e o ensino de matemática. Trata-se de um levantamento do tipo revisão de literatura, que busca à identificação e análise qualitativa dos dados a partir dos trabalhos que constituíram o <em>corpus </em>pesquisado.</p> Guilherme Barbosa Biriba, Jamille Silva Madureira, Henrique Nou Schneider Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/799 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 Uma análise do discurso da pobreza e riqueza no Youtube https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/830 <p>Levando em consideração a discussão de classe na sociedade do século XXI e o predomínio de discursos que são envolvidos nesse contexto, o objetivo desse artigo será analisar discursivamente como esses discursos são construídos nas falas dos sujeitos, através do <em>website Youtube. </em>Partindo de uma percepção inicial, constatou-se uma divergência entre o que ser pobre e ser rico é significado socialmente, percebendo que não possuem as mesmas repercussões e impactos sociais. Baseando-se em autores da Análise do Discurso (AD) de linha francesa como Pêcheux (2002) Orlandi (1996), Maldidier (1997) e Maingueneau (1997), serão utilizados seis vídeos retirados da referida plataforma para analisar como estão sendo disseminados os discursos do pobre como classe cômica ou negativa, em contrapartida com o desejo/comprovação da riqueza e, em decorrência, o fortalecimento do capitalismo.</p> Iane da Silva Santos Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/830 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 Prática docente e tecnologias digitais: o que vem sendo discutido a partir da pandemia? https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/795 <p>No Brasil, a partir da implantação do Ensino Remoto Emergencial, em 2020, devido à pandemia da covid-19, intensificou-se o uso de tecnologias digitais na educação. Dessa forma, tornou-se possível a continuidade do ensino e aprendizagem durante o isolamento social. O presente artigo tem por objetivo, apresentar um estado do conhecimento acerca de publicações de 2020 a 2022, demonstrando a relação dos docentes com o uso das TDIC, a partir da pandemia. Como resultados iniciais, percebemos um conjunto de dificuldades relatadas pelos docentes, mas também, um grau de abertura para os usos e práticas dessas tecnologias no contexto escolar. Por fim, refletimos também acerca da necessidade de atualização da formação docente.</p> Silmara Cavalcante Oliveira de Araujo, Cristiano Mezzaroba Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/795 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 Judicialização das políticas públicas em educação no Brasil: um fenômeno em curso https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/803 <p>O presente artigo visa discorrer sobre o conceito de judicialização e seus efeitos e influência nas políticas públicas, sobretudo nas que integram o campo da educação. No que tange à judicialização, objetiva-se apresentar considerações e reflexões sobre sua origem e sua ascensão no debate público abrangendo políticas públicas de âmbito educacional. Este trabalho pretende também abordar a força exercida pela judicialização no ciclo de políticas públicas e o papel desempenhado pelas instituições do sistema de justiça no processo de judicialização citadas, afinal Defensoria Pública, Ministério Público e Supremo Tribunal Federal detêm potencial para agir e interferir nas questões referentes às políticas públicas. Por último, este artigo mira ampliar a discussão sobre as marcas da judicialização nas políticas públicas de educação apresentando transformações na área educacional impulsionadas pela Constituição de 1988.</p> João Camilo Sevilla Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/803 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 Contextualização do ensino de Matemática com Ciências e a aprendizagem baseada em problemas: uma prática no oitavo ano do ensino fundamental https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/831 <p>Neste trabalho, apresenta-se uma prática de ensino com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), nas aulas de Matemática em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Uruguaiana/RS, envolvendo quinze alunos e a professora-pesquisadora, regente do componente curricular. O estudo teve como objetivo verificar as potencialidades e desafios da metodologia ABP no processo ensino-aprendizagem de Matemática, ao oportunizar a participação ativa e a interação entre os estudantes, e como uma alternativa ao método tradicional. A situação-problema com a temática sobre o consumo de energia elétrica residencial foi elaborada de forma a integrar os componentes curriculares de Matemática e de Ciências através do princípio da contextualização. Os resultados mostraram que com a mediação da docente os estudantes realizaram as atividades de forma colaborativa nos grupos, favorecendo a aprendizagem.</p> Lisandra Pintos Sabedra, carlos Maximiliano Dutra Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/831 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 A interdisciplinaridade no ensino de química na revista Química Nova na Escola https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/801 <p>No Brasil há uma forte influência da visão de Interdisciplinaridade defendida pela pedagoga, filósofa e antropóloga Ivani Fazenda, entretanto há estudos norte-americano e francês que precisam ser considerados. Partindo desse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar como e de que forma a interdisciplinaridade no ensino de química é tratada na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) nos últimos 11 anos. Estabelecemos dois critérios de busca para esta seleção, primeiro, indicação do termo “Interdisciplinaridade”, ou termos relacionados, no título e nas palavras-chave dos artigos e, segundo a presença do termo “Interdisciplinaridade”, ou termos relacionados, nos resumos dos artigos. Foram selecionados e avaliados 50 trabalhos, sendo este o <em>corpus</em> da investigação. A criação de categorias se fez a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1995). Os resultados apontaram que há uma valorização das práticas interdisciplinares nos trabalhos analisados, embora seja um periódico nacional brasileiro, há uma predominância da visão Francesa sobre interdisciplinaridade, seguida da ótica Norte-Americana e, por último a compreensão Brasileira, defendida por Ivani Fazenda (2011).</p> <p> </p> <p><sup> </sup></p> Éverton da Paz Santos, Marlene Rios Melo Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/801 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 TIC e as tecnologias assistivas https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/802 <p>Este artigo objetiva refletir sobre os aspectos da Tecnologia de Informação e Comunicação e a Tecnologia Assistiva no processo de inclusão educacional da Pessoa com Deficiência. Seu contexto é constituído dos aspectos extraído durante os desdobramentos da tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe defendida em julho de 2021. A proposta do uso das tecnologias está na capacidade de potencializar o aprendizado e a inclusão no ambiente escolar. Dessa forma, o professor que atuará com as tecnologias na escola, deve conhecê-las e saber como utilizá-las. Por isso a importância dos recursos utilizados, aqui se destacam a TA, que deve ser vista como aliada na efetivação e promoção da interação do aluno com deficiência e seu desenvolvimento. É necessário elucubrar sobre os aspectos, no sentido de compreender a pessoa com deficiência como ser humano que possui impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, considerando os aspectos fundamentais. É por esses e outros motivos que a evolução da tecnologia revela, a cada momento de sua história, uma profunda interação entre os incentivos e as oportunidades que favorecem as inovações tecnológicas e as condições socioculturais.</p> Anderson de Araujo Reis, Carlos Alberto de Vasconcelos Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/802 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 Aprender sustentabilidade: caminhos de uma horta comunitária urbana do Sul do Brasil https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/804 <p>O artigo aborda a importância da interdisciplinaridade na educação e na promoção de uma cultura de sustentabilidade nas cidades. Destaca as preocupações relacionadas aos riscos ambientais, desigualdade social e injustiça, e reitera a necessidade de lidar com esses desafios em um mundo em colapso ambiental. Explora-se a ideia de atravessar o deserto como uma metáfora para enfrentar os desafios contemporâneos argumentando que este enfretamento envolve a participação em práticas sociais situadas, especialmente em comunidades de prática. As comunidades de prática assim são definidas como conjuntos de relações entre pessoas, atividades e o mundo em que vivem ao longo de um dado tempo. Desempenham papel fundamental na aprendizagem pensada como prática social. A Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro é apresentada como um exemplo de iniciativa bem sucedida que promove a educação ambiental, a inclusão social e a produção de alimentos orgânicos. A história e os princípios da horta são destacados, incluindo seu papel na formação de comunidades de prática. Conclui-se o texto enfatizando a importância do apoio das instituições educativas e da articulação política entre diferentes atores para enfrentar os desafios ambientais e sociais contemporâneos.</p> Lilian Alves Schmitt, Marcos Villela Pereira , Isabel Cristina de Moura Carvalho Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/804 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 Proposta para ensinar conceitos de campo elétrico e magnético para estudantes cegos e/ou baixa visão https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/800 <p>A discussão sobre eletricidade, magnetismo e a relação entre eles é fundamental para compreender o desenvolvimento da ciência e tecnologia, bem como é a base para o funcionamento de algumas máquinas e situações do cotidiano. Entretanto, pesquisas indicam que estudantes dominam pouco esse assunto. Considerando essa perspectiva, este artigo propõe modelos pedagógicos para a construção de conceitos de campo elétrico e magnético com estudantes cegos e/ou com baixa visão, utilizando tecnologia assistiva. O material discute as possibilidades das intervenções feitas em sala de aula e poderá ser desenvolvida em turmas do 3º ano do Ensino Médio ou em turmas de áreas especificas da Física. A articulação entre atividades experimentais e práticas investigativas permitirá pensar em diferentes possibilidades de atividades, portanto, favorável à criação em aula de um contexto propício para investigar e construir conceitos de campo elétrico e magnético, em sala de aula.</p> Rodrigo Pinheiro Teles Vaz, Sebastião Rodrigues-Moura Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/800 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 Taxonomías curriculares y pedagogías críticas https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/814 <p>Las taxonomías han construido hegemonía silenciosa marcando la secuencia, orden y jerarquía de los aprendizajes, estandarizando la labor pedagógica. Este ha sido el signo de la despedagogización en los últimos cincuenta años, dinámica asociada al viejo régimen de reproducción y control por biopoder. Las taxonomías de objetivos educativos constituyen un encuadre ideológico que concibe a la mente como una máquina y los aprendizajes como programación. Lo paradójico es que estas taxonomías construyen hegemonía en el ocaso del régimen biopolítico y el emerger del nuevo régimen de reproducción de datos y contenidos que implanta el sistema mundo capitalista como resultado de la aceleración de la innovación científico-tecnológica y la transición hacia la cuarta revolución industrial. En este artículo, revisaremos también los desarrollos taxonómicos recientes en razón de la importancia que vienen tomando para el diseño de las interfaces en plataformas educativas, no solo de la industria tecnológica sino en prototipos financiados por los estados nacionales. Nuestra perspectiva es que estas taxonomías reproductoras resultaron útiles para el sistema mundo capitalista en el campo educativo durante las primeras revoluciones industriales, pero hoy constituyen no solo un problema para la educación emancipadora sino incluso para el nuevo modelo de reproducción del capitalismo de la cuarta revolución industrial. Lejos de desaparecer el interés por el tema taxonómico, hay un resurgir de búsquedas porque los programadores informáticos requieren de una ruta secuencial para sus programaciones e interfaces. Este artículo, junto a otros esfuerzos complementarios desde las pedagogías críticas, procuran contribuir a desatar un <em>big bang</em> epistémico en ese campo.</p> Luis Francisco Bonilla Molina Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/814 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300 Educação inclusiva no ensino de Ciências para alunos autistas: experiências de professores em escolas públicas de Valença do Piauí-PI https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/812 <p>O presente estudo investiga as práticas de ensino de professores do Ensino Fundamental - Anos Finais no município de Valença do Piauí, em relação à inclusão de alunos autistas, notadamente na disciplina de Ciências. A pesquisa problematizou: como as práticas de ensino dos professores do município de Valença do Piauí têm atendido ao ensino e aprendizagem dos alunos autistas? Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa, com a aplicação de uma entrevista semiestruturada aos professores. Os dados coletados foram tratados de acordo com Análise de conteúdo para a interpretação dos resultados. Concluiu-se que há avanços com relação ao ensino e inclusão de alunos autistas no município, porém, ainda existem problemas que dificultam a efetiva implementação da modalidade. O desafio principal é a falta de formação continuada para os docentes que atuam nas salas de aulas comuns, pois, para que a inclusão se torne realmente eficaz, deve partir da formação e qualificação constantes dos educadores.</p> <p>&nbsp;</p> Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, Bruna Kelly Quaresma Cardoso Copyright (c) 2024 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/812 Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 -0300