https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/issue/feedDevir Educação2025-01-02T14:51:38-03:00Carlos Betlinskicarlosbetlinski@ufla.brOpen Journal Systems<p>A revista científica <em>Devir Educação, a partir do início do ano de 2022, </em> passa a adotar o sistema de publicação contínua, o que significa que os artigos submetidos, após aprovados pelos pareceristas ad hoc, serão publicados, sequencialmente, em um único volume anual.</p> <p>Nossa revista<em> teve sua primeira</em> publicação em 2017 e <em> </em>está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Teve a atribuição do QUALIS B1 pela avaliação CAPES 2017-2020.<em> </em></p> <p>De caráter multidisciplinar, a revista publica artigos inéditos, nacionais e internacionais que contemplam o campo educacional em suas diferentes vertentes, visando aprofundar o diálogo com as diversas áreas do conhecimento. Sua missão é estimular os estudos e pesquisas acadêmicos, bem como trazer ao debate temas que elevem a qualidade da produção científica em nível nacional e internacional. A publicação destina-se à pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais da área educacional .</p> <p>ISSN: 2526-849X - Prefixo DOI: 10.30905 - Qualis/Capes- B1</p> <h3> </h3> <p> </p> <p> </p>https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/886Formação de professores em CALL para o ensino de língua inglesa: o uso de objetos digitais2024-11-18T19:04:32-03:00Laysa Cristina de Oliveiralaysa.oliveira@estudante.ufla.brPatrícia Vasconcelos Almeidapatricialmeida@ufla.br<p>O ensino de línguas teve de se adaptar às circunstâncias da pandemia e do distanciamento social, demandando o uso de objetos digitais de aprendizagem (ODAs) e o conhecimento em Computer-Assisted Language Learning (CALL) para garantir a continuidade do ensino. As tecnologias digitais (TDs) possibilitam o uso de recursos multimodais, ampliando a experiência educacional, permitindo que o professor atue como facilitador no guiar dos alunos. No entanto, os educadores enfrentaram desafios no uso das TDs, ressaltando a necessidade de formação continuada para acompanhar sua evolução. Por meio de uma abordagem teórico-conceitual embasada em pesquisas relevantes nesse campo de estudo, este artigo tem como objetivo apresentar a área do conhecimento que envolve os trabalhos em CALL e discorrer sobre o uso de ODAs e plataformas de aprendizado digitais no contexto do ensino de línguas estrangeiras. Ainda com base em estudos pertinentes, esta pesquisa visa também apresentar a relevância e a necessidade da formação continuada para professores, destacando a transição que a educação vivencia em face do advento da tecnologia. Após análise dos estudos selecionados compreende-se que é fundamental que os educadores adquiram competências digitais por meio de formação continuada, tornando-se agentes de transformação na educação, promovendo uma abordagem criativa e inovadora no uso das TDs para uma educação de qualidade na era digital.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/891A relação trabalho-educação e as reformas curriculares no Brasil: implicações para a gestão escolar2024-09-23T17:01:58-03:00Luis Carlos de Oliveiraluis.oliveira1@educacao.sp.gov.brPaulo Fioravante Giaretapaulo.giareta@ufms.br<p>Este artigo aborda a relação entre as reformas curriculares e a gestão escolar no sistema educacional brasileiro. Responde pelo objetivo de analisar as exigências demandadas pelo sistema educacional para o gestor escolar no âmbito das políticas públicas, com centralidade para as políticas educacionais. Metodologicamente, o estudo estrutura-se como exercício analítico-crítico, com aporte na abordagem crítica e auxílio da técnica da Análise Documental. Em caráter conclusivo, o texto aponta para a incidência das reformas curriculares, como da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como estratégia para adequação e produção de perfil da gestão escolar no Brasil de forma mais conveniente para as demandas da complexidade da relação trabalho-educação no atual modelo de organização social capitalista.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/933Educação midiática e prática de ensino em contexto pandêmico.2024-12-17T16:00:57-03:00Daiane Trabuco da CruzDaianeTrabuco45@gmail.comNilcelio Sacramento de Sousanilsousa@mail.uft.edu.brAbinalio Ubiratan da Cruz Subrinhoubiratansobrinho80@gmail.com<p>Incorporar a Educação Midiática no currículo escolar é fomentar um ensino (des)compartimentalizado e alicerçado na postura ativa das/os estudantes, inevitavelmente, imersas/os no meio digital. Nessa perspectiva, é imprescindível a utilização de conteúdos que possibilitem a exploração por meio da interdisciplinaridade. Neste trabalho, consumimos a temática Método Científico em uma proposta de ensino por investigação, a partir de uma sequência didática, desenvolvida com estudantes de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), de um colégio no estado da Bahia. A questão direcionadora do presente trabalho foi avaliar se nossas/os alunas/os estão preparadas/os “midiaticamente” para se posicionar no mundo digital, pois urge saber conferir as fontes de qualquer informação e a intencionalidade, declarada ou subliminar, de postagens que elas/es acessam. Assim, este Projeto constituiu-se num valioso diagnóstico para fomentar ações futuras sobre essa temática <em>in loco</em> ou em espaços diversos, podendo subsidiar a prática docente que deve estar articulada entre as diversas culturas, inclusive a cibernética, nas quais os jovens estão inseridos, bem como suas expectativas futuras.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/928Profissionalidade docente no ensino superior como tema de investigação e o status das pesquisas2024-08-21T11:28:31-03:00Juliana Marcondes de Moraisprofjumarcondes@gmail.comMagali Aparecida Silvestremagali.silvestre@unifesp.br<p class="paragraph" style="margin: 0cm; text-align: justify; vertical-align: baseline;">O presente artigo foi produzido a partir de um estudo bibliográfico realizado paralelamente com o estado da arte de uma tese de doutorado, em andamento, na área da Educação: “<span class="normaltextrun">Programa de aperfeiçoamento didático da Unifesp: contribuições e desafios </span><span class="eop">do estágio de docência na pós-graduação <em>stricto sensu</em></span> <span class="normaltextrun">para o início da constituição da profissionalidade docente”.</span><span class="eop"> A referida tese </span>propõe investigar o processo formativo de pós-graduandos no estágio de docência da Universidade Federal de São Paulo, buscando identificar e compreender elementos que figuram como fatores iniciais para a constituição da profissionalidade docente dos egressos participantes, mediante às contribuições e os desafios do Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD). O estudo bibliográfico analisou oito (8) artigos publicados nos últimos cinco anos, relacionados à temática profissionalidade docente no ensino superior, e selecionados a partir de filtros de busca no portal de periódicos da CAPES. A pergunta que norteou a análise foi: o que apresentam os estudos sobre profissionalidade docente no ensino superior? Teve como objetivo principal investigar o que as pesquisas sobre profissionalidade docente no ensino superior têm produzido sobre essa temática e como objetivos específicos: a) realizar um estudo bibliográfico a partir do levantamento de artigos sobre profissionalidade docente no ensino superior; b) compilar os estudos encontrados e formular o foco das pesquisas. Os resultados da análise revelaram que os estudos sobre profissionalidade docente no ensino superior valorizam as experiências e os relatos dos docentes, buscando compreender, refletir e discutir a constituição da profissionalidade e identidade docente a partir da trajetória profissional e de programas de formação continuada.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/920Avaliação da aprendizagem segundo as diferentes abordagens de ensino-aprendizagem: uma releitura da análise de Mizukami (1986)2024-11-18T17:56:32-03:00Géssika Mendes Vieiragessikavieira@live.comVania Maria de Oliveira Vieiravania.vieira@uniube.br<p>Este artigo faz parte de um estudo maior, vinculado a uma pesquisa de mestrado desenvolvida em 2020, financiada pela CAPES e inserida na RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>. No estudo maior, o objetivo geral foi compreender as Representações Sociais dos alunos de um curso de Publicidade e Propaganda de uma IES mineira sobre as implicações dos instrumentos de avalição da aprendizagem utilizados pelos seus professores. Para o alcance desse objetivo foi realizado um estudo a partir da obra de Mizukami (1986) sobre as diferentes abordagens de ensino-aprendizagem e como elas se manifestam na prática avaliativa. É disso que trata o presente artigo, cujo objetivo é analisar como as diferentes abordagens de ensino-aprendizagem descritas por Mizukami (1986) se manifestam na prática avaliativa, destacando suas características, processos e representantes, e avaliar a relevância dessas abordagens na atualidade. A partir de um estudo bibliográfico e exploratório, discutiu-se as abordagens Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista e Sócio-cultural e suas características, bem como os seus principais representantes. Foi possível verificar que cada abordagem percebe o processo avaliativo de uma forma diferente - a tradicional tem a perspectiva de medir as informações que o estudante reproduz, a comportamentalista busca constatar o que foi aprendido, a humanista não trabalha com padrões e considera o indivíduo como o centro do seu processo de aprendizagem, a cognitivista considera a assimilação e as noções do conhecimento e, por fim, a sócio-cultural trabalha com um processo contínuo de avaliação mútua da prática educativa entre estudante e professor.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/889Metapesquisa: um caminho para o reconhecimento da importância das animações instrucionais no ensino de língua portuguesa2024-11-18T19:16:22-03:00Andréa da Silva Brandão Mappaandrea.mappa@estudante.ufla.br<p>Este artigo é parte de uma dissertação, que teve como objetivo geral contribuir para a formação docente, quanto à construção de materiais didáticos digitais, considerando a crescente presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no ambiente escolar. Dessa forma, este estudo tem por objetivo mapear estudos sobre animação instrucional a fim de organizar os principais resultados sobre o tema. O <em>corpus</em> é composto pelo percurso seguido em busca de arcabouço teórico para a investigação, bem como a definição de metapesquisa (pesquisa sobre pesquisa) como estratégia de pesquisa, com base nos estudos de Mainardes (2018). Os procedimentos de análise se compõem de leitura exploratória dos artigos e observação de seus embasamentos teóricos. Com o diagnóstico produzido, percebeu-se a recorrência das teorias da carga cognitiva (SWELLER, 2003) e da teoria de aprendizagem multimídia (MAYER, 2005) como fundamentação para o uso de animações instrucionais na educação. Além disso, notou-se que ainda há espaço para estudos deste tema, aplicado ao ensino de conteúdos de língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental. Pondera-se, então, que a metapesquisa é um importante instrumento para a compreensão do contexto de produção acadêmica na área do estudo do tema em questão.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/1012Apresentação do dossiê "Desafios da educação profissional: tecnologias digitais, gestão e avaliação, multilinguagens e a IA"2024-12-17T06:04:14-03:00Rosália Maria Netto Pradosrosalia.prados@gmail.com<p>.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/985Uso de IA em educação: experiências metodológicas no ChatGPT2024-09-26T11:19:33-03:00Fernanda Castilho Santanafernandacasty@gmail.com<p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">A proposta deste artigo é relatar um conjunto de experiências de pesquisa bibliográfica inicial, com auxílio do ChatGPT, para desenvolvimento do estado da arte de uma investigação sobre professores e fãs. Em vez da consulta a conhecidas bases de dados científicas nacionais e internacionais, iniciamos uma conversa com o ChatGPT, tecnologia de Inteligência Artificial que simula conversas humanas, a partir de perguntas, num ambiente virtual. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Esta experiência</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> possibilitou uma análise das respostas formuladas pelo Chatbot, conforme alguns autores têm realizado (Hutson, 2022; Rossoni, 2022) e, adicionalmente, foi possível testar as métricas de análise propostas pela metodologia EIAF (Exploratory Interview for Assessing Functionalities) (Santos, 2023). Por outro lado, pudemos refletir a respeito dos desafios impostos aos docentes relativamente </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">ao contexto educacional em tempos de IA.</span></span></span></p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/926Desafios e potencialidades da inteligência artificial na educação profissional: tecnologias digitais, gestão e inclusão 2024-09-26T13:02:01-03:00Francisco Wallisson Moreira de Souzaprof.wallissonmoreira@gmail.com<p>Este estudo explora os desafios e oportunidades da aplicação da Inteligência Artificial (IA) na Educação Profissional, com foco em tecnologias digitais, gestão, avaliação, multilinguagens e a IA. O objetivo principal é analisar criticamente como a IA pode transformar a educação profissional, destacando os principais desafios e potenciais associados à sua implementação. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida através de uma revisão aprofundada de nove artigos recentes, abrangendo tanto a teoria quanto as práticas atuais na área. O percurso metodológico incluiu a análise detalhada de artigos científicos, revisão de literatura e discussão de casos de aplicação prática da IA. A conclusão do estudo revela que, embora a IA ofereça oportunidades significativas para personalização da aprendizagem, otimização da gestão e inclusão, existem desafios substanciais a serem enfrentados, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada, capacitação contínua dos educadores, e a gestão ética de dados. O estudo destaca a importância de uma abordagem equilibrada e integrada, que considere tanto os aspectos técnicos quanto pedagógicos e éticos, para garantir que a IA seja implementada de maneira eficaz e benéfica para todos os alunos na educação profissional.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/983Comunicação e educação profissional tecnológica: estudos contemporâneos2024-09-26T11:32:21-03:00Wilton Garcia88wgarcia@gmail.com<p>Este texto contextualiza o campo da comunicação e a educação profissional tecnológica, sobretudo no Brasil, ao observar a noção de contemporâneo. Disso surge uma pergunta: como a formação docente pode evidenciar o saber (conhecimento) e o fazer (prática) que ampliam o contexto contemporâneo da educação a partir das tecnologias emergentes? São fatores crítico-reflexivos que impactam o processo de ensino-aprendizagem atualmente. Baseado em <em>estudos contemporâneos</em>, o formato ensaio como método estrategicamente observa, descreve e discute uma abordagem qualitativa. Como resultado, (re)formulações estratégicas na educação atual (re)equacionam produções de conhecimento, subjetividade e informação.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/980Ensino superior tecnológico e o trabalho docente: tecnologias digitais e multiletramentos2024-09-26T11:43:33-03:00Luciana dos Santos Almeidaalmeidalu021@gmail.comRosalia Maria Netto Pradosrosalia.prados@gmail.comCarlos Alberto da Silva Juniorcarlosjr1705@gmail.com<p>As mudanças socioculturais e tecnológicas têm influenciado grandemente a área da educação. Tais evoluções, exigem que os professores adaptem suas práticas para acompanhar essas transformações e alcançar seus objetivos pedagógicos. No Ensino Superior Tecnológico, além da consideração relacionada às renovações tecnológicas há de se considerar as exigências do mercado de trabalho na formação profissional. Objetiva-se com este artigo, apresentar o conceito de multiletramentos, identificá-los dentro do Ensino Superior Tecnológico e suas contribuições para a prática pedagógica dos docentes. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa, a partir de levantamento do estado da arte sobre multiletramentos e da aplicação de questionários e entrevistas a docentes do ensino superior tecnológico.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/986O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de língua inglesa de uma faculdade de tecnologia2024-09-26T10:59:57-03:00Thiago da Silva Vieirathiago_thccb@yahoo.com.brRodrigo Avella Ramirezroram1000@hotmail.com<p>O objetivo desse artigo é analisar a tecnologia na sala de aula que se destaca como recurso didático nos cursos superiores na disciplina de língua inglesa de uma faculdade de tecnologia. Objetivou-se analisar as experiências formadoras, com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas aulas de inglês, após o período pandêmico. Aliada a uma pesquisa bibliográfica, procurou-se mencionar o uso das ferramentas digitais utilizadas pelo docente para complementar e tornar suas aulas mais dinâmicas. Os resultados deste relato mostram que é preciso o conhecimento aprofundado e reflexivo sobre a ação docente, bem como o fazer didático que orienta o processo para oferecimento das melhores condições de aprendizagem dos estudantes. Evidenciou-se, assim, a necessidade de delinear percursos metodológicos, uso de ferramentas tecnológicas que viabilizassem as mudanças de modo a conceber e trabalhar com as línguas estrangeiras em questão.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/936Percepções de professores do ensino fundamental II sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação durante o regime especial de atividades não presenciais: um estudo na microrregião de Itajubá/MG2024-09-26T12:31:27-03:00Lizziane Tejo Mendonçalizziane@unifei.edu.brMikael Frank Rezende Juniormikael@unifei.edu.br<p>Com a pandemia da COVID-19 a partir de 2020, escolas foram fisicamente fechadas frente à necessidade de isolamento social. Em tentativas de continuidade do ano letivo, no estado de Minas Gerais foi regulamentado o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) nas instituições públicas de educação básica, a partir da utilização de ferramentas virtuais para a organização das atividades escolares obrigatórias. Neste cenário, esta pesquisa analisou os relatos de 11 professores do Ensino Fundamental II de cinco escolas estaduais da microrregião de Itajubá/MG sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante o REANP. Os dados foram obtidos mediante entrevista semiestruturada e analisados com suporte da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que o uso pedagógico das TDIC pelos professores encontrou desafios pessoais, estruturais, legais e didático-metodológicos. Também foram identificadas orientações para a superação desses múltiplos desafios, com sugestões a capacitações que agreguem múltiplos letramentos digitais, de políticas públicas mais adaptáveis às especificidades das escolas, e de ressignificações da prática docente.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/973Avaliação do desempenho na Educação Profissional e Tecnológica: os IFs na perspectiva da região Sudeste brasileira2024-09-26T12:22:06-03:00Denise Maria Martinsdenise.martins@cpspos.sp.gov.brClaudia Alexandre dos Santosclaudia.santos@cpspos.sp.gov.brMarília Macorin de Azevedomarilia.azevedo@cpspos.sp.gov.br<p>A avaliação da educação no Brasil começou sistematicamente nos anos 1970 e tornou-se mais abrangente nas décadas seguintes. No caso dos Institutos Federais, a avaliação também é orientada por indicadores estabelecidos pelo TCU. A partir desse contexto, este estudo tem como objetivo avaliar o desempenho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no período de 2021 a 2023, comparando-o com outros Institutos Federais da região Sudeste, usando indicadores de eficiência acadêmica (eficiência acadêmica, taxa de evasão, taxa de retenção e taxa de conclusão). A pesquisa realizada tem uma abordagem quantitativa descritiva, analisando dados dos indicadores de desempenho do IFSP e outros Institutos Federais da região Sudeste, disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha, por meio de estatísticas descritivas e análise gráfica para comparar o desempenho. O estudo revela que o desempenho acadêmico do IFSP é inferior aos demais Institutos da região Sudeste, com destaque para a baixa eficiência acadêmica e alta taxa de evasão. Isso sugere a necessidade de reflexão sobre o projeto pedagógico dos cursos e o impacto das políticas públicas educacionais. O estudo aponta para a necessidade de intervenções para melhorar a qualidade e a retenção dos alunos no IFSP.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/935Gestão escolar e a construção de uma escola eficaz: uma aproximação da Educação Profissional e Tecnológica2024-09-26T12:56:10-03:00Michel Mott Machadomichelmottmachado@gmail.comLaismayra da Silva Costalaismayra.costa@etec.sp.gov.brMaira Marcela Ferreira Spörlmaira.fsporl@sp.senac.br<p>Este artigo analisa como as práticas de gestão da escola influenciam a eficácia escolar. Metodologicamente, realizou-se um estudo de caráter descritivo-analítico e comparativo, por meio de pesquisa bibliográfica. A partir da análise de características-chave de escolas eficazes, obteve-se os seguintes elementos convergentes: liderança; foco na aprendizagem; clima e cultura escolar; relação família-escola; formação do professor; monitoramento/avaliação; expectativa de alto desempenho. Nota-se que esses elementos não são estanques, além de serem potencialmente contributivos com processos que conduzem aos objetivos educacionais da escola, assim como com o desempenho de professores e alunos. Os resultados sugerem centralidade do fator convergente “foco na aprendizagem”, o qual, quando presente na escola, tende a funcionar como um elo entre várias práticas de organização e gestão escolar e os seus efeitos pretendidos. Também, sugere-se uma perspectiva de gestão escolar baseada em evidências, a fim de desenvolver a competência pedagógica dos diferentes atores da Comunidade Escolar, tendo por foco a aprendizagem. </p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educaçãohttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/939O processo de comunicação e as relações intergeracionais na educação profissional e técnica2024-10-01T09:41:47-03:00Jose Carlos de Medeirosjose.medeiros62@gmail.comRoberto Kanaanekanaanhe@gmail.comFlavia Frateflaviafrate@icloud.com<p>O presente estudo trata sobre o impacto da comunicação no relacionamento intergeracional segundo a percepção de docentes e discentes em unidades de uma instituição de Educação Profissional e Técnica. Fundamenta-se nos aportes sobre comunicação, relacionamento interpessoal, relações intergeracionais, diversidade geracional, geração, administração e resolução de conflitos, tendo por base teóricos como Mainnheim, Grubb, Moscovici, Vygotsky, Jean Piaget, Torquato Rego, Ruiz, Vinha e Tognetta, Jakobson, Rahmat, Redorta, entre outros. A pesquisa teve por objetivo identificar a presença de conflitos intergeracionais no relacionamento discente/docente, destacando os possíveis motivos existentes para tais, caracterizar o perfil de discentes e docentes bem como estratégias e táticas de comunicação no relacionamento entre eles. A metodologia tratou de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem “quali-quantitativa”, com caráter exploratório, descritivo e também de estudo de múltiplos casos. A partir disso, possibilitou-se apreender que a comunicação entre professor e aluno e alunos entre si, sob a ótica de ambos, impacta nas relações intergeracionais e interpessoais, na aprendizagem e na minimização e resolução de conflitos. Identificou-se ainda que as relações mais conflituosas são aquelas entre alunos, seguidas pela relação entre alunos e professores, com destaque para os conflitos de relações pessoais, de comunicação e de informação.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Devir Educação