https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/issue/feed Devir Educação 2024-01-12T18:01:52-03:00 Carlos Betlinski carlosbetlinski@ufla.br Open Journal Systems <p>A revista científica <em>Devir Educação, a partir do início do ano de 2022, </em> passa a adotar o sistema de publicação contínua, o que significa que os artigos submetidos, após aprovados pelos pareceristas ad hoc, serão publicados, sequencialmente, em um único volume anual.</p> <p>Nossa revista<em> teve sua primeira</em> publicação em 2017 e <em> </em>está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Teve a atribuição do QUALIS B1 pela avaliação CAPES 2017-2020.<em> </em></p> <p>De caráter multidisciplinar, a revista publica artigos inéditos, nacionais e internacionais que contemplam o campo educacional em suas diferentes vertentes, visando aprofundar o diálogo com as diversas áreas do conhecimento. Sua missão é estimular os estudos e pesquisas acadêmicos, bem como trazer ao debate temas que elevem a qualidade da produção científica em nível nacional e internacional. A publicação destina-se à pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais da área educacional .</p> <p>ISSN: 2526-849X - Prefixo DOI: 10.30905 - Qualis/Capes- B1</p> <h3> </h3> <p> </p> <p> </p> https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/807 A educação como um complexo ideológico em Lukács 2024-01-05T15:55:17-03:00 Sheila Nunes Pereira sheila.pereira@unesp.br Neusa Maria Dal Ri neusamdr@terra.com.br <p>O objetivo deste artigo é identificar o vínculo entre educação e ideologia na obra<em> Para uma ontologia do ser social</em> de Georges Lukács (2018), com o intuito de demonstrar que a educação é um complexo essencialmente ideológico. A pesquisa é de natureza teórica, tendo como fundamentos metodológicos os pressupostos ontológicos lukácsianos. Para cumprir com o objetivo proposto, na primeira seção identificamos a essência e a função da educação. Na sequência, apreendemos os aspectos determinantes da ideologia. Por último, analisamos como as determinações da ideologia se vinculam ao complexo da educação na obra do autor. Como resultado desta pesquisa introdutória, observamos que a essência da educação é ser uma mediação entre indivíduo e gênero na apropriação e transmissão do patrimônio histórico-genérico humano. E como função social influenciar os indivíduos frente às novas alternativas para reagirem de modo socialmente desejado. Essas duas determinações da educação confluem tanto para o sentido amplo de ideologia, que é tornar a práxis consciente e operativa, como para o sentido estrito, ser meio para combater conflitos sociais.</p> 2024-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/712 O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (RJ) e a eleição dos grêmios estudantis em 2018: uma gestão democrática? 2023-12-31T11:03:05-03:00 Bruno Adriano Rodrigues da Silva b.adriano_rs@yahoo.com.br Elaine Cristina do Carmo Andrade elainecrisandrade0@gmail.com <p>O artigo descreve sob uma ótica de gestão democrática a eleição dos grêmios estudantis no ano de 2018 realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, um órgão da Secretaria Municipal de Educação, da cidade do Rio de Janeiro, tendo como exemplo, os estatutos de duas agremiações em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. A pequena produção científica sobre grêmios estudantis e a própria legislação educacional justificam a realização da pesquisa de natureza qualitativa que utilizou a análise documental como metodologia. Concluímos que houve sim por parte do NIAP uma preparação e organização da eleição das agremiações de estudantes em 2018 sem, contudo, ser essa uma medida administrativa fundamentalmente democrática. </p> 2024-03-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/689 Forjando uma pátria nova: a experiência singular das brizoletas no Rio Grande do Sul na segunda metade do século 20 2023-11-28T17:15:34-03:00 Claudemir de Quadros claudemirdequadros@gmail.com <p>Por meio deste texto apresenta-se um estudo relacionado à musealização de prédios escolares denominados brizoletas, os quais foram construídos no Estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 1959 e 1963. Pode-se perceber que as brizoletas têm sido constituídas em monumentos públicos dedicados à comemoração do seu próprio passado e, neste sentido, têm sido desenvolvidas ações de mobilização com vistas à conservação e restauração de remanescentes destes prédios escolares; difusão nas mídias locais de noticiários relacionados a eles; mobilização da figura do ex-governador enquanto liderança de movimentos pela escolarização; rememoração desta experiência singular enquanto justificativa para a proposição de leis vinculadas com a escola de tempo integral, assim como diferentes usos da experiência e da relação familiar com o ex-governador como qualificativo nas disputas político-partidárias no Estado.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/786 Apresentação Dossiê Comemorativo: 50 anos do PPGE/Unimep 2023-11-26T22:36:45-03:00 Cesar Romero Vieira cr154vieira@gmail.com <p>Sem resumo</p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/785 50 Anos de produção acadêmico-científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep 2023-11-26T21:08:36-03:00 Cesar Romero Vieira cr154vieira@gmail.com Carolina Martin caromartin@uol.com.br Danilo Rodrigues Pimenta danilorodriguespimenta@gmail.com <p>Este artigo traz em suas páginas um breve relato histórico sobre os 50 anos da produção acadêmico-científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Os dados apresentados são de aspectos quantitativos, em relação à produção científica, mas abrangem também os aspectos qualitativos, ao relatar as diferentes fases de sua existência. Além disso, constitui-se em uma homenagem a todos discentes, docentes e corpo administrativo que nesses 50 anos trabalharam e se dedicaram para que esse fosse um programa de reconhecida excelência de abrangência nacional e internacional, mas que, lamentavelmente, está preste a encerrar suas atividades acadêmicas.</p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/781 A contribuição formativa e a excelência do PPGE-UNIMEP: memórias discentes 2023-11-18T19:58:57-03:00 Antonio Filogenio de Paula Junior antoniofilogenio@yahoo.com.br Renata Pucci renata_pucci@hotmail.com <p>Por ocasião da comemoração dos 50 anos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE-UNIMEP), convidamos alguns de seus egressos para que pudessem compartilhar suas vivências e memórias do período em que estudaram e se formaram no curso de mestrado e/ou doutorado. Neste texto, são apresentados os depoimentos de 8 profissionais da área da Educação, que passaram pelo PPGE-UNIMEP e que relatam suas experiências formativas e afetivas em um Programa Stricto Sensu que podemos caracterizar como pluriversal, tamanha sua inserção social nacional e, também, internacionalmente. Os autores dos relatos deixam entrever a relevância das experiências formativas adquiridas no período do curso e que se refletiram em seus diversos contextos de trabalho na Educação.</p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/774 Narrativas docentes do PPGE-UNIMEP: reminiscências de formação em pesquisa e docência na pós-graduação 2023-11-08T19:28:19-03:00 Claudia Santana santana50claudia@gmail.com <p>O presente texto é composto por depoimentos de professores e professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, alusivos aos 50 anos de existência dos cursos de mestrado e doutorado em educação. Os testemunhos narram a experiência singular e coletiva vivida pelos docentes na pesquisa, docência e formação de mestres e doutores ao longo das cinco décadas celebradas em 2022. Distintos momentos dessa história, desde sua origem, fazem emergir lembranças e marcas de uma experiência acadêmica plena de aprendizado e realizações, proporcionadas pelo ambiente intelectual, profissional e afetivo desse lugar.</p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/768 As contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP para a pesquisa e a educação de pessoas com deficiência 2023-11-05T13:36:26-03:00 Maria Inês Bacellar Monteiro monteirobim@gmail.com Mateus Henrique do Amaral amaralmateush@gmail.com Maria Cecilia Carareto Ferreira romereto@terra.com.br <p>Este texto tem como tema a pesquisa em Educação Especial realizada por alunos e seus orientadores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba desde sua criação, em 1972. Integram as discussões um histórico da construção da Educação Especial como área de investigação no PPGE - UNIMEP e um levantamento de teses e dissertações defendidas entre 2004 e 2021 e disponibilizadas na Biblioteca Digital da UNIMEP. Considera-se a importância de investigar aquilo que foi produzido como forma de contribuir para o (re)conhecimento da história da Educação Especial como campo de pesquisa no Programa e enquanto instrumento e motor para a (re)construção de um futuro plural e possível no tocante à produção científica na área.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/762 Em comemoração dos 50 anos do programa de Pós-graduação em Educação da Unimep 2023-10-23T11:18:05-03:00 Antônio Joaaquim Severino ajsev@uol.com.br <p>Ao ensejo do cinquentenário do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Metodista de Piracicaba, o artigo traz algumas análises e reflexões&nbsp; nascidas das lembranças de minha participação nos inícios de sua criação e do acompanhamento que tive de seu desenvolvimento e de sua contribuição à educação nacional, ao longo dessas cinco décadas. Além de compartilhar da merecida homenagem a uma experiência exitosa, busca-se registrar referências históricas de sua trajetória bem como reiterar os desafios para os quais essa comemoração nos alerta, face às mudanças contextuais que envolvem a educação brasileira nos dias atuais.</p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/773 A voz e a vez de Elaine Xavier Pereira, secretária do PPGE/Unimep 2023-11-08T16:34:47-03:00 Bruno Pucci puccibru@gmail.com Thiago Antunes-Souza thg.asouza@gmail.com <p>Entrevista com Elaine Xavier Pereira, que foi secretária do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE–Unimep) por 26 anos (de 1996 a 2022). Elaine trabalhou com seriedade, dedicação, competência e comprometimento por todo esse período no PPGE, sendo uma das responsáveis pela reconhecida avaliação do Programa junto à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): nota 5 desde os anos 2000. Dada sua importância para a história do PPGE, nesse dossiê comemorativo do aniversário dos 50 anos, sua voz não poderia deixar de ser ouvida e nem seu testemunho esquecido, pois a história de Elaine é também parte significativa da história do PPGE e vice-versa. Nessa perspectiva, apresentamos a entrevista realizada com Elaine pelos docentes Bruno Pucci e Thiago Antunes-Souza, no dia 26 de agosto de 2022.</p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/780 PPGE-UNIMEP 50 Anos: In Memoriam 2023-11-17T16:23:56-03:00 Bruno Pucci puccibru@gmail.com Renata Helena Pin Pucci renata_pucci@hotmail.com <p style="margin: 0cm; text-align: justify;">Este pequeno ensaio quer ser uma singela homenagem póstuma aos reitores da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), aos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIMEP (PPGE/UNIMEP) e aos mestres e doutores formados por este Programa, que já deixaram este mundo, uns há mais tempo, outros recentemente, e nos deixaram saudosos e, ao mesmo tempo, gratos pelos testemunhos de suas vidas e obras, pelas suas realizações educacionais e emancipatórias, pela continuidade dos ensinamentos científicos e educacionais recebidos e produzidos no PPGE/UNIMEP. Nessa perspectiva, nossa homenagem se estende a Três Reitores da UNIMEP que muito contribuíram para que o PPGE se transformasse em um Programa Educacional de excelência, a docentes do PPGE que no dia a dia de muitos anos orientaram mestrandos e doutorandos em Educação e a mestres e doutores formados pelo PPGE que muito contribuíram em suas atividades educacionais por uma formação científica, democrática e emancipatória. Que suas histórias continuem a nos inspirar e que nós continuemos com constância e determinação a missão por eles deixada. <em>Resquiecant in pace</em>.</p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/772 PPGE/UNIMEP 1972: O primeiro Pós-Graduação em Educação do Interior Paulista 2023-11-07T18:41:10-03:00 Bruno Pucci puccibru@gmail.com <p>O Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UNIMEP, foi criado em agosto de 1992 e se constituiu como o terceiro mestrado em Educação Paulista e como o primeiro mestrado em Educação do interior do Estado de São Paulo. A partir dos anos 1990, com o apoio da UNIMEP na constituição de um corpo docente experiente e com a contratação de docentes aposentados da Unicamp e da UFSCar, o PPGE/UNIMEP se consolidou como Programa e criou o Doutorado em Educação (1992). Inicialmente, a constituição do processo pedagógico-científico se desenvolvia através de “Áreas de Concentração”. Posteriormente, com a criação do Doutorado passou-se a viger os “Núcleos de Pesquisa”, mais adequados ao processo de ensino e de investigação científica. Do ano 2000 ao ano de 2020, o PPGE foi avaliado com a nota 5, pela CAPES, indicativo de que tinha atingido os principais objetivos de um Programa, com mestrado e doutorado. O PPGE/UNIMEP formou mestres e doutores para 10 Estados Brasileiros e para 5 outros países e pesquisadores seus, a convite dos Coordenadores da Área de Educação, participaram de atividades de caráter nacional, como: membros da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES; Acompanhamento Institucional de Programa de Pós-Graduação em Educação de outras universidades; Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio Capes de melhor Tese; e Comissão de Avaliação dos Periódicos Acadêmicos da Área da Educação. Em 2021, ao completar 50 Anos de Programa de Pós-Graduação em Educação, o PPGE/UNIMEP tinha sido palco da defesa de 899 Dissertações de Mestrado e 282 Teses de Doutorado, perfazendo o total de 1.181 produções científicas</p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/787 PPGE/Unimep – 50 Anos Núcleos de Estudos e Pesquisas 2023-11-27T09:38:43-03:00 Valdemar Sguissardi vsguissardi@gmail.com <p><strong>Resumo</strong></p> <p>Este artigo teve por escopo, em estudo descritivo-analítico, conceituar e descrever uma das mais importantes atividades curriculares do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep denominada Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP), assim como avaliar sua importância para o alcance dos objetivos essenciais desse Programa ao longo dos seus 27 anos de funcionamento. Para tanto este texto inicia-se com um conjunto de questões que pode ser representado pelas que seguem: 1) Em que momento da trajetória do PPGE-Unimep foram constituídos os Núcleos de Estudos e Pesquisas (NEP)?&nbsp; 2) Qual era sua finalidade e como se inseria no Currículo do Programa (Mestrado e Doutorado)? 3) Qual sua relação com as anteriores áreas de concentração e com as ações necessárias para concretizar os dois Eixos Temáticos preferenciais do Programa adotados desde a implantação do doutorado (1992)? A resposta a essas e outras questões foi alicerçada em informações e dados constantes de atas do Colegiado do Programa, de portarias e/ou resoluções, dos relatórios anuais, bianuais, trianuais e quadrienais da Coleta Capes, assim como de Pareceres de Comissões de Visita, enviadas pela Capes, e de decisões deste órgão de regulação e controle sobre o desempenho do Programa.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Estudos e Pesquisas; atividades curriculares; orientação coletiva.</p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/779 Teoria crítica no PPGE/Unimep: trajetória de pesquisas, congressos e publicações 2023-11-16T18:50:33-03:00 Belarmino Cesar Guimarães da Costa belarminocesar@uol.com.br Bruno Pucci puccibru@gmail.com <p>Produzido para a efeméride dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep, comemorados em 2022, este artigo propõe evidenciar as contribuições do GEP – Grupo de Estudos e Pesquisa “Teoria Crítica e Educação”, criado na UFSCar, em 1991, e que passou a funcionar também na Unimep, a partir de 1996, destacando: I – Os projetos de pesquisa vinculados à teoria crítica da sociedade; II – Os congressos científicos realizados em Piracicaba sob a orientação da teoria crítica; III - A teoria crítica nas dissertações e teses do PPGE-Unimep e demais produções científicas. O artigo rememora as atividades de fundação do Grupo de Pesquisa, em São Carlos, quando buscava empreender leituras e projetos sobre a importância histórico-filosófica do Instituto de Pesquisa Social, fundado em 1923, em Frankfurt, e seus principais pensadores, notadamente Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Hebert Marcuse, com a perspectiva de apropriação e atualização de suas contribuições teóricas e metodológicas, de modo a desvendar suas potencialidades formativas. O artigo menciona a ampliação do Grupo de Pesquisa em outras sedes, com destaque para Piracicaba, trazendo a contemporaneidade do pensamento teórico-crítico em temas de transversalidade da educação com outras áreas de saber, notadamente a filosofia, a estética, a tecnologia, a psicologia, a política cultural, a comunicação e a ética, em suas imbricações inesgotáveis nas teses, artigos e livros publicados, congressos, reuniões de leitura, em meio a encontros culturais e muito diálogo. Destaca que o sentido freiriano de a educação estar contida no afeto atravessa as experiências, as pessoas, os lugares, desses 25 anos de Teoria Crítica no PPGE/Unimep.</p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/837 Apresentação do Dossiê: Meandros, Desafios e Possibilidades Educacionais na Contemporaneidade 2024-01-12T18:01:52-03:00 Leandro Silva Moro moroleandrosilva@gmail.com Carlos Alberto de Vasconcelos grupo.foptic@gmail.com <p>.</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/794 Estado de conhecimento: formação docente com foco na educação inclusiva para aluno surdo 2023-12-02T17:07:20-03:00 Wagner dos Santos Guimarães wagnersguimaraess@gmail.com Maristela Félix dos Santos maristelaufs@yahoo.com.br Renildes de Melo Souza renildesmsouza@hotmail.com <p>Esta pesquisa denominada estado do conhecimento tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico sobre as produções científicas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) sobre a formação continuada na educação inclusiva para aluno surdo. Em um recorte temporal de 2010-2020, o estudo analisou o corpus de 11 trabalhos. Os resultados destacam-se que apenas 11 produções científicas abordam essa temática no marco temporal, sendo que nove dissertações e duas teses, a região centro-oeste apresenta a maior quantidade de produção e a predominância da pesquisa qualitativa. Concluímos que as investigações realizadas nos programas de pós-graduações são extremamente escassas, ressaltando que as duas teses são de programas de ciências exatas. Na área da educação, embora muitos professores atuem com alunos com deficiência, não existe fomento para as investigações científicas.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/834 Uma estética negra em produções da literatura infantil brasileira 2024-01-06T22:16:29-03:00 Jiselda Meirielly de França jiseldameirielly.98@gmail.com <p>Este trabalho almeja nalisar a representação da est[ética negra nas produções da literatura infantuil brasileira, como: "As tranças de Bintou" (2004), de Sylviane A. Diouf, "O Cabelo de Lelê" (2007), de Valéria Belém (2009) e "Betina" (2009) de Nilma Lino Gomes. Com a intenção de atingir os objetivos específicos: a) Mapear as imagens atribuídas aos personagens negros nas Literaturas infantis citadas. b) Identificar os discursos atribuídos aos personagens negros/as nas obras em análise; e c) Discorrer em que medida as obras analisadas apontam para uma ressignificação na literatura infantil com relação a identidade étnico-racial. A metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como base a luz da crítica literária em consonância com os teóricos. Com base na análise percebeu-se uma repressentação positiva da população negra contribuindo com os propósitos da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Nacionais para a&nbsp; Educação&nbsp; das Relações Étnico-raciais. Assim, coclui-se que as respectivas obras literárias contribui para ressignificação da população negra.</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/799 Revisão sistemática de literatura: linguagem de programação Logo no ensino de geometria matemática 2023-12-04T13:45:27-03:00 Guilherme Barbosa Biriba guigobb@gmail.com Jamille Silva Madureira jamille.madureira@ifs.edu.br Henrique Nou Schneider hns@terra.com.br <p>Esta pesquisa teve como objetivo analisar as produções científicas publicadas na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período compreendido entre 2016 e 2021, na perspectiva de fazer um levantamento do estado do conhecimento que tenha uma relação com o uso da linguagem de programação Logo e o ensino de matemática. Trata-se de um levantamento do tipo revisão de literatura, que busca à identificação e análise qualitativa dos dados a partir dos trabalhos que constituíram o <em>corpus </em>pesquisado.</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/830 Uma análise do discurso da pobreza e riqueza no Youtube 2024-01-03T12:31:50-03:00 Iane da Silva Santos ianesilvaufs@gmail.com <p>Levando em consideração a discussão de classe na sociedade do século XXI e o predomínio de discursos que são envolvidos nesse contexto, o objetivo desse artigo será analisar discursivamente como esses discursos são construídos nas falas dos sujeitos, através do <em>website Youtube. </em>Partindo de uma percepção inicial, constatou-se uma divergência entre o que ser pobre e ser rico é significado socialmente, percebendo que não possuem as mesmas repercussões e impactos sociais. Baseando-se em autores da Análise do Discurso (AD) de linha francesa como Pêcheux (2002) Orlandi (1996), Maldidier (1997) e Maingueneau (1997), serão utilizados seis vídeos retirados da referida plataforma para analisar como estão sendo disseminados os discursos do pobre como classe cômica ou negativa, em contrapartida com o desejo/comprovação da riqueza e, em decorrência, o fortalecimento do capitalismo.</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/795 Prática docente e tecnologias digitais: o que vem sendo discutido a partir da pandemia? 2023-12-02T19:48:13-03:00 Silmara Cavalcante Oliveira de Araujo silmaracavalcante1@gmail.com Cristiano Mezzaroba cristiano_mezzaroba@yahoo.com.br <p>No Brasil, a partir da implantação do Ensino Remoto Emergencial, em 2020, devido à pandemia da covid-19, intensificou-se o uso de tecnologias digitais na educação. Dessa forma, tornou-se possível a continuidade do ensino e aprendizagem durante o isolamento social. O presente artigo tem por objetivo, apresentar um estado do conhecimento acerca de publicações de 2020 a 2022, demonstrando a relação dos docentes com o uso das TDIC, a partir da pandemia. Como resultados iniciais, percebemos um conjunto de dificuldades relatadas pelos docentes, mas também, um grau de abertura para os usos e práticas dessas tecnologias no contexto escolar. Por fim, refletimos também acerca da necessidade de atualização da formação docente.</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/803 Judicialização das políticas públicas em educação no Brasil: um fenômeno em curso 2023-12-07T09:59:48-03:00 João Camilo Sevilla joaocsevilla@hotmail.com <p>O presente artigo visa discorrer sobre o conceito de judicialização e seus efeitos e influência nas políticas públicas, sobretudo nas que integram o campo da educação. No que tange à judicialização, objetiva-se apresentar considerações e reflexões sobre sua origem e sua ascensão no debate público abrangendo políticas públicas de âmbito educacional. Este trabalho pretende também abordar a força exercida pela judicialização no ciclo de políticas públicas e o papel desempenhado pelas instituições do sistema de justiça no processo de judicialização citadas, afinal Defensoria Pública, Ministério Público e Supremo Tribunal Federal detêm potencial para agir e interferir nas questões referentes às políticas públicas. Por último, este artigo mira ampliar a discussão sobre as marcas da judicialização nas políticas públicas de educação apresentando transformações na área educacional impulsionadas pela Constituição de 1988.</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/831 Contextualização do ensino de Matemática com Ciências e a aprendizagem baseada em problemas: uma prática no oitavo ano do ensino fundamental 2024-01-03T14:03:30-03:00 Lisandra Pintos Sabedra lisandrasabedra@hotmail.com carlos Maximiliano Dutra carlosdutra@unipampa.edu.br <p>Neste trabalho, apresenta-se uma prática de ensino com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), nas aulas de Matemática em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Uruguaiana/RS, envolvendo quinze alunos e a professora-pesquisadora, regente do componente curricular. O estudo teve como objetivo verificar as potencialidades e desafios da metodologia ABP no processo ensino-aprendizagem de Matemática, ao oportunizar a participação ativa e a interação entre os estudantes, e como uma alternativa ao método tradicional. A situação-problema com a temática sobre o consumo de energia elétrica residencial foi elaborada de forma a integrar os componentes curriculares de Matemática e de Ciências através do princípio da contextualização. Os resultados mostraram que com a mediação da docente os estudantes realizaram as atividades de forma colaborativa nos grupos, favorecendo a aprendizagem.</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/801 A interdisciplinaridade no ensino de química na revista Química Nova na Escola 2023-12-04T21:29:17-03:00 Éverton da Paz Santos eda-paz@hotmail.com Marlene Rios Melo marlenemelo@furg.br <p>No Brasil há uma forte influência da visão de Interdisciplinaridade defendida pela pedagoga, filósofa e antropóloga Ivani Fazenda, entretanto há estudos norte-americano e francês que precisam ser considerados. Partindo desse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar como e de que forma a interdisciplinaridade no ensino de química é tratada na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) nos últimos 11 anos. Estabelecemos dois critérios de busca para esta seleção, primeiro, indicação do termo “Interdisciplinaridade”, ou termos relacionados, no título e nas palavras-chave dos artigos e, segundo a presença do termo “Interdisciplinaridade”, ou termos relacionados, nos resumos dos artigos. Foram selecionados e avaliados 50 trabalhos, sendo este o <em>corpus</em> da investigação. A criação de categorias se fez a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1995). Os resultados apontaram que há uma valorização das práticas interdisciplinares nos trabalhos analisados, embora seja um periódico nacional brasileiro, há uma predominância da visão Francesa sobre interdisciplinaridade, seguida da ótica Norte-Americana e, por último a compreensão Brasileira, defendida por Ivani Fazenda (2011).</p> <p> </p> <p><sup> </sup></p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/802 TIC e as tecnologias assistivas 2023-12-04T22:26:57-03:00 Anderson de Araujo Reis anderson.araujo.reis@hotmail.com Carlos Alberto de Vasconcelos geopedagogia@yahoo.com.br <p>Este artigo objetiva refletir sobre os aspectos da Tecnologia de Informação e Comunicação e a Tecnologia Assistiva no processo de inclusão educacional da Pessoa com Deficiência. Seu contexto é constituído dos aspectos extraído durante os desdobramentos da tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe defendida em julho de 2021. A proposta do uso das tecnologias está na capacidade de potencializar o aprendizado e a inclusão no ambiente escolar. Dessa forma, o professor que atuará com as tecnologias na escola, deve conhecê-las e saber como utilizá-las. Por isso a importância dos recursos utilizados, aqui se destacam a TA, que deve ser vista como aliada na efetivação e promoção da interação do aluno com deficiência e seu desenvolvimento. É necessário elucubrar sobre os aspectos, no sentido de compreender a pessoa com deficiência como ser humano que possui impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, considerando os aspectos fundamentais. É por esses e outros motivos que a evolução da tecnologia revela, a cada momento de sua história, uma profunda interação entre os incentivos e as oportunidades que favorecem as inovações tecnológicas e as condições socioculturais.</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/804 Aprender sustentabilidade: caminhos de uma horta comunitária urbana do Sul do Brasil 2023-12-07T19:50:44-03:00 Lilian Alves Schmitt lilian.schmitt@gmail.com Marcos Villela Pereira lilian.schmitt@gmail.com Isabel Cristina de Moura Carvalho lilian.schmitt@gmail.com <p>O artigo aborda a importância da interdisciplinaridade na educação e na promoção de uma cultura de sustentabilidade nas cidades. Destaca as preocupações relacionadas aos riscos ambientais, desigualdade social e injustiça, e reitera a necessidade de lidar com esses desafios em um mundo em colapso ambiental. Explora-se a ideia de atravessar o deserto como uma metáfora para enfrentar os desafios contemporâneos argumentando que este enfretamento envolve a participação em práticas sociais situadas, especialmente em comunidades de prática. As comunidades de prática assim são definidas como conjuntos de relações entre pessoas, atividades e o mundo em que vivem ao longo de um dado tempo. Desempenham papel fundamental na aprendizagem pensada como prática social. A Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro é apresentada como um exemplo de iniciativa bem sucedida que promove a educação ambiental, a inclusão social e a produção de alimentos orgânicos. A história e os princípios da horta são destacados, incluindo seu papel na formação de comunidades de prática. Conclui-se o texto enfatizando a importância do apoio das instituições educativas e da articulação política entre diferentes atores para enfrentar os desafios ambientais e sociais contemporâneos.</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/800 Proposta para ensinar conceitos de campo elétrico e magnético para estudantes cegos e/ou baixa visão 2023-12-04T18:30:36-03:00 Rodrigo Pinheiro Teles Vaz rodrigo.vaz@icen.ufpa.br Sebastião Rodrigues-Moura sebastiao.moura@ifpa.edu.br <p>A discussão sobre eletricidade, magnetismo e a relação entre eles é fundamental para compreender o desenvolvimento da ciência e tecnologia, bem como é a base para o funcionamento de algumas máquinas e situações do cotidiano. Entretanto, pesquisas indicam que estudantes dominam pouco esse assunto. Considerando essa perspectiva, este artigo propõe modelos pedagógicos para a construção de conceitos de campo elétrico e magnético com estudantes cegos e/ou com baixa visão, utilizando tecnologia assistiva. O material discute as possibilidades das intervenções feitas em sala de aula e poderá ser desenvolvida em turmas do 3º ano do Ensino Médio ou em turmas de áreas especificas da Física. A articulação entre atividades experimentais e práticas investigativas permitirá pensar em diferentes possibilidades de atividades, portanto, favorável à criação em aula de um contexto propício para investigar e construir conceitos de campo elétrico e magnético, em sala de aula.</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/814 Taxonomías curriculares y pedagogías críticas 2023-12-18T19:22:03-03:00 Luis Francisco Bonilla Molina luisbonillamolina.62@gmail.com <p>Las taxonomías han construido hegemonía silenciosa marcando la secuencia, orden y jerarquía de los aprendizajes, estandarizando la labor pedagógica. Este ha sido el signo de la despedagogización en los últimos cincuenta años, dinámica asociada al viejo régimen de reproducción y control por biopoder. Las taxonomías de objetivos educativos constituyen un encuadre ideológico que concibe a la mente como una máquina y los aprendizajes como programación. Lo paradójico es que estas taxonomías construyen hegemonía en el ocaso del régimen biopolítico y el emerger del nuevo régimen de reproducción de datos y contenidos que implanta el sistema mundo capitalista como resultado de la aceleración de la innovación científico-tecnológica y la transición hacia la cuarta revolución industrial. En este artículo, revisaremos también los desarrollos taxonómicos recientes en razón de la importancia que vienen tomando para el diseño de las interfaces en plataformas educativas, no solo de la industria tecnológica sino en prototipos financiados por los estados nacionales. Nuestra perspectiva es que estas taxonomías reproductoras resultaron útiles para el sistema mundo capitalista en el campo educativo durante las primeras revoluciones industriales, pero hoy constituyen no solo un problema para la educación emancipadora sino incluso para el nuevo modelo de reproducción del capitalismo de la cuarta revolución industrial. Lejos de desaparecer el interés por el tema taxonómico, hay un resurgir de búsquedas porque los programadores informáticos requieren de una ruta secuencial para sus programaciones e interfaces. Este artículo, junto a otros esfuerzos complementarios desde las pedagogías críticas, procuran contribuir a desatar un <em>big bang</em> epistémico en ese campo.</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/812 Educação inclusiva no ensino de Ciências para alunos autistas: experiências de professores em escolas públicas de Valença do Piauí-PI 2024-01-04T21:56:25-03:00 Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo allanfigueiredo.prof@gmail.com Bruna Kelly Quaresma Cardoso brunaquaresma00@gmail.com <p>O presente estudo investiga as práticas de ensino de professores do Ensino Fundamental - Anos Finais no município de Valença do Piauí, em relação à inclusão de alunos autistas, notadamente na disciplina de Ciências. A pesquisa problematizou: como as práticas de ensino dos professores do município de Valença do Piauí têm atendido ao ensino e aprendizagem dos alunos autistas? Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa, com a aplicação de uma entrevista semiestruturada aos professores. Os dados coletados foram tratados de acordo com Análise de conteúdo para a interpretação dos resultados. Concluiu-se que há avanços com relação ao ensino e inclusão de alunos autistas no município, porém, ainda existem problemas que dificultam a efetiva implementação da modalidade. O desafio principal é a falta de formação continuada para os docentes que atuam nas salas de aulas comuns, pois, para que a inclusão se torne realmente eficaz, deve partir da formação e qualificação constantes dos educadores.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-01-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/725 Por que não consigo ensinar com tecnologias nas minhas aulas? 2023-06-27T20:09:30-03:00 Gabriele Silva Carneiro Batista gabriele1977@hotmail.com <p>A presente resenha propõe analisar, de maneira descritiva e crítica, o livro “ Por que não consigo ensinar com tecnologias nas minhas aulas” escrito por Elaine Jesus Alves, essa obra foi resultante dos seus estudos de doutorado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho - Braga, Portugal e, também, de um pós-doutoramento na mesma especialidade realizado pouco tempo depois com a finalidade de afinar e testar o modelo proposto para a formação continuada de professores em literacia digital, intitulado “Formação Integrada, Permanente e Integrada para a Literacia Digital” (FIPELD).</p> 2024-01-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/738 Educação em questão: tendências, estratégias e resistências 2023-11-26T11:23:54-03:00 Daniella Gualberto Neves daniellagneves@hotmail.com <p>Esta é uma resenha da obra Educação em Questão: tendências, estratégias e resistências, lançada em 2021 e organizada pela Rede de Egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras, pela professora Mestra Cristina Rezende Eliezer e pelos professores Doutores Regilson Maciel Borges e Paulo Henrique Arcas. O manuscrito reúne 17 capítulos que discutem e problematizam temas contemporâneos emergentes do campo da educação e nos convida para um diálogo reflexivo acerca do desenvolvimento profissional docente tanto no nível básico quanto no nível superior de ensino. Os textos, originados de pesquisas, ressaltam possibilidades para transformar a educação e compartilham diferentes saberes que, com certeza, contribuem para um ensino de qualidade.&nbsp;&nbsp;</p> 2024-01-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Devir Educação