GeoGebra: uma experiência no ensino-aprendizagem das funções seno e cosseno

Autores

  • Tânia Patrícia Silva e Silva Universidade Federal do Piauí
  • Maria José Herculano Macedo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.554

Palavras-chave:

Funções seno e cosseno; GeoGebra; Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS).

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em avaliar os resultados de aulas sem e com aplicação da teoria da aprendizagem significativa, fazendo o uso do software GeoGebra, na abordagem dos conteúdos funções seno e cosseno. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário diagnóstico, testes e questionário de percepções aplicados a 14 discentes universitários, divididos em Grupo A e Grupo B. Em ambos, foram realizadas abordagens similares dos conteúdos matemáticos, porém, para o Grupo B durante a aplicação da intervenção didática, utilizou-se o software e algumas orientações da Teoria de Aprendizagem de Ausubel enquanto para o outro grupo teve apenas a abordagem tradicional dos conteúdos função seno e cosseno. O uso do software possibilitou uma conexão entre a Matemática teórica (ou abstrata) e a prática possibilitando a visualização mais detalhada dos gráficos das funções seno e cosseno, de modo que essa apresentou mais vantagens quando comparadas as aulas tradicionais. Os grupos não apresentaram bom desempenho quanto às aplicações das funções, revelando a necessidade de ampliação na abordagem didática desse tipo de questão pelos docentes em todos os níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Patrícia Silva e Silva, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais/Química pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Bernardo - MA (2019). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Dom Alberto/Grupo Faveni (FDA), Polo Santa Cruz do Sul - RS (2020). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela Faculdade Única de Ipatinga/Grupo Prominas, Polo Ipatinga - MG (2021). Atualmente, é mestranda do curso de Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0147541416824939. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3468-5808. E-mail: tpsstania@hotmail.com.

Maria José Herculano Macedo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Meteorologia pela UFCG. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: maria.macedo@ufma.br, ORCID:  https://orcid.org/ 0000-0001-6160-8659, Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3379977348826105

Referências

BERLANDA, J. C. As mobilizações de registros de representações semióticas no estudo de
Trigonometria no triângulo retângulo com o auxílio do software GeoGebra. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (XX EBRAPEM). Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd6_juliane_berlanda.pdf. Acesso em: 26 de fevereiro de 2022.

BEBER, S.Z.C.; PINO, J.C.D. Princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e os Saberes Populares: referencias para o ensino de Ciências. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2017.

BRASIL, Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília. MEC/SEF, 2000.

BRASIL, Ministério da educação, secretaria de educação básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

COSTA, T. B. Funções Trigonométricas com o auxílio do GeoGebra /Tiago Bezerra da Costa. 2019, 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional,) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas: São José do Rio Preto, 2019.

COSTA, N. C. Aprendizagem significativa no ensino da Matemática: o uso do GeoGebra como ferramenta facilitadora. 2020, 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas. Manaus: UEA, 2020.

DANTAS, A. S. O uso do GeoGebra no ensino de trigonometria: uma experiência com alunos do ensino médio. Revista Ciência e Natura, Santa Maria, v. 37 Ed. Especial PROFMAT, 2015. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro. RJ: Editora Record, 2004.

GOMES, S. C. Ensino De Trigonometria Numa Abordagem Histórica - Um Produto Educacional. Revista HOLOS, Ano 31, Vol. 3, 2015.

LIMA, C. E. O. A utilização do software GeoGebra como ferramenta para o ensino de funções. 2013. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 2013.

LIMA, J. M.; SINPLE, I. Z. GeoGebra grupos e objetos de aprendizagem: um recurso para exploração do raciocínio covariacional em tempos de aulas não presenciais. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 253-273, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021253. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19088. Acesso em: 26 de fevereiro de 2022.

LOPES, M. M. Contribuições do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de Trigonometria. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (XIII CIAEM-IACME), Recife, Brasil, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dezembro2013/matematica_artigos/artigo_maria_maroni_lopes.pdf. Acesso em: 26 de fevereiro de 2022.

MAIA, J.; PEREIRA, M. G. O Software GeoGebra: Uma Estratégia de Aprendizagem Aplicada no Estudo de Funções Trigonométricas. Revista Ciência e Natura, v. 37 Ed. Especial PROFMAT, 2015, p. 401–410.

MELO, E. V.; FIREMAN, E. C. Ensino e aprendizagem de funções trigonométricas por meio do software GeoGebra aliado à modelagem matemática. REnCiMa, v.7, n.5, p. 12-30, 2016.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora livraria da Física, 2011.
OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P.; SOUSA, E. R. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia da PUC Minas. v. 7 n. 1 (2015).

OLIVEIRA, E. S. S. Estudo das funções seno e cosseno por meio de um modelo didático alternativo integrado ao GeoGebra. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e Histórias das Ciências, Salvador, 2020.

OLIVEIRA, M. S. Dificuldades na aprendizagem de trigonometria: reflexos da Educação Básica no Ensino Superior. INTERMATHS, ISSN 2675-8318,Vol. 2, N. 2, Jul - Dez 2021, p. 140 – 155. DOI: 10.22481/intermaths.v2i2.8529.

REIS, E. S.; SOUZA, L. P.; QUEIROZ, J. C. S. Capítulo 4: Os professores de Matemática e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - Um estudo de caso. Educação Contemporânea - Volume 29 – Tecnologia, Reflexões/ Organização: GONÇALVES, Maria Célia da Silva; JESUS, Bruna Guzman de – Belo Horizonte– MG: Poisson, 2021. ISBN: 978-65-5866-119-1. DOI: 10.36229/978-65-5866-119-1.

RIBEIRO, A. J. G.; SOUSA, F. J. F. O uso do software GeoGebra com as funções trigonométricas. In: II Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática – II ENOPEM, Julho/2021. Disponível em: https://matematicanaescola.com/eventos/index.php/iienopem/iienopem/paper/viewFile/239/174. Acesso em: 18 de dezembro de 2021.

SALAZAR, D. M. GeoGebra e o estudo das funções trigonométricas no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional Educação Matemátia) – Universidade Federal de Juiz de Fora, ICE/Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática: Juiz de Fora (MG), 2015.

SANTOS, R.; LORETO, A. B.; GONÇALVES, J. L. Avaliação de softwares matemáticos quanto a sua funcionalidade e tipo de licença para uso em sala de aula. Revista Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, p. 47-65, 2010.

SANTOS, K. M. L. Ensino da Matemática e as TIC: uma abordagem na educação sobre a prática docente. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacioanis e Interculturais (EDaPECi), São Cristóvão (SE), v.18.n.1, 50-60, jan./abr.2018.
ISSN: 2176-171X. DOI: http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18567.50-60.

SILVA, E. A. O ensino de funções trigonométricas com o auxílio do GeoGebra. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Vale do São Francisco: Campus Juazeiro, Juazeiro-BA, 2013.

SILVA, M.F.; FROTA, M.C.R. Explorando modelos matemáticos trigonométricos a partir de applets. VIDYA, v. 32, n. 2, p.97-111, jul./dez., 2012- Santa Maria, 2012.

VORPAGEL, M., et al. Relato de experiência de estágio em matemática no ensino médio da rede estadual de educação utilizando o software GeoGebra. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências e Educação, 7(3), 88–96(2021). DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.760.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-19

Como Citar

Silva e Silva, T. P., & Herculano Macedo, M. J. . (2022). GeoGebra: uma experiência no ensino-aprendizagem das funções seno e cosseno. Devir Educação, 6(1), e–554. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.554

Edição

Seção

Artigos