Práticas e saberes docentes de professoras alfabetizadoras

Autores

  • Márcia Lima Xavier Sistema Municipal de Ensino de Jequié-Bahia, Brasil
  • Silvia Regina Marques Jardim Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.541

Resumo

O presente artigo é o recorte da dissertação de mestrado que teve como tema estudar concepções teóricas e metodológicas desenvolvidas por uma professora considerada bem-sucedida em uma escola pública do município de Jequié-BA. Para desenvolver o presente texto, utilizamos os resultados do levantamento bibliográfico de teses e dissertações, defendidas entre os anos 2009 e 2019 e publicadas no Banco de Dados da CAPES que abordaram as práticas e saberes docentes de professoras alfabetizadoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados revelaram a relevância da formação docente e a consciência de que é necessário aliar teoria e prática, distinguir e, ao mesmo tempo, associar alfabetização e letramento, considerando a personalização da aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Lima Xavier, Sistema Municipal de Ensino de Jequié-Bahia, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2003), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2005), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela FINOM (2011), Especialização em Ludopedagogia pela FETREMIS (2015), Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2017), Especialização em Educação Especial Inclusiva pela FAVENI (2018), Especialização em Formação Docente e Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal da Bahia IFBA, campus de Jequié (2021) e Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2021). Professora do Sistema Municipal de Ensino de Jequié-BA.

Silvia Regina Marques Jardim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Araraquara (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Araraquara (2011) . É professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista (2004), na área de Educação: gestão, didática e práticas pedagógicas.

Referências

ALMEIDA, Lenita Carmello de. Saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida. Araraquara-SP, UNESP, 2013

ANTONELLI, Maria Matilde. Saberes das professoras alfabetizadoras bem-sucedidas. Faculdade Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.

BRAZ, Maeli da Silva; FONSECA, Emanuelle Oliveira Da. Planejamento escolar participativo: um facilitador das ações pedagógicas do professor. Formação de professores: pesquisas, experiências e reflexões. Organizado por Janote Pires Marques, Emanuelle Oliveira da Fonseca, Karla Colares Vasconcelos. – Fortaleza: Educere, 2016.

CAPICOTTO, Adriana Dibbern. Os saberes do professor alfabetizador: entre o real e o necessário. UEP/ Rio Claro, 2017.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: Um diálogo entre a Teoria e a prática. 5.Ed. Rio de Janeiro Vozes, 2015.

CASTRO, Janaina de Fátima Zambone. A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental. Araraquara, UNESP-SP, 2009.

CERDAS, Luciene. Práticas e saberes docentes na alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: contribuições de pesquisas contemporâneas em educação. UNESP/Araraquara, 2012.

COLL, César. A personalização da aprendizagem escolar. o quê, o porquê e o como de um desafio inevitável. 2016. Disponível em: https://vivescer.org.br/wpcontent/uploads/2019/07/a-personalizacao-da-aprendizagem-escolar.pdf. Acesso em: 19 de set de 2021.

FONSECA, Luciana Franceschini. O professor alfabetizador em formação: saberes necessários. PUC/SP,2011.

FRANCO, M.A.R.S. Pedagogia e Prática docente. 2ª ed. São Paulo: Cortez,2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis, 2.ª ed., São Paulo, Cortez, 1998

GUSMÃO, Maria Aparecida Pacheco. A (re)escrita de textos: a prática pedagógica da professora Maria. – Vitória da Conquista: Edições UESB, 2015.

IMBERNON, Francisco. Formação Docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. – 9. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção questões da nossa época; v.14)

MOTA, Ana Beatriz Gama da. Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental. Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente, 2011.

OLIVEIRA, Rosane Machado de. Diversidade Cultural: A Importância das Diversas Culturas no Ensino-Aprendizagem, no Desenvolvimento da Cidadania e na Preservação de Valores Éticos e Morais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Vol. 01. pp 376-403, Abril de 2017. ISSN:2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/diversidade-cultural Acesso em: 07 jan. 2021.

PARISOTTO, Ana Luzia Videira; RINALDI, Renata Portela. Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 60, p. 261-276, abr./jun. 2016.Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/305111265_Ensino_de_lingua_materna_dificuld ades_e_necessidades_formativas_apontadas_por_professores_na_Educacao_Fundamental Acesso em: 02 jul.2020.

PEDRINO, Mariana Cristina. “Processo de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes”. UFSCAR/SP, 2009.

PICCOLI, Luciana. Prática Pedagógica de Alfabetização e Letramento: análise a partir dos campos da sociologia e da linguagem. UFRS/Porto Alegre, 2009.

PRIGOL, Edna Liz. A prática pedagógica e a formação de professores. XI Congresso Educacional de Educção. EDUCERE, 2013.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/6937_4762.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019.

SANTOS, Francisca das Chagas Cardoso do Nascimento. Formação e prática docente alfabetizadora: Contextos de reelaboração. Teresina, 2017.

SANTOS, Iramar Lage. Saberes docentes mobilizadores da prática pedagógica alfabetizadora. UESC/Ilhéus, 2015.

SANTOS, Mauricéia do Sacramento. Reflexões e prática de uma professora bem sucedida. UFSJ, 2010.

SCOS, Josemary. Processo de produção da prática pedagógica de professores alfabetizadores iniciantes. UEPG, 2018.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2018.

SOUSA, Francisca Maria da Cunha de. Da formação profissional à prática docente alfabetizadora: reelaboração de saberes docentes. UFPI/Teresina, 2014.

SOUZA, Sônia Fátima Leal de. Letramento profissional: trajetória dos que ensinam a ler e escrever nos três primeiros anos do ensino fundamental. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2011.

SUDBRACK, Edite Maria. Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas Inovadoras. [Recurso eletrônico] /Organização [de] Edite Maria Sudbrack. – Frederico Westphalen: Ed. URI, 2012. 129p. [Séries Pesquisa em Ciências Humanas; V.6]

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TÁVORA, Fernanda de Oliveira Fernandes. A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador. UNB/Brasília, 2010.

VALLE, Rosane de Camilis Dalla. Professora Alfabetizadora: saberes docentes nos anos iniciais. Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2014.

ZANITI, Claudia Moreno. O professor bem-sucedido: uma análise da relação com os saberes da prática do “Programa Ler Escrever”. SEE-SP,2012.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Lima Xavier, M., & Silvia Regina Marques Jardim. (2022). Práticas e saberes docentes de professoras alfabetizadoras. Devir Educação, 6(1), e–541. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.541

Edição

Seção

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas