A transição da educação infantil ao ensino fundamental: considerações sobre o ensino da linguagem oral e escrita

Autores

  • Bruna Carvalho Centro Universitário Sagrado Coração de Bauru-SP - Unisagrado

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.387

Palavras-chave:

linguagem oral e escrita; pedagogia histórico-crítica; psicologia histórico-cultural.

Resumo

Neste artigo, nosso foco é a transição da educação infantil ao ensino fundamental. Objetivamos tecer considerações sobre o ensino da linguagem oral e escrita na educação infantil e no 1º ano do ensino fundamental, visando garantir uma continuidade do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, adotamos os seguintes procedimentos: explanação do conceito de atividade e principais características da periodização do desenvolvimento humano na psicologia histórico-cultural, em especial, o desenvolvimento da criança de 4 a 6 anos; por fim, tecemos algumas considerações a respeito da organização do ensino no último ano da educação infantil e no 1º ano do ensino fundamental para que ocorra de fato uma transição, e não um rompimento, no processo de ensino e aprendizagem da linguagem oral e escrita.

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Biografia do Autor

Bruna Carvalho, Centro Universitário Sagrado Coração de Bauru-SP - Unisagrado

Mestre e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araraquara. Coordenadora pedagógica das escolas municipais de ensino fundamental - anos finais de Bariri-SP. Docente do Centro Universitário Sagrado Coração de Bauru-SP. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Carvalho, B. (2022). A transição da educação infantil ao ensino fundamental: considerações sobre o ensino da linguagem oral e escrita. Devir Educação, 6(1), e–387. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.387

Edição

Seção

Dossiê tematico 1 - Desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil: questões para o debate