Narrativas formativas: método e fenômeno de pesquisa a ser aplicado na formação docente

Autores

  • Bruna Duarte Ferreira Frohmut Centro Paula Souza
  • Rodrigo Avella Ramirez Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.316

Palavras-chave:

Investigação Narrativa; Histórias de Vida; Aprendizagem docente; Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

As narrativas formativas são utilizadas tanto como um instrumento de formação docente, para análise das dimensões pessoal e profissional do professor, como também método em pesquisas acadêmicas para acessar o percurso de vida e formação dos sujeitos. Este estudo objetiva, por meio de uma análise bibliométrica, verificar a aplicação das narrativas formativas em pesquisas acadêmicas, a partir de artigos sediados no Portal de Periódicos CAPES, no período de 1994 a 2019 e estimar o quanto estas foram empregadas na área de educação, especificamente na educação profissional. Esse objetivo foi guiado pela seguinte questão: as narrativas formativas são aplicadas como método para coleta de dados e analisadas como fenômeno de pesquisa na formação docente na educação profissional? Adota-se uma abordagem quantitativa e os resultados indicam que as narrativas formativas são utilizadas em estudos acadêmicos, concentrados, na área de educação, destacando-se na educação superior, porém ainda são pouco exploradas na educação profissional.

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Biografia do Autor

Bruna Duarte Ferreira Frohmut, Centro Paula Souza

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS/SP); Professora do ensino técnico do eixo de controle e processos industriais no Centro Paula Souza; São Paulo – SP

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Paula Souza

Doutor em Educação (Mackenzie/SP); Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS/SP); São Paulo – SP

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Duarte Ferreira Frohmut, B., & Avella Ramirez, R. (2020). Narrativas formativas: método e fenômeno de pesquisa a ser aplicado na formação docente. Devir Educação, 4(2), 14–33. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.316

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