Professor, ensino e avaliação: uma perspectiva à luz do racionalismo bachelardiano

Autores

  • Ana Cléa Gomes de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Marcos Antonio Martins Lima Universidade Federal do Ceará-UFC https://orcid.org/0000-0001-5541-6220

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.275

Palavras-chave:

Racionalismo bachelardiano, Competências profissionais docentes, Avaliação de professores

Resumo

Parte-se da compreensão de que o racionalismo aplicado de Gaston Bachelard (1884-1962) contém aspectos que podem contribuir com a prática pedagógica dos professores e retroalimentar o ensino e a avaliação, uma vez que a intencionalidade do racionalismo bachelardiano encontra-se assente na possibilidade de retificar o conhecimento, em um movimento dialético. Portanto, este artigo, de viés bibliográfico, tem por objetivo apresentar, de um modo geral, elementos existentes na epistemologia de Bachelard que dialogam com o trabalho pedagógico do professor e, por conseguinte, com a avaliação institucional. Recorreu-se a quatro obras do autor escritas entre 1934 e 1949. Conclui-se apontando contributos bachelardianos ao ensino que serão basilares para o desenvolvimento da pesquisa de doutoramento iniciada em 2018.

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Biografia do Autor

Ana Cléa Gomes de Sousa , Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Ceará. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Sobral, Ceará, e-mail: anasousa@ifce.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1535-1351

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará-UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós Doutor em Gestão pela UFRN. Professor Associado na Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, e-mail: marcoslimaiag@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5541-6220

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Gomes de Sousa, A. C., & Lima, M. A. M. . (2020). Professor, ensino e avaliação: uma perspectiva à luz do racionalismo bachelardiano. Devir Educação, 4(2), 272–290. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.275

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo