A invasão do smartphone na sala de aula – sobre a autoridade do professor, violência, o privado e o público no ensino.

Autores

  • Andreas Gruschka J.W.Goethe Universität
  • Antonio Alvaro Soares Zuin UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.174

Palavras-chave:

Autoridade, YouTube, Teoria Crítica, Smartphone

Resumo

 

Resumo: Na sociedade atual, recrudescem, cada vez mais, as postagens de videos de alunos contra professores postados no YouTube. Gravados secretamente, tais videos registram imagens de professores em situações humilhantes e vexatórias, muitas das quais associadas à recusa do professor e da professora de permitir a presença de smartphones nas salas de aula. Diante desse contexto, têm-se, como objetivo nesse artigo, refletir sobre o declínio da autoridade do professor diante do uso massivo de smartphones por parte dos alunos. Sendo assim, foram analisados dois vídeos de grande repercussão mundial, cujas imagens foram registradas em escolas do Brasil e Portugal. Após a análise da relação entre as imagens e falas dos professores e alunos, conclui-se que, no primeiro vídeo, o professor assume o papel de herói de uma batalha que, para muitos estudantes, já estava perdida: ele age como uma espécie de exterminador que vence a disputa com o celular por meio de uma reação absolutamente enérgica. Já no segundo video, há uma espécie de falência da educação. Concomitantemente à recusa da devolução do smartphone ocorre a violação do tabu em relação à docente, uma vez que a destruição de sua autoridade se faz presente diante das agressões físicas e psicológicas que lhe são imputadas pela aluna.

 

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Biografia do Autor

Andreas Gruschka , J.W.Goethe Universität

Doutor e livre-docente (habilitiert) pela Wilhelms-Universität, Westfalia, e professor titular do Instituto de Educação da Universidade Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt, Alemanha. J. W. Goethe Universität - Frankfurt
am Main.

Antonio Alvaro Soares Zuin , UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar )-Campus São Carlos/SP.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Andreas Gruschka, & Soares Zuin, A. A. (2020). A invasão do smartphone na sala de aula – sobre a autoridade do professor, violência, o privado e o público no ensino. Devir Educação, 4(1), 199–221. https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.174

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo